Fórum repleto de tópicos inutéis

Iniciado por Joseph, 07 de Setembro de 2008, 12:03

tópico anterior - próximo tópico

Joseph

a intençao é melhorar e aperfeiçoar o forum, basta vc clicar na pesquisa e procurar "instalar temas", coisa simples, muitos ja sabem a que se destina, mas se alguem nao souber, vao ver a quantidade enorme de topicos sobre o mesmo tema, sem falar que uma semana dessas, clicando em "mostrar topicos nao lidos desde a ultima visita", eu me deparei um unico usuario postando em varias seçoes a mesma questao, e nao era coisa útil nao, fica aí a indagaçao.

velox256

Eu já tinha até dado como sugestão os desenvolvedores do site a dar um certo poder aos usuários de apagar um tópico que tenham criado e ficado sem resposta, coisa muito mais comum aqui do que os "tópicos inúteis", mas me disseram que isso já tinha sido tentado antes e deu o maior rolo. As seções Depoimentos e Café Com Ubuntu, por exemplo, como bem o título destaca, são seções especiais onde pode se esperar de tudo, de gente metendo o pau ou elogiando o sistema, de nego criticando esse ou aquele usuário ou o modo de como os mesmos escrevem ou como o fórum é administrado e por aí vai. Independente da índole dos usuários que postam suas idéias, dúvidas, sugestões, dicas e experiências, a função do fórum é exatamente essa, a de discutir sobre isso ou aquilo e quem dá a dimensão do desenrolar de um tópico somos nós mesmos. Só pq não se concorda com determinada idéia ou esta não nos é diretamente útil não deve ser encarada como fútil.

Já falaram aqui, por exemplo, que o mecanismo de busca do site não é "uma Brastemp" (para aqueles mais velhos), mas isso não invalida a extrema utilidade desse fórum que já tirou muita gente do aperto (eu incluso). As msgs ditas "curiosas", como essas execráveis (hehehehe):

Citar"tirou o ubuntu porque estava com saudades dos erros do windows", "manias antigas de usuario do windows", "pra que voce usa o ubuntu"

são para descontrair, por isso o tópico, Café Com Ubuntu. Se valem alguma coisa aí é questão de quem lê; além disso, só lê quem quer, em qq fórum que se preze tem que ter um pouco de "papagaiada", lógico que sem exageros...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

marcosalvesps

Citação de: PRSC online 08 de Setembro de 2008, 02:50
CitarCafé com Ubuntu
O local para descontração. Poste aqui sobre outros assuntos relacionados ao Ubuntu e software livre. Fotos de eventos, integração social.

Ai pegou meio forçado.
Os exemplos dados como tópico inutil, não tem nada a ver de inutil.
É pra falar qualquer assunto, discutir, interagir.

Por outro lado, realmente existe as exceções, duplicações e tal.

Acho que vc focou um pouco errado o problema, criticando tópicos de diversão, que eu mesmo respondi, pra descontrair.

Mas espero que até esse tópico seja para melhor algo, aperfeiçoar.

Abraço.

Assino embaixo!
Pra que serve então a seção "Café com Ubuntu" certo? Os tópicos citados são curiosidades, opiniões, pesquisas de comportamento, etc... Não São inúteis, só não são técnicos!

Agora, quanto aos tópicos duplicados, concordo. Deveria haver uma campanha com mais ênfase para educar os iniciantes à pesquisar no fórum antes de postar uma dúvida. O problema é que algumas vezes alguns iniciantes não entendem e se ofendem!

Já vi tópicos repetidos onde o moderador ou algum usuário mais experiente sugere ao novo participante que dê uma pesquisada antes e o usuário responde algo como "Se não que ajudar não atrapalha" ou algo do tipo. Aí já é uma questão de educação!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

maudy

Sabem o que eu acho mais incrível nesse papo?

É ter gente preocupado com "o espaço em disco do servidor do fórum"! Deixem os posts aí! Não gostou do assunto, não leia.
É tão mais simples que não entendo porque simplesmente ignorar um thread e tocar a vida, na boa?

Eu leio somente o que me interessa e respondo da mesma forma. Não é um modelo de usuário, mas é o que me dá menos trabalho.

Ficar preocupado com posts "inúteis" é coisa de quem tem saudades dos bugs do Windows! hehehe
To brincando!!!!!

Abs!

adcoutinho

Concordo plenamente com todas as palavras de quem repudiou acima.

Deixei um tópico sobre um problema que estou tendo aqui no meu notebook sobre gerenciamento da energia do hd e até hoje ninguem respondeu, visto que já fazem tres dias isso. Estava usando o big linux e deixei um tópico e num dei uma hora a contar o momento que eu deuxei o tópico e uma pessoa me respondeu e resolvi meu problema.

Ae pessoal, vamos nos concentrar em responder perguntas pertinentes a resolver problemas e a lançamentos de novas tecnologias, se sente saudades do windows então está no lugar errado, porque aqui só tem usuários que se desescravizaram do windows .

PS: o Ubuntu é extraordinário.

sylvester

Citação de: adcoutinho online 21 de Setembro de 2008, 15:44
Concordo plenamente com todas as palavras de quem repudiou acima.

Deixei um tópico sobre um problema que estou tendo aqui no meu notebook sobre gerenciamento da energia do hd e até hoje ninguem respondeu, visto que já fazem tres dias isso. Estava usando o big linux e deixei um tópico e num dei uma hora a contar o momento que eu deuxei o tópico e uma pessoa me respondeu e resolvi meu problema.

