Autor Tópico: (Resolvido) Pendrive!!!  (Lida 6081 vezes)

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
(Resolvido) Pendrive!!!
« Online: 01 de Setembro de 2008, 02:26 »
Mais uma pequena duvida

Eu desmarquei aquela opção de aparecer na área de trabalho, os volumes montados, com isso o pendrive, também não aparece.

Tenho muitas partições, 7 ao todo, então cada vez que abro elas, começa a poluir o visual na área de trabalho.
Quero continuar com esta opção, mas com isso, cada vez que tem que desmontar o pendrive, tenho que abrir o computador, pra poder desmontar volume.

Tem como ficar tipo no windows, o ícone no tray?
E também, teria como selecionar separado as partições, que eu queira que fique aparecendo, Não todas?
É meio chato isso, cada vez ter que abrir uma pasta pra essa finalidade.

Abraço.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2008, 02:55 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Pendrive!!!
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2008, 14:23 »
Up up

Tem como fazer manualmente, do pendrive aparecer na area de trabalho, somente ele ? ? ? ?

Abraço
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: Pendrive!!!
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2008, 18:54 »
eu também queria uma maneira de só o pendriver aparecer na área de trabalho, sem aparecer outros HD.
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Pendrive!!!
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2008, 03:11 »
Tou vendo em outro lugar, uma dica de criar um script, pra facilitar a remoção

Enquanto não vem resposta aqui, espero lá,  e se der certo, "Tomaaaara" que de certo, passo aqui o resultado

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Pendrive!!!
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2008, 18:09 »
eu também queria uma maneira de só o pendriver aparecer na área de trabalho, sem aparecer outros HD.

Consegui um jeito, só tou aperfeiçoando.
Um script, assim que terminar te falo como fazer.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Pendrive!!!
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2008, 01:23 »
Passe os drives que você não quer que apareçam pra pasta /mnt ao invés de /media.

Segue um link do fórum gringo com as dicas:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=526216

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Pendrive!!!
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2008, 01:47 »
Passe os drives que você não quer que apareçam pra pasta /mnt ao invés de /media.

Segue um link do fórum gringo com as dicas:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=526216

Opá Glauco.

Então, já tou com o projeto adiante, funcionando, apenas uns detalhes que falta.

Com a dica no guiadohardware, de um script, fiz o seguinte.

Criei um script contendo

#!/bin/bash
umount /dev/sdd1

Onde sdd1 é o meu pendrive.

Coloquei ele na pasta /usr/local/bin

Primeiro, com o script lá, fiz sh removerpendrive.sh

E não funcionava, eu tinha esquecido de dar permissão  chmod +x.
Criei o lançador, e começou a funcionar, masss.

No meu ubuntu, não tá aparecendo a mensagem de quando remove o pendrive, aquele aviso que pode desplugar, tá faltando adicionar algo assim no script pra arrumar.

Saberia como?

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Pendrive!!!
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:21 »
Sobre essa mensagem, não tem problema, deve ser alguma dev rule relacionada a libnotify do GNOME feita para Medias Hot Plug. Resumindo, é só uma mensagem, dai como você alterou a ordem de como essas Medias são montadas (No sentido de fazer isso por um script), o nod pra mostrar a mensagem ficou órfão (Não tenho certeza de nada disso, é um chute no escuro, posso estar completamente enganado). O que importa é se o Pen Drive foi desmontado corretamente. Quando você rodar o script, verifique em /dev/sdd1 se foi desmontado mesmo, se sim, pode tirar o Pen Drive tranquilo.

Já pra mostrar o Pen Drive na Área de Notificação com pop-ups e tals, vai precisar de hackear bastante. Pois este comportamento não é nativo do GNU/Linux, e sim do Windows.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 13:40 por kernel_script »

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Pendrive!!!
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:42 »
Ah, mas pra isso não precisa todo esse empenho não. ;D

Clica em algum lugar na barra de tarefas, depois em Adicionar ao Painel e adiciona o item Montagem de volumes. Ele vai mostrar um ícone pra cada partição, hd externo ou pendrive conectado ao seu PC, montado ou não, inclusive informando essa situação. Clicando no ícone, ele apresenta opções para abrir, desmontar ou montar o dispositivo.

E, novamente, para não ter os HDs aparecendo no desktop ou nessa lista de volumes do painel, basta direcionar sua montagem para a pasta /mnt ao invés da pasta /media, seguindo a dica do meu primeiro post neste tópico.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Pendrive!!!
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2008, 13:46 »
Ah, mas pra isso não precisa todo esse empenho não. ;D

Clica em algum lugar na barra de tarefas, depois em Adicionar ao Painel e adiciona o item Montagem de volumes. Ele vai mostrar um ícone pra cada partição, hd externo ou pendrive conectado ao seu PC, montado ou não, inclusive informando essa situação. Clicando no ícone, ele apresenta opções para abrir, desmontar ou montar o dispositivo.

E, novamente, para não ter os HDs aparecendo no desktop ou nessa lista de volumes do painel, basta direcionar sua montagem para a pasta /mnt ao invés da pasta /media, seguindo a dica do meu primeiro post neste tópico.

