Autor Tópico: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...  (Lida 6136 vezes)

Offline entaotoloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Sei que este assunto, não tem fim, mas hj peguei o dia pra gravar cds e dvds dos meus arquivos... testei: gravador de disco brasero, k3b...
bom, perdi uns 10 cds em cada software, dai resolvi procurar pelo bom e velho nero... vi que tinha uma versao trial para linux, e nao eh que gravei tdo o que precisava?
nao deu erro, nao perdi meus cds nem meus dvds...
entao fica ai a duvida: sera mesmo q no "mundo livre", os proprietarios também mandam????
Amazon PC
Optimum - Turion X2 1.60Ghz 4GB de RAM HD de 250GB

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2008, 12:26 »
Amigão,
Sinceramente acho que vc deu um grande azar! Perder vários CDs sem conseguir gravar nada!!
Eu uso o Brasero aqui em casa e gravo tudo normalmente, Cds, DVDs, crio imagens ISO.

O K3B então é melhor ainda, com mais recursos, só não o uso porque uso o Gnome, e o Brasero se integra melhor!

Diz aí pra gente qual foram os erros que ocorreram de repente podemos ajudar.

Um abraço.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2008, 12:30 »
Eu acho os softwares de gravação de CDs e DVDs do Linux fantásticos, especialmente os que você citou. Nem sabia que existia um Nero pra Linux, pra você ter uma idéia da minha satisfação com as opções em software livre.

Offline entaotoloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2008, 13:46 »
Amigão,
Sinceramente acho que vc deu um grande azar! Perder vários CDs sem conseguir gravar nada!!
Eu uso o Brasero aqui em casa e gravo tudo normalmente, Cds, DVDs, crio imagens ISO.

O K3B então é melhor ainda, com mais recursos, só não o uso porque uso o Gnome, e o Brasero se integra melhor!

Diz aí pra gente qual foram os erros que ocorreram de repente podemos ajudar.

Um abraço.

Erro?
O simples fato de "não foi possível gravar os arquivos no CD/DVD..." pra mim já foi suficiente...
Mas como podem ver, não me limitei em apenas tentar e não conseguir... usei 2 progs diferentes, citei os nomes... e ambos aconteceu o mesmo...
O arquivo: uma imagem ISO de um desktop q tenho com Windows, mas sem gravador de CD/DVD, pois irei instalar linux nele...

Eu acho os softwares de gravação de CDs e DVDs do Linux fantásticos, especialmente os que você citou. Nem sabia que existia um Nero pra Linux, pra você ter uma idéia da minha satisfação com as opções em software livre.

Fico feliz q esteja... mas na boa, queimar 10 cds e alguns dvds e não conseguir, e o azar foi meu?! Daí coloco um software proprietário e de primeira, acontece?! Na boa, como já li um artigo aqui no fórum, "não quero entender como funciona, apenas quero que funcione..." então, infelizmente, até ver o que aconteceu, vou usando o nero trial mesmo...
« Última modificação: 16 de Agosto de 2008, 13:50 por entaotoloko »
Amazon PC
Optimum - Turion X2 1.60Ghz 4GB de RAM HD de 250GB

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2008, 13:48 »
Peraí, que vao lançar um software gravador de Cd/Dvd que simplesmente nao grava...

Òbio que está fazendo alguma coisa errada. é como 2+2=4 .
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Gabriell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
    • Flickr
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2008, 14:39 »
Cara, isso é lógica, se na maioria dos casos pega, e no seu não pega, alguma coisa está errada no seu pc para não pegar.
E o pior, você caiu em uma Falsa Indução e em uma Falácia de Composição, dizendo que como no seu computador o software proprietário funcionou melhor ele deve ser melhor sempre. É como dizer que como ao jogar uma moeda caiu cara sempre cairá cara.  >:(

Tente rodar os programas pelo terminal e ver as mensagens que ele dá.  ;)
"A maior virtude não é ser capaz de descobrir o quê, dentre todas as opções possíveis, te atrai, mas sim descobrir o quê é atraente naquela opção que está em tua mão."
-Richard P. Feynman, Físico norte-americano ganhador do prêmio Nobel de 1965

Offline entaotoloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2008, 17:49 »

Tente rodar os programas pelo terminal e ver as mensagens que ele dá.  ;)

Se toda vez que acontecer um erro assim, eu rodar o terminal, que como eu disse anteriormente, não quero saber como funciona, mas quero apenas que funcione, vou acabar tendo a minha própria distro  8)
Pra aproveitar o trocadilho, o que acham de ENTÃO-TO-LINUX ?!  ;D :D ;)

 :-\ Pra terem uma idéia: Depois que gravei o ISO, formatei o desktop, instalei o Ubuntu, resolvi fazer alguns testes... e só de raiva, peguei uma Gravadora emprestada com meu vizinho e adivinhem  ???

Não funcionou!!!  :'(

Até ele achou estranho.  :o

Daí me pergunto: Então to loko, ou sou o cara mais azarado do mundo  ??? ::)
Amazon PC
Optimum - Turion X2 1.60Ghz 4GB de RAM HD de 250GB

Offline Skid Vicious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2008, 18:00 »
Nunca perdi um CD usando Brasero ou K3B, e olha que eu gravo mais de 10 por semana.  Agora uma coisa é fato!  Pelo Nero eu gravo muito mais rápido!  Aquele esquema de buffer que o Nero faz, é bem superior ao dos outros.

