Autor Tópico: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc  (Lida 88167 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #30 Online: 19 de Setembro de 2008, 15:50 »
Erro meu Tota! :P Não entendi que a intenção era instalar num sd card.
Eu estou com o xubuntu no eeePC mas ando aqui a pensar em voltar para o debian.

Eu pessoalmente estou muito contente com meu Ubuntinho e gnome com o tema netbook remix. ( customizado para azul petróleo e fundo preto pois meu eee é preto ???)

O debian eu acredito que vai ficar mais "pesadão" até voce limpar tudo dele,  e configurar a camera vai ser meio osso sem compilar o kernel. ( é o que dizem na net, já o mandriva instala melhor, só que eu fui e voltei. Não vi vantagem no mandriva ... e não gosto de RPM's, tou velho para mudar do .deb que é mais a minha praia...)

[],s


Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #31 Online: 19 de Setembro de 2008, 17:34 »
Eu não gostei muito do notebook remix - gostos são gostos, né? ;D
Quanto ao Debian a instalação fica muito mais enxuta porque eu faço uma netinstall.
Quanto tive o Debian aqui instalado ainda tinha apenas os 512 ram de origem e notei uma diferença astronomca no rendimento.
Agora tenho 2 gb de ram e o xubuntu roda bem rápido e ocupa pouco espaço de disco (1500 MB) mas estou aqui a pensar no debian com net install ou até mesmo o sidux (deban sid +kde)
EDIT: quanto ao Debian não é necessário compliar o kernel, pelo contrário há um instalador próprio para o eeePC que até te instala automaticamente os drivers wifi, configura as teclas fn, etc
« Última modificação: 19 de Setembro de 2008, 17:39 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #32 Online: 19 de Setembro de 2008, 18:16 »
Citar
EDIT: quanto ao Debian não é necessário compliar o kernel, pelo contrário há um instalador próprio para o eeePC que até te instala automaticamente os drivers wifi, configura as teclas fn, etc

Opa, esta eu não conhecia. Valeu, mais uma dica aqui pro tutorial.

quanto ao netbook remix, eu uso o eee basicamente como diversão ( Net ) e para dar aulas via projetor multimidia, logo a interface foi perfeita para as minhas necessidades, principalmente o "favoritos" que põem tudo à mão para mim.

[],s

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #33 Online: 19 de Setembro de 2008, 18:17 »
No meu PC de casa uso o Sidux. Até pensei em instalar ele, mas todo o dia tem atualizações e acho q seria bem ruim fica atualizando sempre o Eepc. Instalei o EeePCLinuxOS como já disse e é muito bom. Quando chegar em casa eu instalo em ext2. Silvester como é o Xubuntu em relação a performance. Quando instalei o Ubuntu notei que as vezes ele engasga um pouco sem falar nos pequenos e chatos bugs que vi. Estava pensando em instalar o Linux TinyMe, que é uma versão do PCLinuxOS, mas customizada para PCs fracos. Queria instalar também o Mandriva para testar, mas dá erro na hora do boot (eero de montar usb). No mais estou curtindo o Eepc.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #34 Online: 20 de Setembro de 2008, 02:21 »
Citar
EDIT: quanto ao Debian não é necessário compliar o kernel, pelo contrário há um instalador próprio para o eeePC que até te instala automaticamente os drivers wifi, configura as teclas fn, etc

Opa, esta eu não conhecia. Valeu, mais uma dica aqui pro tutorial.

quanto ao netbook remix, eu uso o eee basicamente como diversão ( Net ) e para dar aulas via projetor multimidia, logo a interface foi perfeita para as minhas necessidades, principalmente o "favoritos" que põem tudo à mão para mim.

[],s
Sim o Debian tem um instalador e um repositório próprio para o eeePC. Quem souber fazer uma net install fica com um sistema muito enxuto e muito rápido. Dá um pouco de trabalho é certo, mas como o lenny vai entrar para stable é capaz de valer a pena.
http://wiki.debian.org/DebianEeePC


