Autor Tópico: como proteger uma pasta com encriptação/password?  (Lida 2602 vezes)

Offline sra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
como proteger uma pasta com encriptação/password?
« Online: 11 de Agosto de 2008, 10:23 »
antes de mais devo dizer que não tenho a certeza se será este o lugar indicado para este tópico mas como não achei nenhum melhor aqui vai.

o meu problema é o seguinte:
devido a ter que viajar com alguma regularidade tenho algum receio que o computador se perca ou seja roubado e que toda a informação e dados pessoais fiquem disponíveis nas mãos de outros.
assim gostaria de saber se existe alguma opção simples e user-friendly de proteger certas pastas ou a partição onde tenho as minhas coisas (que faz parte do mesmo disco rígido onde está o sistema de ficheiros) com password ou encriptá-las de modo a que o computador fique mais seguro. também pensei em desmontar a partição mas não sei bem se isso será boa ideia e também acho que em termos de segurança vale de pouco.
já pesquisei na internet mas não consegui encontrar nada que eu conseguisse entender bem, ao ponto de me aventurar a fazê-lo.
uso o ubuntu 8.04 (sei que tem a opção encriptar com o botão do lado direito mas não consegui por a funcionar).

grato pela atenção

Offline rorema

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: como proteger uma pasta com encriptação/password?
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2008, 13:28 »
Poderias utilizar o Truecrypt,  criar um volume criptografado e mover os arquivos sensíveis para ele.

Veja : http://www.truecrypt.org/

Para instalar : sudo apt-get install truecrypt (no Ubuntu 8.04).

Offline sra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: como proteger uma pasta com encriptação/password?
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2008, 19:15 »
tentei fazer isso mas na última parte (a de formatar a pasta) aquilo fica lento e depois acaba por dar um erro : \