Ae pessoal, vamos nos concentrar em responder perguntas pertinentes a resolver problemas e a lançamentos de novas tecnologias, se sente saudades do windows então está no lugar errado, porque aqui só tem usuários que se desescravizaram do windows .

PS: o Ubuntu é extraordinário.
3 dias?  ??? O unico tópico que encontro da tua autoria foi colocado hoje:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,40497.msg240364.html#msg240364

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

felipeborges

Citação de: adcoutinho online 21 de Setembro de 2008, 15:44
Ae pessoal, vamos nos concentrar em responder perguntas pertinentes a resolver problemas e a lançamentos de novas tecnologias...

Ninguém aqui tem o dever de responder as dúvidas, quem ajuda, colabora por conta própria (a Canonical não banca ninguém aqui), se não tinha ninguem ON-LINE para colaborar com você, deve ser por que não sabia, por que não estava ON, estava sem tempo, sempre tem alguem disposto a ajudar, mais não tem aqui no fórum uma lei "Se demorarmos mais de 2 horas na resposta a pizza saí de graça!".

;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

eliubuntubr

acho que o felipeborges foi meio duro mas ele ta certo

o seguinte se quer suporte imediato compre o suporte da canonical você terá suporte 24 horas por dia 7 dias por semana

e caro mas e o dia e noite domingo não para

o preço deve ser em reais ums 600 reais por ano

velox256

Isso pra não dizer que tem o Procura do site, mas tem uns que não se dão ao trabalho de usá-lo e depois ficam reclamando, eu mesmo era assim, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Nossile

Realmente, a quantidade de dúvidas repetidas aumentou demais. Eu gostava muito de compartilhar o pouco que sei aqui no fórum, mas chegou ao ponto que todas as minhas postagens eram variações de "bla bla bla use a busca do fórum bla bla bla" de tanta dúvida repostada que tinha. Acabei me afastando do fórum.

A ferramenta de busca do fórum está aí e funciona sim, falta é vontade dos membros usarem.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Joseph

Citação de: Nossile online 22 de Setembro de 2008, 01:43
Realmente, a quantidade de dúvidas repetidas aumentou demais. Eu gostava muito de compartilhar o pouco que sei aqui no fórum, mas chegou ao ponto que todas as minhas postagens eram variações de "bla bla bla use a busca do fórum bla bla bla" de tanta dúvida repostada que tinha. Acabei me afastando do fórum.

A ferramenta de busca do fórum está aí e funciona sim, falta é vontade dos membros usarem.

concordo plenamente.

Glauco Hass

Citação de: yzarc online 07 de Setembro de 2008, 15:54
1. a busca deste forum nao é tao boa, nunca traz o q agente quer alem de ser muito lenta.

2. se uma pessoa pergunda uma coisa aqui é pq nao sabe como perguntar pros buscadores (ex. google ), faltam os gatilhos de pesquisa.

3. se o forum tem as áreas como cafe com ubuntu, screenshots, depoimentos, etc é claro q é para as pessoas papearem. se vc nao gosta nao os leia.

4. se o forum so tem coisa "util", so vai ser utilizado por quem precisa de ajuda, desequilibrando os percentual dos q querem ajuda e os q podem ajudar. suponha q eu seja um expert em linux (nao é o caso) eu to com meu sistema funcionando 100% pra q q eu vou visitar um forum? pra jogar conversa fora, e enquanto isso ajudo pessoas menos experientes.
Acho que este post trata muito bem da questão.
Além da busca do fórum não ser a melhor possível, o problema maior ainda é que as pessoas em sua maioria não sabem pesquisar. Arrisco dizer que em 90% das vezes que ajudei aqui no fórum a única coisa que fiz foi procurar no Google.
E as terceira e quarta questões acho que são de suma importância, pois se você quer um fórum realmente como uma comunidade, é preciso ter espaços mais liberais, com tópicos inúteis, interessantes, curiosos, divertidos, enfim, tudo o que chama a atenção.
Outra questão levantada aqui foi a quantidade de tópicos com perguntas sobre temas parecidos. Partindo do princípio que as pessoas realmente não façam pesquisas corretamente, ou simplesmente não as façam, é impossível que isso se resolva. Se fizer uma campanha de conscientização, eu, vocês que estão aqui no tópico discutindo e mais alguns usuários com algum tempo de fórum certamente se engajarão na questão. Mas e o usuário que está entrando agora no fórum? Ele não tem idéia da campanha que está sendo feita. Talvez nem a entenda, afinal ele só quer fazer uma pergunta para pessoas que ele imagina que sejam os experts no assunto. Às vezes uma recepção dessas acaba sendo rude e voilá, nasceu mais um "troll" anti-linux.

Chucknoris

Cada vez que alguém fosse criar um tópico deveria ser feito automaticamente uma pergunta tipo: Você já procurou no fórum sobre este assunto e não achou a resposta? você tem certeza que não esta duplicando um tópico?

Sou usuário a três anos pelo menos e tenho 92 mensagens, não é por que não participo, mas sim por que pesquiso muito e só crio tópicos ou faço perguntas ou respondo alguma coisa quando acho necessário... e olha que gosto muito da cessão Café com Ubuntu, me divirto aqui todos os dias...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

twelvetribes

Concordo com a racionalização das perguntas. Se os iniciantes contribuirem com a economia e otimização os mais antigos ficarão livres para descobrir novas coisas. Um pouco da graça que eu tenho no linux é encontrar o que é útil a mim. Parece, no entanto, que eles [os antigos] têm um problema com alguém chamado Morimoto.

eliubuntubr

eu to fazendo o melhor possivel

so tenho 13 anos não escrevo como adultos

quanto ao resto e vou melhorar