Autor Tópico: [Resolvido] quase conseguindo usar Ubuntu  (Lida 2250 vezes)

Offline SPYK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
[Resolvido] quase conseguindo usar Ubuntu
« Online: 29 de Julho de 2008, 23:23 »
Galera estou a algum tempo tentando usar o Ubuntu, e tenho feito minhas tentativas na base dos erros e acertos. Venho lendo sobre a documentação do Ubuntu mas pelo fato de ser novato este problema não estou conseguindo resolver.
Já tenho um tópico aqui desta ultima tentativa mas como o tema é outro eu não mexi nele, e acho que após resolver este problema os dois ficam resolvidos.

Inicialmente não conseguia instalar a internet no Ubuntu, problema de atualização de firmware, feito ai eu iniciei a atualização e descobri um problema maior. Na hora de montar o sistema, como montei em dual boot com windows XP tive de montar as partições manualmente e acabei por não instalar o sistema na partição correta. Ficou assim:
Partição do Windows: NTFS 29,29BG
linux: Ext3 29,06GB swap 3,91GB e como sobrou 2,27GB montei uma ReiserFS.
O problema é que na hora de montar o sistema acabou por instalar todo na partição ReiserFS, com apenas 2,27GB e agora não tem espaço na unidade para instalar atualizações e nem a internet funciona, já que não tem espaço nenhum na partição para nada, nem para gravação nem troca de arquivos.
O que eu tentei até agora foi entrar com um live-CD Ubuntu e tentar editar as partições mas no final diz que estão desmontadas.
Alguem saberia o que mais eu poderia fazer para resolver esta situação sem perder o sistema montado. Eu até pensei realmente em formatar novamente, mas perderia a chance de aprender a resolver. Não testei comandos encontrados na documentação do Ubuntu por exemplo pois alguns eu não entendi e os que entendi não consegui usar ainda.

Abraços a todos e desculpe pelo Discurso. :D

Ps: uma outra dúvida que ainda não encontrei resposta (falta de tempo para pesquisar mais a fundo) é em relação a questão do tópico que tenho e preciso encerrar. No tópico não há menção a solução que encontrei, que no meu caso foi atualização de firmware para conectar a internet. Eu apenas coloco [resolvido] ou posto para inserir a forma como resolvi. A duvida e porque o tópico tem mais de mes que esta parado. O link para ele:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36736.msg219421.html#msg219421
« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 20:46 por SPYK »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: quase conseguindo usar Ubuntu
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2008, 03:42 »
Eu acho que não dá para mover a partição raiz, pois é nela que está o Kernel que foi usado no boot.

A solução seria reinstalar, escolhendo como partição raiz (ponto de montagem /) a partição de 29 GB.

Você até poderia apagar as partições criadas (menos a do Windows) e criar/usar uma partição de 10 GB para o sistema (/), permitindo a instalação de tudo que quiser (jogos grandes, por exemplo), 1,1 GB para swap (se vc tem 1 GB de memória, vai poder usar o hibernar/suspender) e o que sobrar para seus dados, montado como /home.

Procure no Fórum os tópicos sobre instalação do Ubuntu, pois neles há dicas sobre como usar o Gparted, o particionador gráfico que vem no CD de instalação.

Boa sorte.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: quase conseguindo usar Ubuntu
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2008, 03:46 »

Ps: uma outra dúvida que ainda não encontrei resposta (falta de tempo para pesquisar mais a fundo) é em relação a questão do tópico que tenho e preciso encerrar. No tópico não há menção a solução que encontrei, que no meu caso foi atualização de firmware para conectar a internet. Eu apenas coloco [resolvido] ou posto para inserir a forma como resolvi. A duvida e porque o tópico tem mais de mes que esta parado. O link para ele:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36736.msg219421.html#msg219421


Pode postar lá como vc resolveu o problema (e também colocar o "resolvido"), pois a intenção aqui é que as soluções sejam disponibilizadas a todos os usuários.

Até.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline SPYK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: quase conseguindo usar Ubuntu
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2008, 22:47 »
Bom. Creio que esta resolvida a parte da montagem do sistema. O problema é que ao remontar o sistema remontei também o problema com o modem dsl 500b da d-link, que sequer é reconhecido pelo sistema. na outra vez atualizei o firmware e resolveu mas agora nem assim. (tentei uma vez mas já parei pois este procedimento é arriscado demais para ficar experimentando).
O problema maior em relação a este modem é que nas pesquisas no google ninguem tem problemas usando este modelo de modem em llinux, então diminui ainda mais a chance de saber o que pode estar acontecendo.

De qualquer forma valeu pelas dicas... ;)

Após reiniciar ontem nada aconteceu mas hoje iniciei o computador e pronto, digitei pppoeconf e ele reconheceu o modem e a internet esta funcionando legal, aliás estou digitando agora pelo firefox já no Ubuntu.

Abraços e obrigoado pelas dicas. Agora ás atualizações... :D
« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 20:45 por SPYK »