Autor Tópico: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!  (Lida 10178 vezes)

Offline ubunto_ba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Online: 11 de Setembro de 2008, 00:50 »
Pessoal,
primeiramente quero dizer que sou novato no sistema.
Para se ter uma idéia de como estou perdido, não sei nem a versão do Ubuntu que tenho instalda na máquina, nem sei como faço para descobrir.

O problema que me ocorreu foi o seguinte:

Tentei utilizar o k3b para fazer back up em um DVD de uns arquivos do HD, porém, tenho encontrado problemas.

Escolhendo a opção "Novo projeto de DVD de Dados", depois, selecionando os arquivos desejados, ao clicar em "queimar" ele simplesmente não consegue gravar...
Inicia o processo, mas pouco depois exibe as mensagens de erro:
OPC falhou. Por favor, Tente a velocidade de gravação 1x.
Erro fatal ao inicializar: erro de entrada/saída

as opções de velocidade são: automático, ignorar, 4x, 6x e 8x. Já tentei trocar as velocidades e nada.

Quando eu clico em mídias de armazenamento, para visualizar o que há no DVD, ele exibe as mensagens abaixo:

Não foi possível iniciar o processo. nao foi possível criar o io-slave
klauncher disse: protocolo desconhecido



Tentei, como alternativa, baixar o brasero e o nero para suprir o problema, porém não consigo instalar esses software.
Sou leigo. Não sei instalar por linha de comando.

Quem puder ajudar, desde já agradeço.

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2008, 01:06 »
para saber a versão de uma olhada sobre o ubuntu

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2008, 10:59 »
Pessoal,
primeiramente quero dizer que sou novato no sistema.
Para se ter uma idéia de como estou perdido, não sei nem a versão do Ubuntu que tenho instalda na máquina, nem sei como faço para descobrir.

Menu Sistema > Sobre o Ubuntu

Para instalar programas vá no menu Aplicações > Adicionar/Remover
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2008, 11:10 »
Veja se o Brasero está em Aplicações>Som e Vídeo>Gravador de discos Brasero
Usuário Linux- 449417

Offline ubunto_ba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2008, 11:20 »
Pessoal,
primeiramente quero dizer que sou novato no sistema.
Para se ter uma idéia de como estou perdido, não sei nem a versão do Ubuntu que tenho instalda na máquina, nem sei como faço para descobrir.

Menu Sistema > Sobre o Ubuntu

Para instalar programas vá no menu Aplicações > Adicionar/Remover

Amigo,

No meu Menu > Sistema não tem "sobre o ubuntu". Tem uma infinidade de softwares, como Centro de informações do KDE, Compiz Fusion Icon, Desktop effects e por aí vai, mas não vejo nada "sobre o ubuntu"


Ao abrir o adicionar/remover programa, não consigo visualizar nenhuma opção de instalação de novo software.
Como eu faço para apontar para o nero (versão de testes) que beixei e deixei na área de trabalho??

Offline ubunto_ba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2008, 11:23 »
Veja se o Brasero está em Aplicações>Som e Vídeo>Gravador de discos Brasero

Amigo,
Acho que minha versão deve ser diferente. Pois não há "Aplicações". No meu, há "multimídia". Dentro dele, há alguns programas, como k3b, Amarok, Audacity e por aí vai.

teria como mostrar um pequeno passo a passo como instalar o brasero.
Como disse, baixei dois pacotes de instalação, mas não consigo instalar.

Offline ubunto_ba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2008, 11:25 »
Bom, terei que sair agora.
à noite acesso pra ver se há alguma novidade.
Agradeço as postagens acima!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2008, 14:28 »
Pelo visto, você tem é o  Kubuntu, mas tem o K3B um excelente software, não precisa de Brasero.Veja como usar o K3B e boa sorte.
Usuário Linux- 449417

Offline ubunto_ba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2008, 20:52 »
Pelo visto, você tem é o  Kubuntu, mas tem o K3B um excelente software, não precisa de Brasero.Veja como usar o K3B e boa sorte.