* Uso o NeroLinux.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2008, 18:24 »
O fato de abrir o terminal e copiar a mensagem de erro, postar aqui para que possamos saber o que realmente aconteceu é um recurso do Linux, não uma modificação. Sei que não queres saber como funciona, mais saber especificamente como foi o erro ajuda e muito para encontrar-se uma solução definitiva. Software proprietário x Software Livre não é o seu caso, e sim gravadores de CD/DVD's Livres x Proprietários, não é algo que se generalize.

Nunca tive problemas com o Brasero.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline Gabriell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
    • Flickr
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2008, 20:19 »
Citar
Se toda vez que acontecer um erro assim, eu rodar o terminal, que como eu disse anteriormente, não quero saber como funciona, mas quero apenas que funcione.

Tá então se você quer continuar reclamando que não pega e não quer digitar UM comando para podemos verificar qual é o problema e podermos te ajudar tudo bem, mas então não venha reclamando.
Velho, se você não percebeu nós estamos querendo te ajudar, então se você quer resolver seu problema custa colaborar? Ou prefere continuar nesse papo de que os softwares proprietários são melhores?

Citar
Daí me pergunto: Então to loko, ou sou o cara mais azarado do mundo

Rapaz, isso aqui né jogo de azar não, aqui a gente trata de ubuntu.
Se não pegou é por que alguma coisa DEVE estar errada.

Savy?
"A maior virtude não é ser capaz de descobrir o quê, dentre todas as opções possíveis, te atrai, mas sim descobrir o quê é atraente naquela opção que está em tua mão."
-Richard P. Feynman, Físico norte-americano ganhador do prêmio Nobel de 1965

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #10 Online: 16 de Agosto de 2008, 20:39 »
 A explicação para seus fracassos em gravação por qualquer programa do Linux é meio óbvia, a não ser que digas que não é o caso:
 Está faltando alguma coisa, como as famigeradas libcd* (libcdread...), libdvd* (libdvdnav, libdvdcss...), ou mesmo drivers para seu gravador - mas se for LG nem driver precisa. Ou então falta espaço na partição do seu ubuntu. Se não houver espaço suficiente na partição do / (root), o K3b (é o que eu uso) falha mesmo.
 Isso não tem nada a ver com o fato de ser livre ou proprietário. Aliás, um software não é melhor ou pior pelo fato de ser livre.


Offline csilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #11 Online: 16 de Agosto de 2008, 22:23 »
Nestes mais de 4 anos usando linux, só me lembro de perder um cd numa gravação, e foi com Nautilus-cd-burner. Na esmagadora maioria, sem problemas.
Conhecendo o Linux...

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #12 Online: 16 de Agosto de 2008, 22:42 »
A explicação para seus fracassos em gravação por qualquer programa do Linux é meio óbvia, a não ser que digas que não é o caso:
 Está faltando alguma coisa, como as famigeradas libcd* (libcdread...), libdvd* (libdvdnav, libdvdcss...), ou mesmo drivers para seu gravador - mas se for LG nem driver precisa. Ou então falta espaço na partição do seu ubuntu. Se não houver espaço suficiente na partição do / (root), o K3b (é o que eu uso) falha mesmo.
 Isso não tem nada a ver com o fato de ser livre ou proprietário. Aliás, um software não é melhor ou pior pelo fato de ser livre.

Caro entaotoloko, acho que essa reposta tem tudo haver.

também posso acrescentar o tipo de mídia que vc talvez esteja usando, apesar de que hj em dia isso ñ tem tanto significado. Eu mesmo, nunca perdi uma gravação de CD/DVD seja no Windows (Nero), qto no GNU/Linux (Brasero e Nautilus-cd-burner). Aliás devo te confessar que nunca fui fã dos programas desse tipo p/ Windows (EasyCd Creator e Nero), já o Brasero, eu gosto muito.

Outr coisa, como anda a saúde de seu gravador de CD/DVD? Já tive problemas c/ um LG, hj tenho um Samsung, e ñ quero mais saber de LG.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline entaotoloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #13 Online: 17 de Agosto de 2008, 00:31 »
Assim, acho q podemos dar este tópico por encerrado, como está no título, há controversias, mas aqui aconteceu isso, sobre espaço no hd, tenho só 250gb no meu laptop, onde estou gravando os CD/DVD's então certeza q não é isso, qto a terminal, não me preocupo em saber como usar... Graças a Deus, deixei modo texto nos anos 80, data do meu 1o certificado em informática, voltei a usar somente em 1999.

Enfrentei esse pequeno tropeço no Linux hj, mas, como deixei claro desde o início, apenas queria gravar CD/DVD, fazer cópia de um desktop para instalar linux nele, jamais falei mal, critiquei ou qq coisa do tipo, apenas vim aqui compartilhar minha chatiação... mas agradeço todas as respostas e ver que tem gente q defende, como eu, o "mundo livre" com unhas e dentes, se eu puder pedir, que fechem o tópico.
Amazon PC
Optimum - Turion X2 1.60Ghz 4GB de RAM HD de 250GB

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Há controversia... Mas definitivamente, software proprietario e melhor...
« Resposta #14 Online: 17 de Agosto de 2008, 12:21 »
... e sua dúvida não foi respondida!

Estamos aqui para ajudar, mais antes, se ajude!

Se fosse só por modo gráfico a solução, já teriamos dito. Se fosse no Windows, garanto que você reinstalaria o programa, ou baixaria outro e pronto. Não mandaria uma mensagem para os desenvolvedores ou algo do tipo.

O Terminal é uma alternativa muito útil, para se definir exatamente o erro, por isso que pedimos o output, não queremos te obrigar a usar o Ubuntu por linha de comando, e sim saber qual é o erro que está ocorrendo!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.