Tudo ótimo amigo!
O sistema de arquivos a que me referi era o
NFS e não o
NTFS. O primeiro, meu caso, é o padrão Network FileSystem, utilizado em montagem remota de arquivos em rede exclusivamente Linux, já o segundo é o NT FileSystem (NT é tecnologia proprietária se não me engano da Microsoft)... Mas isso não vem ao caso, foi somente uma pequena confusão!
Quanto a log de sistema, não identifiquei nenhum log nem no servidor, nem na máquina cliente.
Fiquei com um dmesg e um /var/log/messages praticamente "online" pra tentar observar alguma mensagem, e nada...
A única mensagem que responde é a que relatei e faz referência a X-ERROR (um possível erro de servidor X).
Quanto ao arquivo temporário ele abre sim (tem fundamento essa sua suspeita!!)...
Ele não abre na unidade remota... abre lá no servidor, lá dentro da pasta do usuário em ~/.brofficexxxx (lembrando: a pasta do usuário [homedir] fica lá no servidor!) Sempre que um usuário se autentica em alguma máquina ele "carrega" suas alterações feitas em outra...
Parece ser mesmo no momento de abrir (ou criar) um arquivo. O padrão do BrOffice é abrir esse temporário em ~/.broffice (se não me engano).. Tanto que um dos primeiros comandos em seu script de inicialização (soffice) é o pwd que identifica o homedir do usuário.
porém tu disse qe se não autenticar o BROffice sobe....
Não é bem assim...
Se eu utilizar o sistema local para autenticar, o BrOffice sobe.
As configurações do Ldap indicam ao sistema primeiro procurar o usuário no servidor LDAP, se não for encontrado, que ele autentique um usuário exixtente na máquina...
Digamos: os usuários da rede só autenticam no LDAP. No caso dessa minha rede, só tem um usuário nas máquinas que é o administrador. Para testar, foi criado um usuário "mortal"... quando esse usuário que só existe na máquina local autentica, o BrOffice sobe normalmente...
Minha dúvida é se o servidor X precisa de uma autenticação ou pode ser esse lance de o BrOffice procurar (ou criar) um arquivo temporário REMOTAMENTE...
Quando me referi a linha de comando foi somente para identificar alguma mensagem de erro no prompt, mesmo assim, era um usuário remoto, autenticado no servidor LDAP rodando em uma máquina cliente...
Vou verificar os outros logs aos quais voce se referiu!
Continua a solicitação:
Se tem alguem com uma rede parecida LDAP, homedir "virtualizado" em um servidor distante cujos arquivos do BrOffice estejam abrindo corretamente, entre em contato!
Obrigado a todos!