atualização gerou duas versões na inicialização

Iniciado por outro mundo, 08 de Setembro de 2008, 10:51

tópico anterior - próximo tópico

outro mundo

Olá
sou iniciante

recentemente fiz a atualização do ubuntu, 212 arquivos
depois quando ligo o computador
aparece

"Ubuntu, Kernel 2.6.20-17-Generic
Ubuntu, Kernel 2.6.20-17-Generic (recovery mode)
Ubuntu, Kernel 2.6.20-15-Generic
Ubuntu, Kernel 2.6.20-15-Generic (recovery mode)
ubuntu, Kernel mentest 86+
Otrher operating systems:
Microsoft Windows XP Profissional"

anteriormente somete aparecia o ubuntu....15.

e tem outra coisa que talvez esteja envolvida

quando opto pelo windows XP
informa que
o arquivo boot.ini é inválido
e inicia diretamente em C:\windows

e aí toda vez abre a tela do utilitário de configuração do sistema (msconfig)
como se houvesse alterações, e as vezes surgem sem que eu as tenha feito (mesmo só fechando a tela do msconfig),
iniciando o quicktime, ou um segundo qttask, além de ter aparecido recentemente também ctfmon, dumprep 0 -K.

Procurei pelo arquivo boot.ini e ele não foi encontrado (apenas boot.ini.backup localizado em C:\Windows\pss)
também não encontrei Bootsect.dos (que cf. Julio http://www.juliobattisti.com.br/artigos/windows/boot.asp, faz parte do processo de inicialização).

O que está acontecendo alguém poderia me ajudar?

os problemas estão relacionados?
será que tem a ver com a inicialização ou com a atualização do ubuntu?

marcosalvesps

Quanto ao grub, referente as duas versões, é normal! A versão a versão antiga do kernel continua visível no grub e acessível após a atualização, creio que seja para algum caso de o novo kernel dar algum problema, vc poder escolher iniciar pelo antigo.

Agora, quanto ao problema com o Windows, deve ter corrompido algum arquivo essencial para a inicialização dele, mais não creio que isto esteja relacionado com a atualização do Ubuntu, isto não tem nenhuma ligação.

Os arquivos baixados na atualização são colocados na pasta var/cache (acho que é isso) para instalação posterior, dentro da partição do Ubuntu, não interfere em nada na partição Windows.

Acho que foi azar mesmo!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

fralverne

Citação de: marcosalvesps online 08 de Setembro de 2008, 11:03
Quanto ao grub, referente as duas versões, é normal! A versão a versão antiga do kernel continua visível no grub e acessível após a atualização, creio que seja para algum caso de o novo kernel dar algum problema, vc poder escolher iniciar pelo antigo.

Agora, quanto ao problema com o Windows, deve ter corrompido algum arquivo essencial para a inicialização dele, mais não creio que isto esteja relacionado com a atualização do Ubuntu, isto não tem nenhuma ligação.

Os arquivos baixados na atualização são colocados na pasta var/cache (acho que é isso) para instalação posterior, dentro da partição do Ubuntu, não interfere em nada na partição Windows.

Acho que foi azar mesmo!

Apesar de ser novato em linux, mas entendo um pouco de configuração, também tive o mesmo problema. Daí editei o seguinte arquivo comentando as linhas que queria neste caso uma das versões:
#  /boot/grub/menu.lst

Bem no meu caso deu certo, espero ter ajudado.