Boa Glauco, eu tinha me esquecido completamente deste "detalhe" hehehe
Inclusive ele usa a libnotify também, tente esta dica do Glauco PRSC.

O Bash ta me deixando mal acostumado :P

Que vergonha eu ter esquecido isso, me sinto um noob idiota :-[
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 13:51 por kernel_script »

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Pendrive!!!
« Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2008, 20:44 »
Blz pessoal.

A mensagem de remoção, já não aparecia antes, aliás, raramente aparecia, só quando ela queria mesmo  ;D

Quanto a lançar no painel, eu tinha feito, e ficou trocentos icones lá em cima, e eu já tenho bastante ali, virou um sarce danado.

Como faria pra deixar lançando pelo painel apenas o do pendrive, isso pelas duvidas, porque acabei conseguindo.
Me passaram um script pra isso, e vou postar as fotos pra ver como ficou, e também o script, pra quem gostou.


Aqui eu fiz o icone dele no painel, apena um clique remove ele, bem prático, tá do lado do boneco da tropa de elite  :D





Aqui a mensagem original incluindo o texto no escript.





E aqui não resisti e tive que personalizar. :P





Bom, o conteúdo do script ficou assim então.

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
umount /dev/sdd1
zenity --title="Dispositivo USB pode ser removido" --info --text "O Dispositvo USB /dev/sdd1 já pode ser removido com segunrança."

Deixando todos os créditos pro Dyego Sousa, do Guia do Hardware.

Coisinha simples e funcional.

Bom, como tudo não é flores, pra refazer o processo, pra mim decorar bem, fiz uma besteirinha kkkkk

Eu exclui o script, e pelo gksu nautilus, fui navegando por pastas e acrescentei o script novamente.
Mas eu tinha adicionado o script do nautilus do botão direito "Abri em um Terminal", eu tava de root, e executei o chmod +x, assim não tinha permissão pra ver o conteúdo do pendrive :P.

Reverti, fazendo sudo, mas tive que colocar senha pra visualizar o pendrive, e salvei a senha.

Mas quero deixar normal, sem permissão nenhuma, como tiro agora tendo que usar sudo pra ver o pendrive.

Só pra minha cara mesmo  ;D

Tou engatinhando nisso ainda, então já viu.

Desde já agradeço a todos pela ajuda, e se puderem explicar um pouquinho melhor, pra personalizar a opção adicionar ao painel, no caso dos desmontáveis, agradeceria.

Abraço.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2008, 20:48 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Pendrive!!!
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2008, 02:51 »
Baixei um script pronto, mas ele só tem um contratempo.
Seria para identificar somente usb, mas as partições montadas depois que inicia o sistema, ele também identifica.

Baixei daqui
http://www.gnome-look.org/content/show.php/Usbumount?content=87616

Bom, eu só direcionei o lançador até o arquivo usbumont, sem a extensão, e já funcionou.

Segue imagens.

http://i231.photobucket.com/albums/ee264/netoacneto/removerpendrive-1.png

http://i231.photobucket.com/albums/ee264/netoacneto/mensagemderemoo.png

O script usado foi esse.

Código: [Selecionar]
#!/bin/bash


PICTURE="/home/gueraph/Documents/scripts/hdd.png"


while true
do
    if [ "$(cat /media/.hal-mtab | wc -m)" = 0 ]
    then
        zenity --info --title "Warning" --text "No USB device detected."
        exit
    else
        cat /media/.hal-mtab | cut -f 6- > ~/.mountedd
        NBLINE="$(cat ~/.mountedd | wc -l)"

        MOUNT=`cat ~/.mountedd | cut -c 8- | zenity --title "Mounted USB devices" --text "Choose device to unmount" --list --column "$NBLINE devices mounted"`

        if [ "$MOUNT" = "" ]
        then
            exit
        else
            umount /media/"$MOUNT"

            if [ "$(cat /media/.hal-mtab | wc -l)" = "$NBLINE" ]
            then
                notify-send -i "$PICTURE" -u critical "Unmounting $MOUNT" "Operation failed. Make sure all file operations on '$MOUNT' are complete."
                exit
            else
                notify-send -i "$PICTURE" "Unmounting $MOUNT" "You may now safely unplug '$MOUNT'"
               
                if [ "$(cat /media/.hal-mtab | wc -m)" = 0 ]
                then
                    echo -e "No other devices to unmount : exit"
                    exit
                else
                    zenity --question --title "Unmount another device" --text "Do you want to unmount another device?"

                    if [ $? = 0 ]
                    then
                        echo -e "return"
                    else
                        exit
                    fi
                fi
            fi
        fi

    fi
done

Agora o porque de achar partição que não é usb, não sei.

No script anterior que eu estava usando, eu fazendo transferência de arquivo, mesmo assim vinha a mensagem de pode remover, mas nem desmontar nesse caso acontecia

Já esse ai não, funciona bem, fiz transferência e ele não deixou remover.

Alguém sabe identificar onde tá o problema, mas igual já tá em uso e prático, não tanto quanto ao outro que era só um clique, mas ainda falta uma verificação eficaz pra não remover enquanto está em uso.

Mas igual agradeço a atenção de todos, e se puderem ajudar ai neste detalhe, agradeceria.

Vou colocar resolvido.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511