Autor Tópico: Resolvendo problemas de som no Hardy, Intrepid ou Jaunty (instalação ou upgrade)  (Lida 11572 vezes)

Offline SergioJP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 220
  • Nada é melhor do que aprender e compartilhar.
    • Ver perfil
Traduzido daqui  http://www.ubuntugeek.com/simple-guide-to-sound-solutions-for-hardyintrepid-and-jaunty-jackalope-users.html

Se tiver apenas instalado ou atualizado para Hardy ou Intrepid ou Jaunty e você tem problemas com som em algum lugar, mas não em todo lugar ou para tudo, esta é uma maneira rápida de obter todas as coisas que você precisa em falta e dar-lhe algumas ferramentas para descobrir o que está acontecendo. Se você ouvir o som arranque, mas nada mais, ou se algumas aplicações estão trabalhando e outras não, isso é para você. Se você não tem nenhum som em tudo, há um link no final deste post para ajudar a solucionar problemas mais amplos, mas você deve tentar este primeiro afinal como ele pode resolver o seu problema e não fará mau algum.Tenha certeza de que o sistema está totalmente atualizados.

Pacotes Necessários(Descrição)

Primeiro, você precisa obter alguma pacotes que estão em falta, com Synaptic. Estes pacotes não foram instalados por padrão, mas são importantes para fazer o som funcionar correctamente:

   asoundconf-gtk

O Pacote abaixo é uma pequena aplicação necessária para escolher o padrão para a placa de som alsa.

    gnome-alsamixer

Esta é uma gui do alsamixer, muito mais fácil de usar do que a linha de comando alsamixer.

alsa-oss

Abaixo é o pacote para aplicações de oss, então eles usarão alsa em vez de agarrar o cartão de som todo para si.

    libasound2
    libasound2-plugins

Este abaixo é o pluguin para alsa

    padevchooser

O pacote abaixo é o que vai escolher o Pusle (Pulse Audio device chooser) responsável pelo pavucontrol que é o controlador de volume do pulse e o papref que controla as preferências do Pulse ao longo do Pulse Audio Volume meters.

    gstreamer0.10-pulseaudio

Este outro é o pacote de pluguins gstreamer para o pulse audio.

    ubuntu-restricted-extras

Isto é o pacote com todo os codecs restritos, Java e flashplayer então você podera assistir youtube e tocar seus mp3s,etc.

Caso já os tenha pule esta parte.

Se tem outras aplicações como mplayer, vlc, amarok, ou audacious procure por qualquer qualquer pacote extras disponível para eles também.

Então para instalar tudo de maneira simples.

    sudo apt-get install asoundconf-gtk alsa-oss libasound2 libasound2-plugins padevchooser gstreamer0.10-pulseaudio ubuntu-restricted-extras


configurando:

Uma vez você tenha todos estes pacotes instalados, feche qualquer aplicação que pode estar tentando de usar som e vai a Sistema/Preferências/Som e põe todas as preferências de automático para PulseAudio exceto Faixa Padrão de Audio; que você deve pôr a sua placa de audio.
Agora vá até Sistema/Preferêncmias/Default Sound Card e escolhe pulseaudio.
Agora cilque direito no ícone do auto falante no painel principal, isso é o Controle do volume de Painel.  Clique em Abrir Controle de volume e assegure-se que em Dispositivo esteja à mesma coisa como em Faixa Padrão de Audio feito anteriormente.
Agora clique em Preferências e assegure-se que Maste e PCM e o que mais você quer controlar estejam selecionados(aparecendo). Assegure-se de que o SPDIF ou IEC958 estejam selecionados. Feche a caixa de Preferências.
 Empurre para cima o sliders no controle do volume e assegure-se que os pequenos autofalantes não tenham marcas vermelhas neles(marcas de mudo).
 
Vá a Aplicações/Som e veja se vê se há algo como GNOME ALSA Mixer ele pode não aparecer porque às vezes, para alguns cartões, nem todas as opções estão no Cotrole do volume de Painel.