« Última modificação: 20 de Setembro de 2008, 05:23 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #35 Online: 20 de Setembro de 2008, 02:27 »
No meu PC de casa uso o Sidux. Até pensei em instalar ele, mas todo o dia tem atualizações e acho q seria bem ruim fica atualizando sempre o Eepc. Instalei o EeePCLinuxOS como já disse e é muito bom. Quando chegar em casa eu instalo em ext2. Silvester como é o Xubuntu em relação a performance. Quando instalei o Ubuntu notei que as vezes ele engasga um pouco sem falar nos pequenos e chatos bugs que vi. Estava pensando em instalar o Linux TinyMe, que é uma versão do PCLinuxOS, mas customizada para PCs fracos. Queria instalar também o Mandriva para testar, mas dá erro na hora do boot (eero de montar usb). No mais estou curtindo o Eepc.
O sidux no eeePC? ehe ehe isso voa! Eu também pensei nisso. O problema é que ficas sem bateria num instante :D
Eu gosto muito do sidux mas é como disseste, para estar sempre a lidar com actualizações no eeePc é chato. Nesse caso é melhor o Debian lenny que em breve será stable.
Quanto ao Xubuntu, as vantagens em relação ao Ubuntu é a instalação mais enxuta (logo tens mais espaço no ssd) e o gerenciador de janelas é bem mais leve e rápido que o Ubuntu.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2008, 05:22 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #36 Online: 20 de Setembro de 2008, 07:30 »
Tentei ontem instalar o EeePCLinuxOs em ext2, mas não dá certo. Parece que o instalador foi feito para Fat32 e ainda está sendo aperfeiçoado paraExt2 e Ext3. Você aca isso um problema? Gostei muito da distro.

Instalei o Ubuntu eee 8.04.1. Fiaz as suas recomendações Tota, mas o SD ainda não é reconhecido. Fiz todo o passo-a-passo que vc ensinou, só não formatei o Sd em ft32 pq ele já está, mas nem monta e nem aparece nas opções. O que faço? Como faço para melhorar o tempo de boot e o sistema em si, posso habilitar todos os repositórios para ele, como acho outros temas e como melhoro o sistema?
« Última modificação: 20 de Setembro de 2008, 09:24 por Servo »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #37 Online: 20 de Setembro de 2008, 12:06 »
Tentei ontem instalar o EeePCLinuxOs em ext2, mas não dá certo. Parece que o instalador foi feito para Fat32 e ainda está sendo aperfeiçoado paraExt2 e Ext3. Você aca isso um problema? Gostei muito da distro.

Como toda nova tecnologia, o caso dos ssd é meio polêmico. pesquisei pacas na NET ( principalmente para encontrar um fabricante na China de ssd para eu comprar um maior que 4 Gigas, mas o preço.... )

A maioria afirma que Ext2 é a indicada, outros ( os norte americanos ) dizem que com o tempo estes ssd vão ficar tão barartos que não vale a pena se preocupar com vida util, ciclos de escrita/gravação logo Fat é uma opção.

Posto isto, cairíamos na mesma polêmica do dito "bug " do kernel do Linux em "destruir" hd's ( varios topicos aqui do Forum )

Mas... eeePc por setecentos paus em 10X sem juros ( Carrefour / sp ) e com os preços em queda eu digo: Vai fundo cara, mete Fat32 e pronto se sua distro assim o exige.

Citar
Instalei o Ubuntu eee 8.04.1. Fiaz as suas recomendações Tota, mas o SD ainda não é reconhecido. Fiz todo o passo-a-passo que vc ensinou, só não formatei o Sd em ft32 pq ele já está, mas nem monta e nem aparece nas opções. O que faço? Como faço para melhorar o tempo de boot e o sistema em si, posso habilitar todos os repositórios para ele, como acho outros temas e como melhoro o sistema?


O caso do Sd não montar para mim está sendo um mistério. No meu ( como ja falei ) ele monta sem traumas, e esta como minha pasta /home, mas é um SDHC ( dos novos ) e não um SD comum.

curioso é que o meu SDHC com => fdisk -l aparece como FAT32   e com o => gparted está marcada como EXT3.

O restante de suas duvidas posso responder com o básico, desculpe se para voce é o obvio, mas não posso avaliar seu nivel de conhecimento no sistema:

para melhorar o tempo de boot siga os passos dos topicos aqui do forum para otimizar o Ubuntu a seu gosto, altere o tempo do Grub, desabilite o logon com senha e desinstale tudo o que não te interessa.

Ex.:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,7214.0.html

Limpe o Ubuntu => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36349.0.html

Outros temas voce acha em gnomelook.org => http://www.gnome-look.org/
Instruções de Instalação aqui mesmo no Forum

Dica: Bairrismos à parte, o mac4lin para mim ainda é o máximo no eeepc. Tutorial completo do mac4lin no eeepc => http://www.eeepcusers.org/
( já instalei, mas fiquei com netbook remix no eeepc. No meu Note "oficial", um Vaio, é mac4lin ) Sempre lembre que gosto é gosto.

Finalmente, "e como melhoro o sistema?"

Bom, aí entra a parte "software Livre" da coisa. O que é bom para uns pode não ser bom para outros ( respostas de sylvester para tota, tota para sylvester por ex. ) porisso a mágica acontece.

