Autor Tópico: UP - Solução - Desinstalar ubuntu 8.04 em Windows SP3 em 2 minutos- Tutorial  (Lida 22190 vezes)

Offline n4rs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Descobrindo o ubuntu...
    • Ver perfil
    • n4rs' choice
Boas, vinha aqui colocar um problema.
Tenho 1 PC velho para instalar o Ubuntu e queria experimentar no meu portatil.
Instalei então o ubuntu 8 (versão que saquei do site oficial) no meu portatil, no modo "Instalar dentro do Windows". Na altura tinha um disco externo de 80 gb ligado e escolhi instalar aí. Não criei qualquer partição.
O problema é que apesar de aparecer no windows no "adicionar e remover programas" ele não desinstala, nem a partir do CD na opção Intalar e desinstalar ubuntu.

Agora fiquei com dual boot, e queria tirar isso e desinstalar.

Já tentei correr o cd original do windows, consola de recuperação, fixmbr, fixboot
e memso assim continua a aparecer no boot.

Alguem me podia dizer como o desinstalo e faço desaparecer do boot sem formatar o portatil?
Obrigado desde já pela ajuda.
« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 08:26 por n4rs »

Offline hedbruno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Desinstalar ubuntu 8
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2008, 13:43 »
simples e só escolher a opção windows no boot  :P

Offline n4rs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Descobrindo o ubuntu...
    • Ver perfil
    • n4rs' choice
Re: Desinstalar ubuntu 8
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2008, 13:49 »
simples e só escolher a opção windows no boot  :P
A sério??? Obrigadão, não sabia...

Agora a sério, o meu problema não é arrancar em windows, eu quero é desisntalar do protatil.

Agradecia ajuda séria se pudesse ser.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Desinstalar ubuntu 8
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2008, 13:54 »
Mesmo com a dose de sarcasmo que você destilou eu vou ajudar, ou tentar, pois é este o espírito que deve reinar numa comunidade.

Se instalou pelo windows você já tentou ir em Instalar e Desinstalar Programas, que fica no Painel de Controle??

Até sei que já falou da opção, mas é nela que deve-se fazer...

Qual é o erro quando tenta executar a opção?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline n4rs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Descobrindo o ubuntu...
    • Ver perfil
    • n4rs' choice
Re: Desinstalar ubuntu 8
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2008, 14:01 »
Mesmo com a dose de sarcasmo que você destilou eu vou ajudar, ou tentar, pois é este o espírito que deve reinar numa comunidade.

Se instalou pelo windows você já tentou ir em Instalar e Desinstalar Programas, que fica no Painel de Controle??

Até sei que já falou da opção, mas é nela que deve-se fazer...

Qual é o erro quando tenta executar a opção?
Obrigada e desculpa o sarcasmo mas uma pessoa às vezes quando tem um problema pode ficar um pouco irritada.

Já tentei, ele arranca a desinstalação até "extracting files" e simplesmente para.
O mesmo acontece quando tento usar o ficheiro de instalação/desinstalação que vem no cd.

Mais uma vez obrigado pela ajuda da comunidade que utiliza linux. Eu próprio não digo que não seja um sistema operativo bem melhor do que windows, mas por razões profissionais preciso do windows no portatil, e tudo quanto sejam programas extra devo retirar para ocupar o menor espaço possível, quanto mais ter 2 SO's, é extremamente complicado. No entanto no meu computador pessoal em casa vou instalar o ubuntu de raiz (pelo que possivelmente ainda vou recorrer à vossa ajuda mais vezes lol)

Se alguem tiver alguma ideia, agradeço sujestões.

Offline n4rs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Descobrindo o ubuntu...
    • Ver perfil
    • n4rs' choice
Re: Desinstalar ubuntu 8
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2008, 14:26 »
Não aparece erro quando tento executar, apenas desaparece!
Aparece "extracting files" e depois desaparece e para o processo de instalação/desinstalação

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Desinstalar ubuntu 8
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2008, 15:19 »
Bem como nunca usei o wubi, nem imagino a cara que ele tem eu fui fazer uma pesquisa no google, e infelizmente não encontrei nada parecido com seu problema.

Acho que existem algumas aplicações para windows que auxiliam na exclusão de programas, então acho que você deve tentar partir para alguma delas.

Obrigada e desculpa o sarcasmo mas uma pessoa às vezes quando tem um problema pode ficar um pouco irritada.

Só como esclarecimento, eu entendo que possa estar irritado (ou irritada), só acho que o pessoal aqui não é pago para ajudar, e o faz de coração, então a gente tem que tentar se conter mesmo, ainda que muitas vezes seja difícil.

Infelizmente não consegui te ajudar agora, mas caso tenha outras dúvidas sobre o Linux no futuro espero poder ajudar.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline n4rs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Descobrindo o ubuntu...
    • Ver perfil
    • n4rs' choice
Re: Desinstalar ubuntu 8
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2008, 21:06 »
Já encontrei a solução.
Obrigado a todos pela ajuda, amanhã posto aqui, pode dar jeito a mais alguem.
Pelo que vi, este é um problema recorrente no xp sp3 e não existem muitos sitios com a solução correcta (alias, na maior parte dos sitios a solução é fixboot, que não funciona).
Mas pronto, amanhã deixo aqui o tutorial com a solução.
Mais uma vez, obrigada pelo esforço.

