Autor Tópico: Como fazer um arquivo ".bat" (em lote) no ubuntu?  (Lida 20299 vezes)

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Como fazer um arquivo ".bat" (em lote) no ubuntu?
« Online: 15 de Agosto de 2008, 11:49 »
Olá amigos!

Sempre fui usuário do Windows "genérico", e conheci o Ubuntu por acaso, em uma janta de amigos.

Bom, me apaixonei, e tenho, POR ENQUANTO, dual boot.

Algumas dúvidas ainda persistem, mas nada que me desencorage de mudar de Sistema Operacional. Já naveguei muito pelo fórum, e decidi postar uma dúvida que não consegui esclarecer.

Gostaria de saber como faço para fazer no linux um arquivo com vários comandos, como se fazia no DOS (meu Deus, estou ficando velho! rs rs) com arquivos ".bat".

Ex: gostaria de usar um determinado programa, que no caso é o Kino, usado para capturar imagens de uma filmadora mini DV.

Para isso, antes de carregar o programa, preciso entrar no terminal de digitar um comando como sudo, para ter acesso a uma pasta que não é aberta por padrão.

Então gostaria de deixar um atalho na área de trabalho que, quando eu clicasse, ele fizesse esse comando (se não me engano é "sudo chmod a-rw /dev/raw1834"), e logo em seguida carregasse o Kino.

Como fazer isso? Seria algo como um "script"? Como faço isso?

Desculpem, ainda sou leigo em linux.

Abraços aos amigos.
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Como fazer um arquivo ".bat" (em lote) no ubuntu?
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2008, 11:59 »
Olá amigos!

Sempre fui usuário do Windows "genérico", e conheci o Ubuntu por acaso, em uma janta de amigos.

Bom, me apaixonei, e tenho, POR ENQUANTO, dual boot.

Algumas dúvidas ainda persistem, mas nada que me desencorage de mudar de Sistema Operacional. Já naveguei muito pelo fórum, e decidi postar uma dúvida que não consegui esclarecer.

Gostaria de saber como faço para fazer no linux um arquivo com vários comandos, como se fazia no DOS (meu Deus, estou ficando velho! rs rs) com arquivos ".bat".

Ex: gostaria de usar um determinado programa, que no caso é o Kino, usado para capturar imagens de uma filmadora mini DV.

Para isso, antes de carregar o programa, preciso entrar no terminal de digitar um comando como sudo, para ter acesso a uma pasta que não é aberta por padrão.

Então gostaria de deixar um atalho na área de trabalho que, quando eu clicasse, ele fizesse esse comando (se não me engano é "sudo chmod a-rw /dev/raw1834"), e logo em seguida carregasse o Kino.

Como fazer isso? Seria algo como um "script"? Como faço isso?

Desculpem, ainda sou leigo em linux.

Abraços aos amigos.

Código: [Selecionar]
gedit meu_arquivo

# meu_arquivo_de_lote
#!/bin/sh
sequencia de comandos

Salve

chmod +x meu_arquivo

Ou você o chama pelo nome na sua pasta pessoal ~/pasta_pessoal do seu diretório home com

./meu_arquivo

ou então faz o seguinte

Código: [Selecionar]
sudo cp meu_arquivo /usr/bin
sudo chown seu_usuario.users /usr/bin/meu_arquivo
[code]

A partir de qualquer ponto de console o seu usuário pode chamar o arquivo "meu_arquivo"

Você pode criar um outro programa lançador no desktop e chamar o "meu_arquivo"

Vá testando que você encontra esse e outros caminhos.

[/code]
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline guilherme_bc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como fazer um arquivo ".bat" (em lote) no ubuntu?
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2008, 17:08 »
Valeu pela dica, csat! Também tava querendo "automatizar" algumas coisas, e isso dá conta do recado!
Abraço!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Como fazer um arquivo ".bat" (em lote) no ubuntu?
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2008, 17:42 »
Valeu pela dica, csat! Também tava querendo "automatizar" algumas coisas, e isso dá conta do recado!
Abraço!

Quando você descobrir mais alguma coisa sobre esse assunto poste por aí.  É sempre útil.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Luciano Gardim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 252
    • Ver perfil
Re: Como fazer um arquivo ".bat" (em lote) no ubuntu?
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2008, 21:08 »
Legal! Já tenho uma boa base.

Mas isso seria salvo na extensão .sh? Seria o famoso script? Depois posso deixar ele no desktop pra quando for abrir o Kino ele fazer isso automaticamente?

Abraços.
Um dia eu faço um blog... um dia.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Como fazer um arquivo ".bat" (em lote) no ubuntu?
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2008, 21:21 »
Legal! Já tenho uma boa base.

Mas isso seria salvo na extensão .sh? Seria o famoso script? Depois posso deixar ele no desktop pra quando for abrir o Kino ele fazer isso automaticamente?

Abraços.

Se você editar (criar) um arquivo com o nome de "meu_arquivo_de_teste.sh" e salvar ele criará com a extensão ".sh".  Se não fizer ele não fará sozinho.  No Linux raramente as coisas são feitas sem que você comande.

Qualquer sequência de comandos dispostas em um arquivo pode ser considerado um "script".

Se deixar no desktop ele não abrirá automaticamente.  Basta clicar nele se você configurar um caminho para o  arquivo.  Basta fazer como é feito no Windows.  Botão direito do mouse e seguir as opções.  Você pode configurar a chamada automática com outros programas que não me recordo no momento.

Vá testando, errando e acertando.  Quando dominar o assunto crie um tutorial para outros iniciantes ou então contribua para a solução dos problemas alheios.  A contribuição sempre é bemvinda.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086