Problema com permissões me deixando "maluco"

Iniciado por Maxell, 26 de Julho de 2008, 22:10

tópico anterior - próximo tópico

Maxell

Ao instalar o Ubuntu ele pediu o nome e senha de um usuário, fiz. Toda vez que iniciou o sistema me logo com os dados criados; no entanto, para copiar/recortar/colar qualquer arquivo ele me pede permissão, isso tem me deixando maluco pois não sei como dar permissão. Algumas vezes consegui clicando em "Propriedades" na aba "Permissões" e definindo "Escrita e Leitura" para todos, mas quase sempre isso não funciona.

No Firefox qualquer arquivo que eu faça download ele não permite salvar dizendo que eu não tenho permissão, ainda não consegui resolver :/

Há alguma forma de definir permissão geral e acabar com essa "chatice"??? Ou mais urgente, como resolve o problema no Firefox, já que não posso salvar nada  :-\

clcampos

Onde esta tentando copiar estes arquivos? Para onde?

Quais diretórios?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

felipeborges

no Terminal:

sudo chmod 777 arquivo.extenção

Cuidado com as permissões, pois elas garantem a segurança do sistema, mais visto que a pasta /home deve ser manipulada pelo usuário comum. Tente dar CHMOD 777 na pasta home.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

clcampos

Sei não em felipeborges!!

Não tenho por costume dar direitos a usuário nenhum gravar no diretório /home, e não vejo pelo que o usuário ter esta permissão.

Ja no diretório HOME do usuário (no meu caso /home/clcampos) dou direito apenas ao meu usuário, ou seja 700.

Já dentro do meu diretório eu deixo tudo liberado (777) porque ai já não faz diferença.

Mas se o usuário der permissão 777 em algum diretório do sistema ele pode vir a ter problemas, por isto de saber exatamente onde ele quer salvar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

kunigas

Citação de: Maxell online 26 de Julho de 2008, 22:10
Ao instalar o Ubuntu ele pediu o nome e senha de um usuário, fiz. Toda vez que iniciou o sistema me logo com os dados criados; no entanto, para copiar/recortar/colar qualquer arquivo ele me pede permissão, isso tem me deixando maluco pois não sei como dar permissão. Algumas vezes consegui clicando em "Propriedades" na aba "Permissões" e definindo "Escrita e Leitura" para todos, mas quase sempre isso não funciona.

No Firefox qualquer arquivo que eu faça download ele não permite salvar dizendo que eu não tenho permissão, ainda não consegui resolver :/

Há alguma forma de definir permissão geral e acabar com essa "chatice"??? Ou mais urgente, como resolve o problema no Firefox, já que não posso salvar nada  :-\

Sobre definir permissão geral, você pode dar uma pesquisada no comando chown. Pesquise antes sobre chmod se não souber o que é.