Autor Tópico: Como instalar o ubuntu 7.10 em 2 partições, sem usar um programa particionador?  (Lida 4120 vezes)

Offline Jhonny Roger

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Fiz todo o procedimento e na hora de escolher escolhi instalar no maior espaço livre contínuo, pois tentei e fiquei um pouco enrolado quando chegou na parte de "swap" "ex3" algo assim, ai optei em não mexer pra não estragar a instalção.
Alguém conheçe algum tuturial ou uma dica bem explicativa sou novo no linux?

No windows na hora da instalação nós criávamos a partição C:para o sistema e a D:para arquivos e com seria este procedimento no ubuntu, onde ficaria o sistema e onde ficaria o arquivo, no windows para eu determinar o tamanho de uma partição eu tinha um maçete que sempre deu certo, ex: Num HD de 80GB onde teríamos 2 partições eu na partição C: multiplicava 40 por 1024 e ai eu tinha o tamanho da partição C: e a D: se formava no automático depois do sistema instalado era só clicar no D: e formatar, espero estar sendo claro onde quero chegar com a minha dúvida, aguardo uma ajuda!!!

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Fiz todo o procedimento e na hora de escolher escolhi instalar no maior espaço livre contínuo, pois tentei e fiquei um pouco enrolado quando chegou na parte de "swap" "ex3" algo assim, ai optei em não mexer pra não estragar a instalção.
Alguém conheçe algum tuturial ou uma dica bem explicativa sou novo no linux?

No windows na hora da instalação nós criávamos a partição C:para o sistema e a D:para arquivos e com seria este procedimento no ubuntu, onde ficaria o sistema e onde ficaria o arquivo, no windows para eu determinar o tamanho de uma partição eu tinha um maçete que sempre deu certo, ex: Num HD de 80GB onde teríamos 2 partições eu na partição C: multiplicava 40 por 1024 e ai eu tinha o tamanho da partição C: e a D: se formava no automático depois do sistema instalado era só clicar no D: e formatar, espero estar sendo claro onde quero chegar com a minha dúvida, aguardo uma ajuda!!!

Os discos com os quais eu trabalhei, IDE e SATA, poderiam ter até 4 partições primárias e "X" partições lógicas.  As partições primarias só podiam ser até 4 e as lógicas era infinito até o tamanho do hd.  Na minha casa uso HD SATA2 e todas as partições são lógicas.

/dev/sda1 - XP
/dev/sda5 - SWAP
/dev/sda6 - Ubuntu
/dev/sda7 - outro sabor de linux.

O XP é instalado primeiro.  Depois instalei o Ubuntu, usei o Grub, e o registro de boot ficou em /dev/sda1.  O Ubuntu reconhece não só a partição dele como a de SWAP e outros.  Esse "outros" pode ser Linux ou mesmo uma partição de backup, o que não é recomendável fazer backup no disco.

Nunca uso partição primária.

No seu título da mensagem vc pergunta como instalar o Ubuntu sem usar o programa particionador e eu te respondo:  So se você tiver criado a partição antes com outra versão de Linux usando o GPARTED ou o FDISK, ou seja, a partição tem que existir.

Ela existindo, basta colocar o cursor sobre ela no momento da instalação e dizer que quer EDITAR visando informar ao instalador do Ubuntu que ali será o seu "/". 

Novas versões de Linux que saem e que eu quero "testar" vou criando outras partições lógicas a seguir, ou seja,

/dev/sda8
/dev/sda9
/dev/sda10  e assim por diante, claro, usando o programa particionador da versão de Linux que estou testando. 

Depois da instalação, vou novamente no Ubuntu, e na janela console digito

Código: [Selecionar]
sudo gedit /boot/grub/menu.lst

E acrescento a nova partição instalada, supondo que seja a sda8

title  Nova versão xyz
root  (hd0,7)  #### aqui os discos começam de 0.  portanto a partição sda8 representa 7.
chainloader +1

Salvo e dou novo boot, ecolhendo a nova versão de Linux.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Jhonny Roger

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu 7.10 em 2 partições, sem usar um programa particionad
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2008, 19:29 »
Vlw mesmo vou anotar e guardar, que Deus possa te iluminar cada vez mais pra nos ajudar nós os novos no linux vlw mesmo!!!

