Ubuntu 8.4 live não funciona

Iniciado por robertorios, 22 de Agosto de 2008, 00:00

tópico anterior - próximo tópico

robertorios

Bom, olá pessoal, procurei algum tópico similar e não encontrei por isso estou abrindo novo tópico.
O problema é o seguinte:
Baixei o CD do Ubuntu 8.4 iso e fiz a queima do CD que aparentemente está funcionando normal, coloco o CD dou boot e ele começa pedindo qual a língua, coloco pro portuga BR e dou enter, ele começa a carregar o sistema, a barrinha laranja roda legaus, daí chega um ponto e aparece uma janela azul dizendo que algo no monitor está a 81 khz e 70 hz  me parece algo ligado a freqüência em Hertz do monitor, estou usando placa de video Nvidea 5500 com 256 mb. alguém sabe como posso resolver esse problema? por favor, não me peça pra trocar de OS, ou desativar placa de vídeo, vejo muita gente falar dos sistemas linux, até já testei o Kurumim 7 e achei bem interessante, só não continuei usando pq ele não instala os softs que uso, Corel, Adobe, Cad etc. Não quero trocar meus softwares pra usar um sistema operacional, daí um amigo me falou que o Ubuntu tem um soft que roda alguns windows... se os linux são bons mesmo, não terei que tirar, desativar ou trocar nada... tenho 160 de HD e 2 Gb de memo, Pentium 4 3.0, estou usando o Vista e XP em  outra partição. quero usar o vista e testar o Ubuntu, mas, não quero instalar ele agora, usarei ele direto do CD e se conseguir o que preciso daí sim instalo ele no PC.
Algum companheiro ja passou por esse problema com video?
Abraço a todos

0tacon

Quando estiver rodando o LiveCD, na tela em que você aperta F2 para selecionar o idioma, use também o F4 e selecione a opção "modo gráfico seguro". Isso normalmente resolve. Assim que você instalar e estiver rodando normalmente o Ubuntu, instale os drivers NVidia, eu creio que assim você não terá mais problemas com seu vídeo.

robertorios

Isso sim é resposta conveniente, nada de desativar placas disso ou daquilo... obrigado, porem tem um detalhe, que me parece interessante: a janela de escolha do idioma abre automaticamente, neste momento indico via teclado o idioma que quero usar, daí dou enter. tudo ocorre normalmente e o sistema começa a carregar, daí é que aparece a questão do vídeo, devo teclar F4 logo depois que escolho o idioma?

0tacon

Citação de: robertorios online 22 de Agosto de 2008, 13:34
Isso sim é resposta conveniente, nada de desativar placas disso ou daquilo... obrigado, porem tem um detalhe, que me parece interessante: a janela de escolha do idioma abre automaticamente, neste momento indico via teclado o idioma que quero usar, daí dou enter. tudo ocorre normalmente e o sistema começa a carregar, daí é que aparece a questão do vídeo, devo teclar F4 logo depois que escolho o idioma?
o_O automaticamente? Bem, a idéia é essa:

http://www.geocities.com/apachecoaraujo/installinghardyplus02.png
Iniciando o LiveCD a imagem é essa. Aqui você usa F2 para o idioma, F4 para o gráfico...
Experimente selecionar o gráfico antes, pois mesmo se ele resolver não voltar para esta tela e iniciar o desktop, você pode selecionar o idioma na hora da instalação. Eu acho isso meio improvável de acontecer, mas vai que o negócio é de lua '¬¬

edit: só mais uma coisa: se isto também falhar, acho que terás que partir para os argumentos de instalação. Isso é meio raro de acontecer, mas como eu disse, vai que o negócio é de lua... http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html

robertorios

Não funcionou, fiz o processo que vc descreve mas, mesmo assim não funcionou, coloquei o Kurumin 7 e rodou normal sem problemas, mas o Ubuntu sem chances... de qualquer forma obrigado pela atenção... vou baixar outra vez o Iso para ver se não corrompeu algo no CD.
O que aparece na tela é (Attention - Out of Range H: 75.0 Khz V: 60. Hz)
e fica nisso...

robertorios

tô achando difícil alguem ter tido esse problema e uma solução...

