Autor Tópico: Hora errada  (Lida 6175 vezes)

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Hora errada
« Online: 22 de Fevereiro de 2006, 13:46 »
Caros colegas,

eu fiz alguma coisa errada durante a instalação e acabei definindo o fuso-horário errado durante a instalação. Acontece o seguinte: O Ubuntu marca sempre 3 horas a menos que o Windows, o único jeito de ficarem com horas iguais é dizendo para o Ubuntu que estou em Londres (fuso 0). Se digo que estou em Brasília (fuso -3) e acerto a hora no Linux ele muda a hora do computador (a da Bios) para três a mais (o que faz o Windows ficar errado também). Ou seja, ele acha que a Bios está em Londres e o Linux no Brasil. Como faço para mudar isso? Ou seja, como faço para a hora do Linux ser igual à do computador sem que eu precise dizer que estou em Londres? Ou ainda, como mudar o fuso do computador na visão do Ubuntu?

Outra coisa, que não tem nada a ver: toda vez que inicializo o sistema ele perde o maior tempão tentando conectar à Internet para sincronizar o relógio com um determinado site. Como não estou com Internet direto, isso só serve para eu perder tempo. Como faço para desabilitar isso? Já fui na "Configurações de serviços" e a opção "Serviço de sincronização do relógio" já está desabilitada...
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Hora errada
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2006, 23:35 »
Bom, vamos ver se eu consigo ajudar um pouco. Já tive este problema uma vez, foi porque configurei o fuso horário na instalação errado também.

Clique em Sistema > Administração > Data e Hora (ele deve pedir sua senha de root) > Selecionar Fuso horário

Escolha América/São Paulo, na lista, ou simplesmente clique no ponto no mapa do Brasil perto de São Paulo. Atenção para opção "Periodically synchronyze clock with internet servers" ou sincronizar periodicamente com servidores da internet, se estiver marcada, desmarque. Depois clique em OK. Há sim, se o horário não estiver correto, aproveite e corrija-o agora.

Reinicie o sistema, vá até a BIOS e olhe se o Relógio está certo. Volte a reiniciar o sistema normalmente.

Acho que isso deve resolver, pelo menos pra mim funcionou.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Hora errada
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 13:34 »
O problema da hora errada foi resolvido. Reinstalei o Ubuntu, acho que é o único jeito. O que o galactus sugeriu não deu certo, na verdade o que ele sugeriu foi exatamente o que tinha feito. Eu mudei para Londres, justamente porque quando faço isso ele muda a hora e colocando em Londres o relógio passa a ser igual ao da Bios (e por conseguinte à do Windows). Eu errei no momento da instalação, porque não entendi a pergunta. Quando ele pergunta se meu relógio está em sistema GMT ele quer perguntar se o relógio está acertado como se estivesse em Greenwich, não se o relógio está de acordo com o sistema mundial (hora certa, porém de acordo com meu fuso).
* O ruím dessa história toda é não poder voltar atraz depois de tudo instalado (mudar a relação entre a hora do sistema linux com o a hora do sitema de hardware).

Quanto à sincronização automática, nada adiantou! Não tem definido em lugar nenhum que o Linux deve sincronizar o relógio na inicialização do sistema, porém ele insiste em tentar se conectar ao site do ubuntu na Internet! Isso é desesperador!
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline Luiz Antonio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Hora errada
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2006, 16:29 »
Citação de: "marciovinicius"
O problema da hora errada foi resolvido. Reinstalei o Ubuntu, acho que é o único jeito. O que o galactus sugeriu não deu certo, na verdade o que ele sugeriu foi exatamente o que tinha feito. Eu mudei para Londres, justamente porque quando faço isso ele muda a hora e colocando em Londres o relógio passa a ser igual ao da Bios (e por conseguinte à do Windows). Eu errei no momento da instalação, porque não entendi a pergunta. Quando ele pergunta se meu relógio está em sistema GMT ele quer perguntar se o relógio está acertado como se estivesse em Greenwich, não se o relógio está de acordo com o sistema mundial (hora certa, porém de acordo com meu fuso).
* O ruím dessa história toda é não poder voltar atraz depois de tudo instalado (mudar a relação entre a hora do sistema linux com o a hora do sitema de hardware).

Quanto à sincronização automática, nada adiantou! Não tem definido em lugar nenhum que o Linux deve sincronizar o relógio na inicialização do sistema, porém ele insiste em tentar se conectar ao site do ubuntu na Internet! Isso é desesperador!


Clique no relógio com o botão direito do mouse, vá em preferências e ative/desative UTC.

[ ]s
Luiz