Então vá até Aplicações/Som e Vídeo e selecione Pulso áudio Device Chooser. Isto porá um ícone pequeno no painel perto do Controle de volume.  Clique no novo ícone e escolha Volume Control. Isto abrirá o Controle de volume de Pulse áudio. Vá a Output Devices e vê se seu cartão de som está aí, será alistado como ALSA PCM on front:…(USB Audio) via DMA ou o que seu cartão de som está. Se tem um Audio usb que será listado como ALSA PCM em frente: áudio …(USB) via DMA ou algo como isso. Assegure-se que o sliders estão para cima e o audio não esteja em mudo.

Se tudo o que foi feito acima não deu resultado, tente reiniciar para ver se resolve.


Testando...
 Agora, abra Rythmbox e toque  algo. Se não der nada tente ouvir uma estações de rádio, você deve ouvir algo. No Controle do volume/Playback de áudio de Pulso você deve ver algo como este Rythmbox: Playback Stream e seus sliders de Volume que você pode ajustar.

Se tem mais algum hardware e você quer usá-los todo, como caixas de som ou fones de usb , volta ao Pulse Audio Device chooser no painel e seleciona Configure Local Souns Server/ em saída Simultânea e selecione “Add virtual output device for simultaneous output on all local sound cards”.


Agora você pode selecionar ambos os dispositivos e ouvir simultâneamente todos os sons.


Outro material

Outra coisa que você pode precisar de fazer, em Sistema/ Administração / Usuários e Grupos e verificar se seus usuários e root estão ativados como membros dos seguintes grupos:

pulse
pulse-rt
pulso-acess

Isto parece ser um problema particular para algumas pessoas depois de receber atualizações recentes.

Se você ainda tem problemas olhar em às seguintes referências (são muito bons)

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=843012

http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=5931543

Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Sensacional teu post Sergio, add aos meus favoritos
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline SergioJP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 220
  • Nada é melhor do que aprender e compartilhar.
    • Ver perfil
Sensacional teu post Sergio, add aos meus favoritos
Obrigado pelo elogio, mas foi só uma tradução, os méritos são do pessoal do Ubuntu Geeks.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Offline hco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Resolvendo problemas de som no Hardy, Intrepid ou Jaunty (instalação ou upgr
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2009, 10:46 »
Cara estou tendo o seguinte problema na versão 8.04, quando estou ouvindo algo no Rhytmbox e abro alguma página no Firefox que tenha áudio, como o Youtube, o som do segundo programa que foi aberto não toca. Por exemplo: estou ouvindo som no Rhytmbox e abro o Youtube, o som do Youtube não funciona; agora se estou no Youtube e abro o Rhytmbox depois, o som do Rhytmbox não funciona.

Você sabe me dizer se essa dica funciona nesse caso???

Como estou no trabalho ainda não testei, mas se você souber e puder me adiantar eu agradeceria.

Muito obrigado!!!

Abraços.
* hCo *
Usuário Ubuntu

Offline Bruno Carvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
SergioJP

Tentei seguir teu tutorial, so que quando chego nesta parte

Citar
Agora cilque direito no ícone do auto falante no painel principal, isso é o Controle do volume de Painel.  Clique em Abrir Controle de volume e assegure-se que em Dispositivo esteja à mesma coisa como em Faixa Padrão de Audio feito anteriormente.

O controle de volume simplesmente não abre da a seguinte mensagem "Falha ao iniciar controle de volume: Falha ao executar processo filho "gnome-volume-control" (Arquivo ou diretório inexistente)

Poderia me informar o que seria esse erro? o audio esta saindo normal so que da esse erro ao acessar o controle de volume

Offline Bruno Carvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Retiro o que eu disse consegui resolver o problema, foi so reinstalar o pacote gnome-media que voltou a abrir o controle de volume

Offline hco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Bom, consegui resolver o problema do som de uma maneira bem simples. Apenas instalei esse pacote pelo Synaptic: libflashsupport

Segui a dica desse site que encontrei no google: http://www.hugogameiro.com/ubuntu-804-audio-flash-e-firefox-3-sem-som/

Espero que de certo para quem precisar.

