Autor Tópico: Pendrive bootável não monta automaticamente  (Lida 3324 vezes)

Offline Oswaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Pendrive bootável não monta automaticamente
« Online: 26 de Agosto de 2008, 21:37 »
Alô, galera!!!
Precisei fazer um pendrive bootável para usar no trabalho e ele funciona normal no Windows, mas ao plugá-lo na minha máquina Ubuntu 8.04 ele não montou direto. Usei o comando lsusb e ele estava lá, mas não aparecia na árvore de dispositivos.
Despluguei e pluguei-o de novo e ele montou, mas demorou muito. Após a remoção do arquivo ldlinux.sys ele passou a montar normalmente.
O fato do pendrive ser bootável atrapalha em alguma coisa para o uso normal dele depois?
Será que toda a vez que terminar de usá-lo eu tenho de remover os arquivos de boot?
Procurei em vários sites, mas não achei nenhuma resposta conclusiva.

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Pendrive bootável não monta automaticamente
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2008, 23:15 »
Alô, galera!!!
Precisei fazer um pendrive bootável para usar no trabalho e ele funciona normal no Windows, mas ao plugá-lo na minha máquina Ubuntu 8.04 ele não montou direto. Usei o comando lsusb e ele estava lá, mas não aparecia na árvore de dispositivos.
Despluguei e pluguei-o de novo e ele montou, mas demorou muito. Após a remoção do arquivo ldlinux.sys ele passou a montar normalmente.
O fato do pendrive ser bootável atrapalha em alguma coisa para o uso normal dele depois?
Será que toda a vez que terminar de usá-lo eu tenho de remover os arquivos de boot?
Procurei em vários sites, mas não achei nenhuma resposta conclusiva.

O correto uso de um pendrive ligado na porta USB é o de ligar, usar e desmontar (clicar com o botão direito do mouse e escolher desmontar (umount)) sempre.  Se esquecer e retirar o pendrive pode acarretar perda dos dados que lá estão ou daqueles que somente foram assinalados para serem gravados mas ainda não foram totalmente completadas as transferências.

Sempre que coloco minha pendrive no Ubuntu o sistema reconhece e abre uma janela mantendo um icone no desktop.  Nunca precisei colocar nenhum driver lá.

Desculpe-me mas quando você diz "bootavel" quer dizer que dá boot pela porta USB ou que apenas executa uma aplicação que está dentro do pendrive?

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Oswaldo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2008, 20:22 »
Bootável é porque ele é capaz de iniciar um micro pela porta usb.
Não havia como desmontar porque ele não aparecia, como já tinha escrito antes, na pasta /media/
Quanto à possibilidade de perda de dados eu já estava ciente, a única dúvida é porque ele não monta(na árvore de dispositivos) automaticamente, quando o arquivo ldlinux.sys está presente.

Offline sylvester

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2008, 04:32 »
Eu tenho várias "pendrive bootáveis" (live-usb com Fedora e debian) e todas elas são montadas automaticamente.
O problemas poderá estar na tua pendrive ou na maneira como criaste a tua pendrive bootável.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/