Autor Tópico: Firefox e Thunderbird monitoram usuários?  (Lida 2095 vezes)

Offline Niheme

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Firefox e Thunderbird monitoram usuários?
« Online: 25 de Julho de 2008, 14:25 »
Olá a todos.
Qual é a opinião de vocês sobre esse assunto?
http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=32370&zoneid=292&resumo=firefox_thunderbird_monitoram_usu%C3%A1rios


http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=32370&z=292&resumo=firefox_thunderbird_monitoram_usu%C3%A1rios

"Firefox e Thunderbird monitoram usuários
26/06/2008 22:25

Muitos defensores do Firefox (navegador) e do Thunderbird (leitor de e-mails) alegam que dentre as suas vantagens, está o fato deles serem open-source, ou seja, qualquer um pode acessar o código-fonte deles, tornando-os "mais seguros".

O curioso nessa falácia é aparentemente ninguém faz isso, pois se fizessem, teriam descoberto que estes programas enviam diariamente para os servidores do Mozilla diversas informações sem o consentimento do usuário. Este é um comportamento característico de spywares, algo indesejado por todos.

O mais divertido é que isso não foi descoberto lendo-se o código-fonte (pois evidentemente os desenvolvedores têm algo mais útil para fazer ao invés de revisarem dezenas de milhares de linhas de código como passatempo), mas sim através de monitoramento do firewall.

Alguns usuários preocupados com segurança notaram que tanto o Firefox quanto o Thunderbird abrem uma conexão segura (SSL) com o IP 63.245.213.32 (pertencente à Fundação Mozilla) e enviam um pacote de dados contendo:

- IP do computador
- Hora local
- Versão do produto utilizado
- Se o usuário utiliza algum plug-in ou add-on
- Número de usuários ativos utilizando as aplicações

Interessante isso, né ?

Se o IE estivesse fazendo isso, certamente a maioria dos sites de informática e tecnologia publicariam com destaque que a Microsoft era desonesta e anti-ética, e discorreriam intermináveis parágrafos com a eterna conversa-fiada sobre a "maior segurança do código aberto", o crescimento do Linux no desktop (de nada para coisa alguma) e as vantagens da Apple (cujo principal argumento para vender os seus caríssimos computadores é que "eles rodam Windows e Office").

Será que a mídia será imparcial ou será que ela vai poupar a "inocente" Mozilla por espionar seus usuários ? ...


A notícia original está na ZDnet

(*) Curiosamente a versão tupiniquim do site da Apple está escrito que "o Mac pode correr Windows e Microsoft Office". Pelo visto eles quiseram economizar uns trocados com um tradutor decente e utilizaram algum programa automático que traduziu ao pé da letra o que está publicado na versão em inglês. Provavelmente "The boy is behind the door" seria traduzido para "O boi está berrando de dor" - e isso não seria novidade, pois eles não estão acostumados com o nosso idioma, uma vez que os teclados de todos os computadores e notebooks deles vendidos aqui no Brasil sequer têm teclas de cedilha e acentuação (algo que os PCs têm desde 1982) ;) ...

Só rindo mesmo...

[]s

Baboo.
26/Jun/08"

Abs
Niheme

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Firefox e Thunderbird monitoram usuários?
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2008, 15:16 »
Não vejo problemas, ao visitar um site por exemplo, qualquer navegador deixa esses "rastros" pra trás, não tem como evitar, e se a Mozilla Foundation usa esses dados como estatística e nunca escondeu isso de ninguém, o que há de errado? qualquer log de servidor web possui essas informações, aposto que aqui mesmo nesse site há vários megas de estatísticas disponíveis para os administradores, e daí?  :P

Já que a notícia além de antiga, possui um alto teor de parcialidade, seria interessante perguntar para o autor quais são as informações que tanto o WGA quanto o Windows Update enviam para a Microsoft, essas sim "confidencias" e muito mal documentadas.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Firefox e Thunderbird monitoram usuários?
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2008, 15:47 »
Blá blá blá, o quality feedback agent, é dos tempos do Netscape Communicator
ou seja é conhecido faz séculos, fazendo uma instalação personalizada do firefox
você escolhe se quer instalar ele e o DOM inspector, aliás mesmo na instalação padrão
é só ir em Ferramentas->Complementos->
e desabilitar o talkback, que é instalado como extensão.

http://www.mozilla.org/quality/qfa.html
« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 16:06 por Xterminator »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Firefox e Thunderbird monitoram usuários?
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2008, 16:05 »
Eu desconsidero totalmente esta fonte. Baboo é troll, babão da Microsoft.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Baboo babão da Microsoft.
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2008, 16:49 »
Eu desconsidero totalmente esta fonte. Baboo é troll, babão da Microsoft.

[2]

Onde eu assino?

Ha ha ha, a Microshit sempre escondeu o que ela faz com a gente usando as ferramentas

bisbilhoteiras dela.

E querem falar dos programas livres...

Nem vou discutir com esses caras. Pelo menos eu posso ficar com o Linux de graça ou os programas. Pago

pra ajudar se eu quizer e se puder.

Bando de egoístas esses caras querendo falar mal do SOFT LIVRE.

Tão tudo se borrando nas calças de medo.

Tenham mesmo rapazes da MicroShit, pois queremos saber que patentes são essas que os amigos do

Software Livre quebrou.

Ah sim Bill Gates, obrigado por me dar licença de graça pra meu XP, pois caso contrário eu jamais teria pago

esse sistema fajuto.

Linus Torvalds é o cara!

E RMS também!

Prove que seu sistema é bom Gates! Mostra o Fonte dele! Ou vc acha que seu sistema é bom porque roda "de tudo" ?


« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 17:20 por Bud Spencer »
Removido pela Moderação.