Autor Tópico: ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade  (Lida 5496 vezes)

cafofo

  • Visitante
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Online: 22 de Fevereiro de 2006, 15:59 »
Pessoal,

   Antes de perguntar pesquisei no fórum e fiz todos os howto's que tem.
   Tenho o Ubuntu com Xorg 6.8 e Kernel 2.6.12 no meu notebook, minha placa de vídeo é uma ATI Mobility 9000 IGP, já tentei de várias formas mas não consigo colocar pra funcionar, quando rodo fglrxinfo ele volta dizendo que esta usando mesa, e quando rodo o Ati Control, ele diz a mesma coisa, tanto os jogos quanto a proteção de tela fica lenta, rodo o glxgears e também fica lento, será que alguém tem alguma luz do que posso fazer para resolver o problema, peguei a última versão do driver no site da ATI.

Abraços
Cafofo


Blude

  • Visitante
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 18:17 »
Vou tentar instalar quando terminar de baixar o upgrade pro Ubuntu 5.10

Espero que funcione com a minha Radeon 9250.

Offline web-man

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • Forum Portugas
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 04:31 »
Comigo funcionou ;)

Offline Goathi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • thiago-augusto.eti.br
Re: ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2006, 09:13 »
Citação de: "cafofo"
Pessoal,

   Antes de perguntar pesquisei no fórum e fiz todos os howto's que tem.
   Tenho o Ubuntu com Xorg 6.8 e Kernel 2.6.12 no meu notebook, minha placa de vídeo é uma ATI Mobility 9000 IGP, já tentei de várias formas mas não consigo colocar pra funcionar, quando rodo fglrxinfo ele volta dizendo que esta usando mesa, e quando rodo o Ati Control, ele diz a mesma coisa, tanto os jogos quanto a proteção de tela fica lenta, rodo o glxgears e também fica lento, será que alguém tem alguma luz do que posso fazer para resolver o problema, peguei a última versão do driver no site da ATI.

Abraços
Cafofo



Cofofo

Ralei um bucado pra conseguir botar minha ATI pra funcionar. So ficou 100% com o ultimo realese do driver da ATI.
O HowTo q utilizei foi esse http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=423584 e funcionou blz...
A acelerecao 3D ta filé quando rodo o glxgears as engrenagens faltam arrastar o pc de tao rapido  :lol: .
E o que eu mais queria era minha resolução widescreen, agora ta 100%
Se der problema posta em qual parte do HowTo aconteceu, posso te dar uma força.

Falow!
HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

Offline kleber_romano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2006, 17:05 »
Cara, instalei pelo método descrito pelas instrucões da ATI sem gerar os debs. O glgears funciona bem paca, mas os screensaver vão meio devagar e quando o cedega roda o teste diz que eu não to com aceleração 3d habilitada. se for seguir sua dica Goathi, como faço pra desinstalar o driver já instalado? será que não tem como aproveitar o já fiz até aqui?

Offline Goathi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • thiago-augusto.eti.br
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #6 Online: 02 de MAR?O de 2006, 09:07 »
kleber_romano

Eu cheguei a instalar mais de uma vez, instalei por cima mesmo, mas fiz  a instalacao com os .deb gerados.
HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2006, 11:12 »
Sem querer ser chato, e sem querer ser aquele cara que so quer a faca e o queijo na mao...

Sou novatex no linux e continuo apanhando para instalar minhas placas de video. Tenho uma lanhouse e estou louco para largar o windows de vez. Ja consegui instalar a webcam, alguns jogos, etc. A maioria dos jogos barram porque minha placa de video nao está instalada.

Sei muito pouco de linux (quase nada).

Se alguem podesse traduzir essas paginas em ingles, ou melhor fazer um tutorial de como instalar minha ATI ou Nvidia, seria uma mao na roda para nós que fomos criados com as "telinhas bunitinhas do windows".

Grato.

off-topic: Sistema operacional parece religiao: a maioria nasce catolico e quando cresce escolhe outra. (nada contra catolicismo, minha religiao é FAÇA O BEM, SEM VER A QUEM).

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2006, 15:37 »
Eh pessoal, pressa de iniciante, me ferrei.