Offline Jhonny Roger

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu 7.10 em 2 partições, sem usar um programa particionad
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2008, 19:59 »
Amigo csat ainda continuo meio que perdido, sou bem novo no linux, como relatei instalei o meu sistema no maior espaço livre contínuo livre e me lembro de na útlima tela antes de instalar onde vc confere os dados, me lembro de ter visto algo assim, no meu entender meu ubuntu 7.10 foi instalado em 2 partições.

Segue minhas dúvidas?
Como posso verificar se realmente ele foi instalado em 2 partições digo qual comandos usar?

quais comandos uso pra acessar /dev/sda5 - swap e também /sda6 - ubuntu?

Se der pra me dar essa força agradeço muito, tenho lutado e me esforçado pra entender um pouco mais de linux, mas pra ser auto-didata é muito difícil, se der pra dar mais esta força!!!

Offline Jhonny Roger

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2008, 20:03 »
Pesquisando no ajuda e suporte cheguei a esta resposta, dá pra traduzir? Digitei df -h no terminal e obtive o que se segue:

df -h
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/sda3              66G   32G   31G  51% /
varrun                506M   96K  506M   1% /var/run
varlock               506M     0  506M   0% /var/lock
udev                  506M   88K  506M   1% /dev
devshm                506M     0  506M   0% /dev/shm
lrm                   506M   34M  472M   7% /lib/modules/2.6.22-15-generic/volatile

Offline csat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2008, 20:31 »
Amigo csat ainda continuo meio que perdido, sou bem novo no linux, como relatei instalei o meu sistema no maior espaço livre contínuo livre e me lembro de na útlima tela antes de instalar onde vc confere os dados, me lembro de ter visto algo assim, no meu entender meu ubuntu 7.10 foi instalado em 2 partições.

Segue minhas dúvidas?
Como posso verificar se realmente ele foi instalado em 2 partições digo qual comandos usar?

quais comandos uso pra acessar /dev/sda5 - swap e também /sda6 - ubuntu?

Se der pra me dar essa força agradeço muito, tenho lutado e me esforçado pra entender um pouco mais de linux, mas pra ser auto-didata é muito difícil, se der pra dar mais esta força!!!

Acessar a partição de swap não tem sentido.  Não tem nada lá e até onde sei ela somente serve para fazer trocas entre a memoria RAM e o disco, razão pela qual tem esse nome em Ingles:  Swap = troca.

Não deve ser /sda6  mas sim /dev/sda6 pois são pastas diferentes.  Devem existir outras formas mas eu sempre faço assim:

Crio uma pasta local do tipo:

sudo mkdir /local_de_acesso

É necessário saber qual o tipo de formatação que tem em /dev/sda6.  Exemplo se foi formatado em ext3, reiserfs, ou outra coisa, mas esses são os básicos.  Pode ser também uma partição Windows e nesse caso, se não me engano, pode ser ntfs.

Em seguida edito o arquivo /etc/fstab

sudo gedit /etc/fstab

Na última linha incluo:

/dev/sda6     /local_de_acesso    ext3     defaults 0 0

Salvo e monto a pasta de acesso

sudo mount /local_de_acesso

Se eu quiser listar o que tem dentro da pasta de acesso eu digito:

sudo ls -al /local_de_acesso

E assim por diante não esquecendo de fechar (desmontar) a pasta de acesso ao terminar.

sudo umount /local_de_acesso

Agora, isso que expliquei acima é para um sistema instalado que você quer acessar a partir do Ubuntu.  Se você está querendo dizer como instala um novo sistema em /dev/sda6 usando o /dev/sda5 para swap, então, o programa de instalação do Ubuntu faz isso a partir da sua escolha durante a instalação.

NOTA:  Meus discos são SATA.  Para discos IDE creio que o nome pode mudar para HDA.  Como já tenho esses SATA ha muito tempo já me esqueci sobre HDA.

Seria bom você procurar um tutorial BASICO  aqui no Forum e ir praticando, errando, acertando, anotando o que aprendeu...

Dois abraços.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Jhonny Roger

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Jhonny Roger
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2008, 16:33 »
Eu me esqueci de dizer que meu HD É  DE 160 GB onde eu udo 80GB para windows e o restatate para o ubuntu!!!