Autor Tópico: DHCP não funciona com Vírtua (RESOLVIDO)  (Lida 4262 vezes)

Offline RScheeren

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
DHCP não funciona com Vírtua (RESOLVIDO)
« Online: 31 de Agosto de 2008, 22:31 »
Estou com problemas na configuração do DHCP para usar com Vírtua. Sou usuário do Ubuntu desde 2006 e, em todas as versões desde então, o sistema sempre conectou-se diretamente à internet. A versão 8.04 que estou usando também funcionou bem no início, mas em um dado momento começou a não mais se conectar automaticamente. Empiricamente, descobri que consigo estabelecer a conexão a partir da "configuração manual de rede", primeiro desabilitando e depois habilitando novamente o DHCP. Mas, apesar de todas as pesquisas que já fiz no Ubuntu Fórum e na internet em geral, não consegui um jeito de restabelecer a normalidade. Estou mais para iniciante que para usuário avançado, portanto, agradeço a quem se dispuser a me ajudar (e talvez a outros que possam ter o mesmo problema).
« Última modificação: 13 de Setembro de 2008, 14:57 por RScheeren »

Offline RScheeren

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
DHCP não funciona com Vírtua
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2008, 12:29 »
Amigos do fórum, após uma semana de publicação deste tópico, constato que já foi lido por mais de 40 pessoas. Isso indica, aparentemente, que há outras pessoas com o mesmo problema, além dos que leram só por interesse no fórum em si.
Será que não há alguém que se aventure a tentar responder? Se depois não der certo, paciência...

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: DHCP não funciona com Vírtua
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:20 »
Estou com problemas na configuração do DHCP para usar com Vírtua. Sou usuário do Ubuntu desde 2006 e, em todas as versões desde então, o sistema sempre conectou-se diretamente à internet. A versão 8.04 que estou usando também funcionou bem no início, mas em um dado momento começou a não mais se conectar automaticamente. Empiricamente, descobri que consigo estabelecer a conexão a partir da "configuração manual de rede", primeiro desabilitando e depois habilitando novamente o DHCP. Mas, apesar de todas as pesquisas que já fiz no Ubuntu Fórum e na internet em geral, não consegui um jeito de restabelecer a normalidade. Estou mais para iniciante que para usuário avançado, portanto, agradeço a quem se dispuser a me ajudar (e talvez a outros que possam ter o mesmo problema).

Uso o Virtua mas em vez de apenas o MODEM deles eu tenho um ROTEADOR.  Eu já havia lido sua mensagem antes.  Diga como você configurou o acesso ao MODEM quando instalou o 8.04 e que, segundo você, funcionou no início.

Verifiquei =>neste<= link um passo a passo para configurar o Virtua em diferentes versões do Linux.



« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 16:23 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline RScheeren

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: DHCP não funciona com Vírtua
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2008, 09:44 »
Antes de tudo, obrigado pela resposta. Respondendo: não fiz nenhuma configuração para acessar o modem desde que instalei o Ubuntu pela 1ª vez (se não me engano, era o 6.06). Ele saiu funcionando direto desde a 1ª experiência com o live cd, e foi o principal motivo para eu me convencer a instalá-lo.
Segui o tutorial que você sugeriu, e descobri que o pacote dhcpcd não estava instalado, e daí instalei pelo Synaptic. Mas a situação não mudou: para acessar a internet, preciso desabilitar e voltar a habilitar o DHCP.
Quando instalei pelo Synaptic, vi que tinha ali um outro pacote chamado autodns-dhcp, mas quando tentei instalar, a resposta foi "Depende: dhcp  but it is not installable".

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: DHCP não funciona com Vírtua
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2008, 10:24 »
Antes de tudo, obrigado pela resposta. Respondendo: não fiz nenhuma configuração para acessar o modem desde que instalei o Ubuntu pela 1ª vez (se não me engano, era o 6.06). Ele saiu funcionando direto desde a 1ª experiência com o live cd, e foi o principal motivo para eu me convencer a instalá-lo.
Segui o tutorial que você sugeriu, e descobri que o pacote dhcpcd não estava instalado, e daí instalei pelo Synaptic. Mas a situação não mudou: para acessar a internet, preciso desabilitar e voltar a habilitar o DHCP.
Quando instalei pelo Synaptic, vi que tinha ali um outro pacote chamado autodns-dhcp, mas quando tentei instalar, a resposta foi "Depende: dhcp  but it is not installable".

Como você faz a desabilitação do DHCP?  É via linha de comando?  Se for assim, enquanto você não descobre a causa ou enquanto não houver melhor solução, essa tarefa pode ser automatizada inserindo esse comando no arquivo /etc/rc.local  antes das palavras exit 0 que tem no fim do arquivo.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline RScheeren

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: DHCP não funciona com Vírtua
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2008, 02:42 »
Sempre fiz (desde que o problema começou) pelo modo gráfico mesmo, clicando no ícone da rede e escolhendo "configuração manual". Então altero as propriedades da "Conexão por fios", trocando a configuração para IPv4 LL, e depois novamente para DHCP. Há uns dias descobri que, em vez disso, posso dar o comando dhclient no terminal, que também faz a conexão. Inseri o comando no /etc/rc.local, como você sugeriu, e o computador voltou a conectar-se automaticamente. Obrigado!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: DHCP não funciona com Vírtua
« Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2008, 09:15 »
Sempre fiz (desde que o problema começou) pelo modo gráfico mesmo, clicando no ícone da rede e escolhendo "configuração manual". Então altero as propriedades da "Conexão por fios", trocando a configuração para IPv4 LL, e depois novamente para DHCP. Há uns dias descobri que, em vez disso, posso dar o comando dhclient no terminal, que também faz a conexão. Inseri o comando no /etc/rc.local, como você sugeriu, e o computador voltou a conectar-se automaticamente. Obrigado!

Pronto.  Agora para concluir, edite o campo Assunto de sua mensagem e coloque RESOLVIDO.

T+
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086