Seguindo o Ubuntu Breezy Installation Guide, http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Breezy_Installation_Guide
pelo methodo 1:

sudo apt-get install xorg-driver-fglrx
sudo apt-get install linux-restricted-modules-$(uname -r) #Okay if it is already installed
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg #Select the fglrx driver and 64-bit users should deselect int10a

Acabei minha parte grafica. Nao entra mais. Fica so em modo texto onde pede login e senha.
e agora, como eu faço para restaurar isso???
Eu sei, foi mancada - tambem o que esperar de um usuario windows que estava acostumado com o NEXT das instalaçoes?

Offline Goathi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • thiago-augusto.eti.br
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2006, 15:55 »
andreceara

Tu ta usando o breezy né?
Pasei por isso também nem sei se lembro mas vamos la vou tentar de ajudar

Loga ai na tela preta e

#sudo /etc/init.d/gdm stop #pra parar o gnome
#sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg #Seta ai o driver fglrx ou vesa (se nao der com um tenta com o outro) e vai dando enter so pra poder iniciar o modo grafico
#sudo /etc/init.d/gdm start #pra startar o gnome

Num sei se esse e o metodo correto mas eu fazia assim e funcionava.

Se a o modo grafico funcionar usa esse mesmo guia e tenta instalar o drive utilizando o metodo 2 que utiliza o driver da ATI se eu naum me engano la tem as intruções pra baixar o
driver direto do site da ATI

Espero ter ajudado
HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2006, 16:26 »
Citação de: "Goathi"
andreceara

Tu ta usando o breezy né?
Pasei por isso também nem sei se lembro mas vamos la vou tentar de ajudar

Loga ai na tela preta e

#sudo /etc/init.d/gdm stop #pra parar o gnome
#sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg #Seta ai o driver fglrx ou vesa (se nao der com um tenta com o outro) e vai dando enter so pra poder iniciar o modo grafico
#sudo /etc/init.d/gdm start #pra startar o gnome

Num sei se esse e o metodo correto mas eu fazia assim e funcionava.

Se a o modo grafico funcionar usa esse mesmo guia e tenta instalar o drive utilizando o metodo 2 que utiliza o driver da ATI se eu naum me engano la tem as intruções pra baixar o
driver direto do site da ATI

Espero ter ajudado


Cara, valeu. Voltou ao normal. Vou tentar o metodo 2 e depois posto aqui.
Obrigado.

Offline Goathi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • thiago-augusto.eti.br
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2006, 16:37 »
Blz!!!!
É sempre bom ajudar!!!
HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2006, 15:37 »
Goathi,

Pelo metodo 2 funcionou!!!
Consigo rodar alguns jogos.
Ja consigo ver a placa:
andreceara@inter-1:~$ fglrxinfo
display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: RADEON 9200SE DDR Generic
OpenGL version string: 1.3.1060 (X4.3.0-8.24.8)

So estou sentindo q está dando umas travadas de vez em quando.
Até com o comando glxgears as engrenagens da umas travadas. Tem algum local de configuracao???

Grato pela ajuda,

NO LINUX SIM, EXISTE UMA COMUNIDADE QUE SE AJUDA!!!

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #13 Online: 16 de Maio de 2006, 11:55 »
Ainda continuo com problemas em minha placa de video. Ja instalei 2 jogos que nao rodaram por problemas na placa, um deles o Age of Mythology, aparece o erro: PLACA GRAFICA NAO ACEITA.

Consigo jogar o CS 1.6 com OpenGL sem problema.

O glxgears nao mostra as engrenagens rodando rapido.

Tem alguma configuracao para acelerar a placa de video - ATI ?

Andreceara.

Offline scorninpc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon no UBUNTU? Que dificuldade
« Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2006, 22:23 »
Pessoal, deculpem eu reviver este tópico, porem estou desesperado igual todo mundo fica

o tuto até que parece dar certo, olha o que acontece:

reinicio o computador, dai ele abre normalmente, e até inicia o GDM, só que a tela fica apagada, sabe , igual quando a resulução ta maior do que a suportada e tal. Ouço até o barulhinho que toca quando pede usuario.

ja olhei a configuração do xorg.conf mais ta normal, a resolução ta normal, ta tudo normal. Ja aconteceu isso?