0tacon

Citação de: robertorios online 23 de Agosto de 2008, 12:22
Não funcionou, fiz o processo que vc descreve mas, mesmo assim não funcionou, coloquei o Kurumin 7 e rodou normal sem problemas, mas o Ubuntu sem chances... de qualquer forma obrigado pela atenção... vou baixar outra vez o Iso para ver se não corrompeu algo no CD.
O que aparece na tela é (Attention - Out of Range H: 75.0 Khz V: 60. Hz)
e fica nisso...
Seu monitor está fora de freqüênicia - até aqui, nenhuma novidade ¬¬.
Eu ví uma dica curiosa em um fórum gringo: Quando aparecer o quadro de "out of frequency", vá apertando "CTRL ALT +" ou "CTRL ALT -" até uma imagem aparecer no seu monitor. Nunca tinha visto isso, vou até tentar isso aqui, de curiosidade.

robertorios

Pois é isso mesmo, esta com a freqüência "errada" mas, o XP, o Vista e o Curumin rodam normalmente nessa freqüência, vou experimentar essa dica também... a freqüência da placa de vídeo está em 85 e baixei para 60 agora vou testar normalmente e ver no que dá valeus...

Editando com o Unbuntu, funcionou, mas, pra usar esse sistema terei que instalar mesmo, porém já vi que ele é bem interessante... a janela esta com dimensões diferentes do normal, estou tento alguns problemas pois não estou entendendo muito bem... mas, vou conseguir.... obrigado pela ajuda...

0tacon

Espere, eu não entendi. Isso do "CTRL ALT +" funcionou? Eu nem esperava, já ia te recomendar a instalação pelo modo de texto. E sobre isso da dimensão da tela (resolução é o seu problema, certo? Deve estar em 800x600) resolve-se facilmente depois de instalado. Se o Ubuntu não quiser mudar a resolução através das opções de vídeo do nvidia-settings (isso depois de instalar o driver NVidia), é só abrir como texto o /etc/x11/xorg.conf (root!) e indicar a resolução correta na unha (é facil!).
Outra coisa: se vai fazer dual boot com o XP, é bom fazer a desfragmentação no Windows antes - mas se você já usou o Kurumin, deve saber disso.

robertorios

É sim, Ctrl Alt + funcionou, foi mudando até funcionar, daí fiz a mudança das configurações na mão grande... rodou legaus mesmo, andei olhando o sistema, gostei do que vi, porem realmente o uso dele me parece que vai ser inviável para o momento... rodar, Corel, Photoshop, CAD e outros softs que uso vai ser uma demora incrível pra configurar tudo isso, então prefiro esperar mais um pouco até montar outra maquina e colocar tudo nela... Obrigado pela ótima ajuda e atenção... vou continuar estudando esse sistema, achei ele muito bom, mas, pra ser ótimo falta rodar minhas ferramentas de trabalho... abraço...

robertorios

Estou de volta... ainda não desisti do Ubuntu... bem, instalei o 8.4 junto com XP e Vista, (HD separado de 20 Gb) rodou tranquilo, fez as atualizações e começei a me animar... daí ao começar a configurar fui colocar os efeitos e o sistema me informou que faltava o drive da placa de video (Geforce FX5500) para minha surpresa já estava engatilhado pra baixar o drive, pensei, esse é o sistema... baixou e instalou o drive e pediu para reiniciar... daí fedeu... não consegui entrar mais no sistema, quer dizer, entrou, mas, eu não consegui ver nada. o monitor não funciona de jeito nenhum, fica dando estalos e não abre nada, o led que indica que o monitor está ligado/desligado, fica piscando como se o sistema estivesse desligado mas, a alimentação (nobreak) ligado... fiquei frustrado, estava indo tão bem... mas, não quero desistir do Ubu... preciso saber como resolver isso, visto que o setup esta via ubu... para escolha qual sistema operacional usar... cara que pena isso acontecer, alguem pode me ajudar nisso? abraços ...

robertorios

pelo visto vou ter que formatar o PC e esquecer o Ubu... totalmente né?

ErickSantos

cara, o programa que roda os aplicativos do windows é o wine www.winehq.org

ele também roda no kurumin, e em qualquer outra distro, nao so no ubuntu  ;)

se vc qr ver os programas q o wine suporta, visita appdb.winehq.org e pesquise por pelo programa la

robertorios

Erick valeus pelo lembrete, mas, não é esse problema, tenho em meu PC 3 HDs 2 de 80 e um de 20 o de 80 está particionado e já tem o XP e o Vista rodando tranquilo... coloquei o Ubu no HD de 20 e quando fui atualizar o drive de video plçaca FX5500 ele não da mais acesso ao monitor.. o monitor não acende, é como se ficasse desligado o PC entende? valeus...