Bom, não sei ao certo qual o SO que tenho (por incrível que pareça).
o K3B não consegue gravar DVD. Consegui gravar CD normalmente. Mas DVD, apresenta os problemas acima descritos.

Offline ubunto_ba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2008, 23:00 »
Bem, estou achando que o problema deva ser a qualidade da mídia.
Sobretudo pela característica do erro (entrada/saída).
Comprei uma bem barata que achei. Foi a Nipponic, mas acho que é falsa. Custou-me R$ 1,50 cada.

Alguém recomenda uma mídia que não apresente erro de jeito nenhum?

Offline eliubuntubr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2008, 00:54 »
sim te recomendo baixar no site do ubuntu se tiver uma internet veloz mas se não tiver sem poblema pede um cd totalmente gratuito da canonical esse e gratis pede la em https://shipit.ubuntu.com esse e o do ubuntu 8.4 versão recente deve demorar 1 mes para chegar ou mais e porque vem do reino unido

peça um so e mais facil de mandar eu pedi 3 e mandaram agora to esperando 2 do edubuntu e 1 do kubunto (o kubuntu e o que você tem)

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2008, 01:42 »
...não sei nem a versão do Ubuntu que tenho instalada na máquina, nem sei como faço para descobrir.

- Segure Alt, aperte F2
- Digite: gnome-system-monitor
- Aperte Enter
- Clique na aba Sistema

[]'s
Amicus Plato, sed magis amica veritas

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #12 Online: 12 de Setembro de 2008, 17:30 »
Alguém recomenda uma mídia que não apresente erro de jeito nenhum?

A Nipponic (Original claro) é uma das melhores mídias que já utilizei. Mas a que uso já faz muito tempo agora é a smartbuy (Original obviamente). Nunca me deu muitas dores de cabeça, rara as vezes que perdi CDs ou DVDs, e algumas vezes por erro meu. Recomendo. Já a Nipponic nunca me deu nenhum problema.

E essas mídias não são caras (CDs ou DVDs), mesmo sendo originais, algo em torno de R$ 1,00 à R$ 1,50. .

Recomendo quando baixar uma imagem ISO do Ubuntu para gravar em uma mídia, verifique a MD5SUM desta imagem, um protocolo que verifica a integridade dos dados da imagem ISO, se baixou tudo certinho, sem erros, para poder gravar tendo certeza que irá funcionar, claro, se aliar isto à menor velocidade de gravação possível, que é sempre recomendado.

Se não souber como verificar o MD5SUM, procure aqui no fórum mais informações sobre isso, inclusive conheço um aplicativo gráfico que faz isso de forma simples e intuitiva chamado GtkHash.

Outra coisa, você não precisa baixar aplicativos externos para depois instala-los (Você pode, mas no Linux é diferente), usamos repositórios e Gerenciadores de Pacotes, que facilitam a vida e muito. Caso utilize Ambiente Gráfico KDE procure por um aplicativo chamado Adept. Caso utilize Ambiente Gráfico GNOME procure por um aplicativo chamado Synaptic. São gerenciadores de Pacotes (Aplicativos/Programas). Só entrar, procurar, marcar qual você quer instalar e instalar :)

Boa sorte.


Um abraço e até mais.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2008, 17:35 por kernel_script »

Offline ubunto_ba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2008, 13:10 »
Alguém recomenda uma mídia que não apresente erro de jeito nenhum?

A Nipponic (Original claro) é uma das melhores mídias que já utilizei. Mas a que uso já faz muito tempo agora é a smartbuy (Original obviamente). Nunca me deu muitas dores de cabeça, rara as vezes que perdi CDs ou DVDs, e algumas vezes por erro meu. Recomendo. Já a Nipponic nunca me deu nenhum problema.

E essas mídias não são caras (CDs ou DVDs), mesmo sendo originais, algo em torno de R$ 1,00 à R$ 1,50. .