 ;)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Desinstalar ubuntu 8
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2008, 21:16 »
Já encontrei a solução.
Obrigado a todos pela ajuda, amanhã posto aqui, pode dar jeito a mais alguem.
Pelo que vi, este é um problema recorrente no xp sp3 e não existem muitos sitios com a solução correcta (alias, na maior parte dos sitios a solução é fixboot, que não funciona).
Mas pronto, amanhã deixo aqui o tutorial com a solução.
Mais uma vez, obrigada pelo esforço.

 ;)

n4rs a preocupação de postar aqui a solução é super louvável e merece todos os agradecimentos possíveis.

Obrigado mesmo por se preocupar em compartilhar a informação, e caso venha a ter alguma dúvida relacionada ao Ubuntu, ou ao Linux estou a disposição, isto se puder ajudar, claro!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline n4rs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Descobrindo o ubuntu...
    • Ver perfil
    • n4rs' choice
Re: Desinstalar ubuntu 8
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2008, 08:04 »
Obrigado clcampos

Então aqui vai.

Segundo o que apurei em https://wiki.ubuntu.com/WubiGuide e noutros foruns que agora não me lembro, existe um problema efectivo no ficheiro de desinstalação do ubuntu 8.04 original com o windows xp sp3.

Quando a instalação do ubuntu 8.04 é realizada (como no meu caso) como mais um programa do windows, o ficheiro de desinstalação deixa de funcionar.

A solução apontada em cerca de 90% dos sites e foruns é de apagar partições, inserir o cd do windows, ir à consola de recuperação e fazer um fixboot e um fixmbr, entre outras soluções. O problema é que com este tipo de instalação não existe uma partição específica onde o ubuntu fica instalado. O ficheiro de boot é alterado e o ubuntu é adicionado como qualquer programa e não como um S.O. tradicional.

A solução para este caso é bem mais simples do que utilizar a consola e todos esses métodos.

O primeiro passo é remover o ubuntu do dual boot. Como fazer isso?

Simples, botão direito do rato em "O meu computador", escolher "Propriedades"-"Avançadas" e em "Arranque e recuperação" escolher "Definições".

Vai aparecer um conjunto de opções entre as quais "Editar". Ao escolher "Editar" abrem o ficheiro em notepad do Boot do sistema. Em dual boot ele deve-se assemelhar a isto:
[boot loader]
timeout=15
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Home Edition" /noexecute=optin /fastdetect
c:\wubildr
(não tenho a certeza desta última linha mas é qualquer coisa parcida com isto)

Devem agora apagar a última linha e salvar e apagar os ficheiros "wuildr" e "wuildr.mrb" que se encontram na raiz do vosso sistema (normalmente o c:).Isto é independente de onde tenham instalado o ubuntu.
Aconselho a fazerem uma cópia de segurança do ficheiro de boot e destes 2 que devem apagar.

De seguida, e como o ficheiro de desinstalação não serve com o sp3, devem de sacar este https://wiki.ubuntu.com/WubiGuide?action=AttachFile&do=get&target=Uninstall-Ubuntu.exe e coloca-lo na drive onde instalaram o ubuntu.

Correm o ficheiro de desinstalação e já está.

Em 2 minutos resolvem o que me demorou um dia inteiro a resolver, LOL.

Espero que este tutorial sirva para quem venha a ter o mesmo problema e obrigado ao pessoal que me foi ajudando aqui no forum. Por vezes 100 cabeças pensam melhor do que 1, por isso não tenham medo nem vergonha de pedir ajuda.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: UP - Solução - Desinstalar ubuntu 8.04 em Windows SP3 em 2 minutos- Tutorial
« Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2008, 10:14 »
Valeu, coloquei no favoritos, para caso alguém mais venha a precisar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Crispim

  • Visitante
Re: Desinstalar ubuntu 8
« Resposta #11 Online: 11 de Agosto de 2008, 14:04 »
Gostaria de agradecer pelo "Tutorial" de desinstalação do ubuntu no Windows como programa. Será muito útil, vou verificar ainda hoje em casa, estava procurando a algum tempo um modo de desinstalar o mesmo. Confesso que sou usuário Windows, contudo instalei o Ubuntu em uma partição, realmente e um sistema excelente! Pessoalmente vou continuar a usar e divulgar. Desde já agradeço a todos. Abraço.

Offline renanasd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: UP - Solução - Desinstalar ubuntu 8.04 em Windows SP3 em 2 minutos- Tutorial
« Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2009, 23:01 »
Cara estava tendo esse problema do dual boot e de unistal do ubuntu nao prestar

E como tinha 80gb de back up ficaria muito desgastante uma formataçao
Agradeço muito por esse tutorial

Offline chicojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: UP - Solução - Desinstalar ubuntu 8.04 em Windows SP3 em 2 minutos- Tutorial
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2010, 09:46 »
  :-[ cara n4rs.

venho aqui mais para tirar uma duvida a respeito do tutorial : vc diz que o 1º passo é simples, botão direito do rato em " O meu computador", escolher e etc. penso eu que isto e para fazer no windows certo? só que no meu caso como tentei apagar o ubuntu pelo comando do windows: "apagar ou remover programas", o ubuntu continua lá e eu não tenho mas como fazer o boot do windows. o que fazer?