Estou fazendo um tutorial de como instalar e configurar o Ubuntu no modelo do meu notebook
[link] e achei relevante separar essa dica, já que imagino que sirva para qualquer notebook. Além disso, estou muito satisfeito com a configuração do meu Touchpad, então resolvi compartilhar isso com os amigos do fórum.
Configuração avançada do TouchpadO Touchpad normalmente é configurado automaticamente no Ubuntu, mas existem algumas configurações avançadas que você pode fazer para extrair o máximo do seu equipamento.
Primeiro, vamos adicionar a seguinte linha ao arquivo
/etc/X11/xorg.conf:
Option "SHMConfig" "on"
Para isso, dê o comando:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Procure por "Synaptics Touchpad" e adicione a linha. Vai ficar parecido com isso:
Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizScrollDelta" "0"
Option "SHMConfig" "on"
EndSection
Salve e feche o arquivo. Reinicie o X (
Ctrl+Alt+Backspace) para que a mudança seja efetuada.
Usar o tapping (a batida com o dedo para clicar) também para os botões direito e do meioVamos instalar o
GSynaptics, um programa para configurar o seu Touchpad:
sudo aptitude install gsynaptics
Abra o programa indo em
Sistema > Preferências > Touchpad. Configure de acordo com as imagens abaixo:

Senti necessidade de diminuir as velocidades de rolagem vertical e horizontal, pois estavam muito sensíveis. Adapte as velocidades e sensibilidades ao seu gosto, ou, se preferir, use a minha configuração como base.
A opção
"Enable faster tapping" é o pulo do gato pra essa dica. Após essas configurações, você vai conseguir clicar com o botão direito dando um toque na área
9 (canto inferior direito), e com o do meio na área
3 (canto superior direito), de acordo com a figura abaixo.
Fonte (adaptada e traduzida):
http://www.debuntu.org/2006/06/18/67-how-to-setting-up-touchpad-on-a-laptop-a-complete-guide/
Desabilitar o tapping e a rolagem ao digitarMuitos usuários reclamam da função
tapping, pois, ao digitarem, esbarram sem querer no Touchpad, executando ações que atrapalham a produtividade. Isso acontece também com a rolagem. Há uma forma simples de desabilitar essas duas funções do Touchpad ao digitar, utilizando o
SynDaemon. Vá em
Sistema > Preferências > Sessões e, na aba
Programas Iniciais, adicione uma nova entrada:
- Nome: SynDaemon
- Comando: syndaemon -i 1.0 -t -K -d
Explicando o comando:
- "-i 1.0" indica quanto tempo (em segundos) o Touchpad vai ficar desabilitado após você parar de digitar. Nesse caso, 1 segundo;
- "-t" desabilita somente o tapping e a rolagem, permitindo que você mova o cursor;
- "-K" ignora as teclas de função (Ctrl, Alt, Shift...);
- "-d" é de daemon, para que o programa rode no background.
Reinicie o X (
Ctrl+Alt+Backspace) para que a mudança seja efetuada.
Fonte (adaptada e traduzida):
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=3136787#post3136787
Ficaria grato se os amigos pudessem me dar um
feedback dessa dica em notebooks de outros fabricantes que não a HP/Compaq. Espero que fiquem satisfeitos com a nova configuração tanto quanto eu fiquei. Um abraço!