Valeu!!!
* hCo *
Usuário Ubuntu

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Bingo!!!!
Solucionou meu problema com uma caixa USB. Grato por disponibilizar.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Brodovisk

  • Visitante
Legal Sérgio , anotado no Blog!
Por aí deu para  perceber que meu microfone funciona e capta!Pois a barrinha anda

Offline Zefonseca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Olá amigos. Troquei agora a pouco meu SO do Hardy para o Jaunty, aparentemente já vi algumas diferenças; umas para melhor, outras para pior.

Uso um notebook da Kennex, que veio com uma ATI HD2400, e senti melhoras significativas com relação ao desempenho 3D, sem falar que o sistema tá mais rápido (pelo menos por enquanto). Tinha um problema no Hardy que não dava pra ouvir música pelo Audacious, por exemplo, e abrir um vídeo no Youtube que dava problema no som, e vice-versa.
No Jaunty já notei que esse problema acabou; consigo ouvir o áudio, ao mesmo tempo, tanto de um vídeo no youtube quanto num player normal. Só que um problema chato apareceu nessa versão, o áudio fica pulando, como se tivesse ouvindo um cd arranhado, em qualquer situação: ouvindo o som de um vídeo no youtube, ou ouvindo uma mp3, ou mesmo um cd de audio normal. Fui em Sistemas/Preferências/Som e fiz uns testes por lá, e a cada 'driver' que eu selecionava dava uns xiados, que é o problema de ficar cortando o áudio de segundo a segundo.

Será que essas dicas resolvem? Estive olhando e boa parte dos pacotes não estão instalados, só uns 3 ou 4 pacotes estão instalados.

Alguém poderia dar uma força, pois não queria tentar a dica sem saber o que estou fazendo e acabar piorando as coisas.

Agradeço a alguma alma caridosa que venha a ajudar.

Abraços.
------------

Editado.

Estive passando um olho no google e vi de relance essa informação selecionada na imagem abaixo:



No mesmo instante puxei o cabo do mouse da USB e o som parou de cortar. Por coincidência foi um tópico aqui mesmo do fórum, mas o amigo que postou não teve auxílio de ninguém.
E agora, porque caramba tá acontecendo isso? No Hardy isso não ocorria.

Alguém sabe como resolver?
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 22:18 por Zefonseca »

Offline SergioJP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 220
  • Nada é melhor do que aprender e compartilhar.
    • Ver perfil
Caro Zefonseca, você já experimentou colocar o mouse em uma porta diferente da que está dando problema? Talvez resolva, andei pesquisando na internet sobre o teu problema e vi algumas coisas sobre um bug no pulse, mas fica muito difícil saber pois não sei qual é a sua configuração(Hardware) do seu PC, vi que algumas pessoas com ATI e NVidia tendo problemas um tanto parecidos, mas cada um tem sua particularidade. Uma coisa que eu sempre faço quando vou fazer algo de configuração que possa dar problemas eu geralmente uso um programa para criar uma imagem do HD aí se der problema eu posso restaurar.
Eu coloquei este tutorial porque tive alguns problemas de áudio com minha AUDIGY e procurando na net achei este tutorial que resolveu os meus  problemas e de alguns amigos também.
Creio que se você fizer certinho o que está descrito não vai dar problema não, inclusive vendo no fórum inglês do Ubuntu eles indicam este tutorial pra resolver os problemas.
Espero que você consiga resolve-lo, abraços.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Offline LittleSick

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Resolveu uma série de conflitos que co-existiam no meu computador em relação a gravação e reprodução de audio.
Muito agradecido por divulgar estas informações de suma importância. =D