Autor Tópico: Vista e ubuntu!!Duvidas(Resolvido)  (Lida 2583 vezes)

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Vista e ubuntu!!Duvidas(Resolvido)
« Online: 25 de Agosto de 2008, 02:41 »
Bom pessoal, ja pesquisei bastante, vi que o processo é facil de certa forma, ou igual ao xp e ubuntu.

Porém preciso esclarecer algumas duvidas

Em muitos casos vi que correu tudo bem, em outros, problemas com grub e o pessoal falando que o vista influência nisso??

A duvida no particionamento.

O notebook em questão é um da positivo, testei o live cd e foi tudo bem.
Ele tá particionado já, creio que o vista já está com o sp1 também.

Mas no modo mais facil quero particionar a unidade D, porém, também me passou pela cabeça, particionar onde tem o vista e deixar o D, para os dois guardarem dados.
A duvida se eu particionar o C do vista, o Gparted funciona?
Tenho o parted magic com o gparted em live cd, bem mais rápido do que entrar com um ubuntu ou kurumin live cd.

O vista tem algum limite minimo, porque vi que pelo gerenciador do vista, onde pode particionar por ele mesmo, dava muito erro de tamanho insuficiente, isso relatado por outros. Nem sei como é ali, nunca mexi.

E como ja me habituei com o gparted, me sentiria mais seguro fazer por ele, caso não aja esse problema.

Se não me engano o C está com 30 Gb, e o restante D. Um hd de 80.
Quero deixar 10,5GB para o ubuntu, mas gostaria se possivel, manter o D grande.

Vi um certo erro na grub, porque o vista tinha uma partição oculta, neste caso acho que não vai ser o caso, porque eu mesmo instalei o vista nesta maquina, particionando, então se tivesse oculto, ja era!!! Eu acho???

Ta para ser esta semana a instalação
Gostaria de opnião, principalmente de possiveis erros que podem acontecer, ai já me preparo, imprimo, decoro,......rsrsrsrrs

Falando da partição Oculta, aqui tem um link sobre o assunto e possivel solução.

Partição Oculta

Fora que provavelmente, já vou ter que fazer o esquema do hd, aquela edição no caso de notebooks, pra não reduzir a vida util!!!!
Tou arranjando coisa pra cabeça já :o

Abraço.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 18:38 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Vista e ubuntu!!Duvidas
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2008, 04:21 »
Eu mexi na minha partição do Vista pelo próprio Vista, usando este caminho:

painel de controle -> ferramentas administrativas -> gerenciamento do computador -> armazenamento -> gerenciamento de discos

Ele reduziu sem problemas uma partição de 300 GB para 50 GB, onde estava e ficou o Vista (já que paguei por ele, fica aqui).

Fiz a mesma coisa no computador novo do meu pai, reduzindo 500 GB para 250 GB (era o menor tamanho possível, não sei por qual razão).

Mesmo que eu não instale Linux na máquina (e cuido de todas as máquinas da família: 9 ao todo), sempre gosto de deixar a partição de dados do usuário separada, facilitando uma possível reinstalação do Sistema.

PS: o Vista, ao menos aqui, ocupa 20 GB rapidinho com a restauração do Sistema. Pense nisso na hora de particionar.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2008, 04:23 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Vista e ubuntu!!Duvidas
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2008, 04:52 »

Fiz a mesma coisa no computador novo do meu pai, reduzindo 500 GB para 250 GB (era o menor tamanho possível, não sei por qual razão).


PS: o Vista, ao menos aqui, ocupa 20 GB rapidinho com a restauração do Sistema. Pense nisso na hora de particionar.

Era isso que eu tava em duvida, se no próprio vista não deixa baixar o que queremos, com um live cd poderia, mas será que não traz algum problema?

Mas já que vc citou que brincando ele pega 20 gb, então vou fuçar no D mesmo.

Pelo visto ocorreu tudo bem com vc, sem complicações.

Aquela historia de partição oculta então não tem nada a ver!!

Abraço.

Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Vista e ubuntu!!Duvidas
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2008, 18:37 »
Deu tudo certo, massssssss

O mouse usb não funcionou, Multilaser, acho que é esse.
Aquele esquema do hd, fiz pra consertar, mas parece que continua dando muita descarga ainda, mas depois vejo.

Não acho o driver da via para o modelo itautec, sim, não é positivo, me enganei, modelo w7635.
Nem sei se essa placa suporta os efeitos, mas depois vejo também

A principio foi tudo certo, só não entendo a resolução nesses notebooks, coloquei o live cd do parted magic, e não conseguia visualizar as barras de baixo, não tinha jeito.

Mas valeu Pinduvoz, eu tava com medo a toa ;D

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511