Autor Tópico: Permissões Muuuuuito doidas  (Lida 3846 vezes)

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Permissões Muuuuuito doidas
« Online: 20 de Fevereiro de 2006, 22:27 »
Olá a todos e quem puder por favor me ajude

uso o Ubuntu 5.10

O meu problema é o seguinte: de repente quando fui abrir meu gaim, vejo q ele ficou sem ícones! pensei: ah, deve ser um errinho, é so se relogar e pronto. Dai me reloguei, reiniciei e nada... depois, tentando instalar o xine vi que na hora de desempacotar ele diz o seguinte:

#################################################
Desemacotando xine-ui (de .../xine-ui.......deb)
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/xine-ui_0.99.3-1ubuntu5_i386.deb (--unpack):
não foi possivel efetuar stat de './usr/share/pixmaps' (que eu estava prestes a instalar): Permissão negada
dpkg-deb: subprocesso paste morto por sinal (Pipe quebrado)
Erros foram encontrados durante o procesamento.....
#################################################

ja da pra ter uma idéia

então constatei que realmente, a pasta /usr/share/pixmaps não só tinha acesso restrito, mas também ao tentar entrar nela, o sistema me dizia q ela não existia, mas ao tentar criar uma pasta com o mesmo nome, o sistema me diz que não tenho permissão de criar aquela pasta. Tudo isso em root

Conclusão da história: a pasta q tem todos os ícones do sistema não existe mais, mas na realidade existe

me ajudem a resolver isso por favor!!!!!
Muito Obrigado

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Permissões Muuuuuito doidas
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 22:40 »
quem é o dono do diretório ?
geralmente este diretório tem que ser do dono root e grupo root
caso não seja experimente

sudo chown root:root /usr/share/pixmaps/*

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Não...
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 22:50 »
Não dá certo

chown: impossível acessar '/usr/share/pixmaps/*': Permissão Negada

doido doido... é possível uma pasta não ter dono?

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Permissões Muuuuuito doidas
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2006, 23:44 »
humm você passou por algum problema recente de queda de energia ou teve que desligar o micro forçadamente ?
geralmente isto acontece em uma destas ocasiões eu recomendaria fortemente uma checagfem no sistema de arquivos com o fsck

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Funcionou
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2006, 20:15 »
Beleza!!!!! funcionou, realmente não conhecia essa ferramenta... é so para reiserfs?

dai eu fiz um sudo fsck /dev/hda7 (claro, em outra distribuição, pois o meu hda7 é a partição do próprio sistema, ele é auto-montado na inicializaçao, e eu precisava usar o comando com o hda7 sem ser montado)
então fiz um sudo fsck --rebuild-tree /dev/hda7 e fui trabalhar (torcendo pra q minha mãe não desligasse antes do tempo, porque o processo demora)

mas deu certo, fora o grande inconveniente de que a pasta /usr/share/pixmaps não existe mais... então la se foram meus icones, mas não tem problema... se alguém tem solução pra isso.. mas o meu <<grande>> problema ta resolvido...

Muito obrigado