[],s

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #38 Online: 20 de Setembro de 2008, 12:13 »
Cara estou com o Ubuntu eee agora pois notei que o Eeepclinuxos consome muito da bateria, em relação ao Ubuntu eee. Gostaria de ajeitar a montagem do sd que também é de 4Gb. Agora não posso colocar o fstab, mas mais tarde coloco. Meu msn é pr_lyncoln@hotmail.com me add que a gente conversa e obrigado pelas dicas... ;)

Edit: Consegui, mas ele não monta automaticamente, e o meu usuário não tem permissões de escrita...como faço isso?

ficou assim:

#/dev/sdb1
UUID=0403-0201   /mnt/sdb1          vfat   user,noauto,exec,    0   0
« Última modificação: 20 de Setembro de 2008, 12:33 por Servo »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #39 Online: 20 de Setembro de 2008, 12:38 »
Agradeço, servo, mas minha conexão é gprs, e eu tenho limitação de trafego de dados, infelizmente.

São as idiosincrasias ( Up? ) do nosso pais. Eu uso um link de fibra otica de 1 Gigabit durante a semana ( trabalho ) e um link de 256kbps/GPRS nos fins de semana.

Poste o fstab aqui
Poste seu blkid ( sudo blkid )aqui

e vamos tentar resolver.

[],s

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #40 Online: 20 de Setembro de 2008, 17:10 »

Bom, aí entra a parte "software Livre" da coisa. O que é bom para uns pode não ser bom para outros ( respostas de sylvester para tota, tota para sylvester por ex. ) porisso a mágica acontece.

[],s
É isso aí Tota! Apesar de termos gostos um pouco diferentes mantivemos a discussão sempre de forma amigável. É triste quando às vezes alguns tentam impor os gostos pessoais a outros gerando tópicos que quase sempre não acabam bem.
E já agora diz-me uma coisa: ao usares o notebook remix notas algum bug?
Quando o utilzei tinha um bug muito desagrdável que talvez agora esteja corrigido. Sempre que eu abria uma aplicação a janela ficava sempre maximizada. E mesmo depois de restaurar a janela, ela voltava a abrir maiximizada. Isso ainda acontece?

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #41 Online: 20 de Setembro de 2008, 18:38 »

Bom, aí entra a parte "software Livre" da coisa. O que é bom para uns pode não ser bom para outros ( respostas de sylvester para tota, tota para sylvester por ex. ) porisso a mágica acontece.

[],s
É isso aí Tota! Apesar de termos gostos um pouco diferentes mantivemos a discussão sempre de forma amigável. É triste quando às vezes alguns tentam impor os gostos pessoais a outros gerando tópicos que quase sempre não acabam bem.
E já agora diz-me uma coisa: ao usares o notebook remix notas algum bug?
Quando o utilzei tinha um bug muito desagrdável que talvez agora esteja corrigido. Sempre que eu abria uma aplicação a janela ficava sempre maximizada. E mesmo depois de restaurar a janela, ela voltava a abrir maiximizada. Isso ainda acontece?
Parece-me que resolveram. Testando aqui está como de costume, sem o problema. Logico que algumas telas ficam desalinhadas mas isto se deve ao tamanho reduzido da tela. ( quando instalei o compiz e cliquei não sei em qual opção foi um inferno de Dante. A tela pulava do topo ao fim e eu não conseguia nem fechar a tela, só matando com alt+F4 )

Para teres uma ideia, meu terminal nunca é maximixado por mim, e ao retorno está sempre do mesmo modo que ajustei.

[],s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #42 Online: 20 de Setembro de 2008, 18:53 »
Servo,
Citar
#/dev/sdb1
UUID=0403-0201   /mnt/sdb1          vfat   user,noauto,exec,    0   0

Mude a chave noauto para auto e o ponto de montagem no Ubuntu acredito que deveria ser /media/sdb1

Montando em /mnt/db1 tudo bem, mas voce teria que criar os hard links, em /media eles já estão feitos.

Aproveite e inclua permissões de leitura e escrita ( rw)

Código: [Selecionar]
#/dev/sdb1
UUID=0403-0201   /media/sdb1          vfat  rw,user,auto,exec,    0   0

Experimente que eu acredito que resolverá.


[],s

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #43 Online: 21 de Setembro de 2008, 09:56 »
Tota, notas alguma diferença de performance nesse kernel optimizado? O consumo de ram é o mesmo?

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Ubuntu ou eeebuntu no eeepc
« Resposta #44 Online: 21 de Setembro de 2008, 10:57 »
sylveter,

Me parece que este kernel se otimizado tem sómente os modulos da cam e da rede wifi.
O consumo de ram esta bem parecido com o do Ubuntu desktop que instalei antes do eeebuntu + kernel x.x.eee

[],s