Recomendo quando baixar uma imagem ISO do Ubuntu para gravar em uma mídia, verifique a MD5SUM desta imagem, um protocolo que verifica a integridade dos dados da imagem ISO, se baixou tudo certinho, sem erros, para poder gravar tendo certeza que irá funcionar, claro, se aliar isto à menor velocidade de gravação possível, que é sempre recomendado.

Se não souber como verificar o MD5SUM, procure aqui no fórum mais informações sobre isso, inclusive conheço um aplicativo gráfico que faz isso de forma simples e intuitiva chamado GtkHash.

Outra coisa, você não precisa baixar aplicativos externos para depois instala-los (Você pode, mas no Linux é diferente), usamos repositórios e Gerenciadores de Pacotes, que facilitam a vida e muito. Caso utilize Ambiente Gráfico KDE procure por um aplicativo chamado Adept. Caso utilize Ambiente Gráfico GNOME procure por um aplicativo chamado Synaptic. São gerenciadores de Pacotes (Aplicativos/Programas). Só entrar, procurar, marcar qual você quer instalar e instalar :)

Boa sorte.


Um abraço e até mais.

Valeu, Kernel!

Comprei essas mídias Nipponic numa papelaria aqui perto de casa. Cada uma custou 1,40 ou 1,50 (não lembro bem). Achei muito barato, mas não desconfiei. Não sei se o problema de não conseguir gravar é por causa da mídia ou não. Por isso que pedi sugestão de uma que, com certeza, não me dê problema, para que eu teste e descarte outro problema.

Porém acho o desempenho do meu sistema meio esquisito nesse aspecto DVD. Veja só:

Com o PC ligado, já funcionando, se eu colocar um DVD para ser executado ele não roda. Exibe uma mensagem de ausência de um codec e tal. Fornece um link para instalação, porém o link aponta para uma página desativada.
A mensagem da janela:"LibDVDCSS (http://www.videolan.org/developers/libdvdcss.html) is about to be installed, it allows you to watch encrypted DVD videos.  This is illegal in some countries which require decryption to be authorised by the copyright holder. Do you want to install this package?"
Agora o engraçado é: quando eu deixo o DVD dentro do drive e reinicio o máquina, ele lê normalmente. Descobri isso sem querer. Esqueci o dvd dentro, quando liguei no outro dia funcionou. Vai entender!!
Quanto à gravação de imagem ISO e tal, ainda estou meio "verde"... Eu queria gravar alguns vídeos mpg e avi e etc, entre outros tipos de arquivo. Seria um back-up de algumas coisas.
Vou procurar comprar uma mídia mais cara e testar.
Vou ver se acho o esse codec também para não ter que sempre reiniciar o pc quando quiser usar o drive de DVD.

Mais uma vez, obrigado, pela resposta.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Dúvidas e problemas de um novato - Ajude!!
« Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2008, 19:20 »
De nada ubunto_ba :)
Lembre-se: Mídias caras não querem dizer qualidade, já comprei mídias de R$ 4,00 que eram um lixo. Nipponic e smartbuy são de excelente qualidade.

Sobre a leitura do seu DVD, você usa que versão do Ubuntu? Se utiliza o 8.04, é só seguir o tutorial Multmedia daqui no fórum que tudo funcionará perfeitamente, pelo menos pra mim tudo funciona.

Se utilizar alguma versão do Ubuntu anterior ao 8.04,vai ter que adicionar repositórios externos para baixar esse Codec. Use por sua conta e risco, pois repositórios externos não são suportados pelo Ubuntu.

Talvez, seja o seu K3b ou Brasero. Ou talvez tenha alguma má conexão no seu Drive físico de DVD, no Windows ele funciona normalmente? (Se você utilza Windows em Dual-Boot claro). Também pode ser excesso de calor no Drive.
Aqui costuma dar uns "piripaques" quando esquenta demasiadamente. Tem hora que reconhece, tem hora que não.


Um abraço, boa sorte e até mais.