Autor Tópico: [RESOLVIDO] Criar uma instalação apartir de tudo que tenho instalado  (Lida 4300 vezes)

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Gostaria de criar um cd de instalação onde eu o fosse instalar em outra máquina e ele já instalasse tudo que tenho agora (tipo Thunderbird, AWN, Audacious, alguns ícones que uso...).
Vi uma vez num post aqui mas não achei ele, tava procurando e não achei ele...

Para quem não entendeu, no Windows usaria um programa chamado N-lite aonde ele cria um cd de instalção com vários drivers que baixo da internet e passa para esse cd.
O que procuro seria quase isso, mas ele viria com os programas que instalei no meu Hardy.
Se não entenderam, avisa que dou uma explicada melhor.

Obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 28 de Julho de 2008, 08:11 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

alarcon

  • Visitante
Re: Criar uma instalação apartir de tudo que tenho instalado
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2008, 17:48 »
Gostaria de criar um cd de instalação onde eu o fosse instalar em outra máquina e ele já instalasse tudo que tenho agora (tipo Thunderbird, AWN, Audacious, alguns ícones que uso...).
Vi uma vez num post aqui mas não achei ele, tava procurando e não achei ele...

Para quem não entendeu, no Windows usaria um programa chamado N-lite aonde ele cria um cd de instalção com vários drivers que baixo da internet e passa para esse cd.
O que procuro seria quase isso, mas ele viria com os programas que instalei no meu Hardy.
Se não entenderam, avisa que dou uma explicada melhor.

Obrigado pela ajuda.

procure por remastersys no pesquisar deste fórum que tem bons artigos, mas não lembro de nenhum link no momento.

Offline tadashi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Criar uma instalação apartir de tudo que tenho instalado
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2008, 17:53 »
Apresentação
Olá galera do VOL, estou escrevendo este artigo porque tive dificuldade em encontrar tutoriais completos que me ajudassem a resolver o problema que eu tinha na empresa, que era criar um CD de instalação do sistema Debian Linux já instalado no computador. Não poderia remasterizar uma distro por motivos internos da empresa.

Para mim foram necessários dois CDs, um para dar boot no sistema e outro com a imagem.

Estou utilizando a distro Debian Etch, mas pode ser adaptada para qualquer distribuição, de qualquer tamanho.

Nesse artigo utilizei o livecd system rescue cd para criar as imagens e para restaurar o sistema:

    * http://www.sysresccd.org/Download

Preparando o HD

Primeiro é necessário criar uma nova partição para que você possa guardar a imagem da partição que está instalado o sistema operacional.

No meu caso o sistema ocupava 2GB e eu precisei de 650 MB, utilize o seu particionador preferido, no exemplo eu utilizo o cfdisk, abra um terminal como root e execute o cfdisk. Tem vários tutoriais na internet que ensinam a utilizá-lo.

# cfdisk

Após a criação, formate a partição que você criou para guardar a imagem do sistema.

# mkreiserfs /dev/sda2

OBS: Nesses exemplos de comandos eu uso uma máquina com HD sata, por isso que os comandos relacionados ao hd são /dev/sda[1,2], se fosse IDE seriam /dev/hda[1,2] etc.

Copiando a MBR e tabela de particionamento
Temos agora que copiar a MBR e a tabela de particionamento do HD.

Abra um terminal, monte a partição que você criou e acesse a partição:

# mount /dev/sda2 /mnt/sda2
# cd /mnt/sda2

Para copiar a MBR execute o seguinte comando:

# dd if=/dev/sda of=sda.mbr count bs=512

Para copiar a tabela de partição execute o seguinte comando:

# sfdisk -d /dev/sda > sda.sf

OBS: Esses comandos criaram 2 arquivos, o sda.sf e o sda.mbr, que já ficaram dentro da partição que você criou para facilitar a criação da imagem.

Criar a imagem da partição


O sistema que estou usando neste exemplo está instalado em /dev/sda1, a partição que criei para armazenar a imagem é a /dev/sda2.

Agora suba a máquina com o "livecd sysrescuecd".

Monte a partição que você criou:

# cd /mnt
# mkdir sda2
# mount /dev/sda2 /mnt/sda2

Agora criaremos a imagem da partição utilizando o partimage, execute o comando:

# partimage

Ao abrir o partimage, em "--Partition save \ restore" selecione a partição que você irá copiar.

Em Image file to create /use, digite o caminho e o nome da imagem. Exemplo:

/mnt/sda2/nome_da_imagem

OBS: O partimage adiciona o .000 por padrão, se a imagem for maior ficará .001, 002.

Quando terminar a criação da imagem, reinicie o computador retirando o livecd do drive.

Criação do script de instalação

Depois de reiniciado o sistema, retire o livecd para que suba seu sistema habitual.

Abra um terminal e monte a partição que estão as imagens que você criou e acesse:

# mount /dev/sda2 /mnt/sda2
# cd /mnt/sda2

Agora iremos criar um script para fazer a restauração da imagem da tabela de partição e MBR, digite:

# vim instalar

Citar
#!/bin/bash
#######################################
#Script criado por michel b. r.
#Faz a restauração da imagem
#######################################

#Cópia a mbr
dd if=/mnt/cdrom/sda.mbr of=/dev/sda

#Copia o sistema de particionamento
sfdisk --force /dev/sda < /mnt/cdrom/sda.sf

#Puxa a imagem para o hd
partimage -b restore /dev/sda1 /mnt/cdrom/nome_da_imagem.000
reboot
exit

Depois de copiado, digite esc : wq.

Passando tudo para o cdrom
Abra um terminal, acesse a partição em que está a imagem e vamos criar uma ISO de tudo que está na partição:

# mkisofs -o /home/usuário/imagem.iso /mnt/sda2/

OBS: O comando mkisofs gera a imagem .iso, a opção -o serve para dar o caminho e o nome que terá a imagem, logo em seguida coloca-se o diretório que contém os arquivos que entrarão na imagem na internet, tem vários tutorias que ensinam utilizá-los.

Agora coloque um cdr no drive...

# cdrecord dev=0,0,0 -v speed=8 -fs=16 -eject -data imagem.iso

Finalização
Depois de gravada a imagem no cdrom, dê o boot com o livecd do sysrescuecd. No boot haverão várias opções, digite a opção a seguir:

# rescuecd docache

Essa opção carrega o livecd todo na memória, deixando o drive do cdrom livre para ser utilizado.

Troque o cd que está no drive pelo cd da imagem que criamos. Monte o cdrom com o seguinte comando:

# mount /dev/cdrom /mnt/cdrom

Acesse o cdrom:

# cd /mnt/cdrom

Execute o script que criamos anteriormente:

# sh instalar

Pronto, é só aguardar para uma imagem de 650MB, a restauração demora cerca de 5 minutos dependendo do seu hardware.

Considerações
É isso colegas, o intuito de se publicar um artigo dessa natureza é para que se melhore ou se corrija algumas falhas e para ajudar alguém que tenha o mesmo problema que eu tive. Sugestões serão bem vindas!!!

Bibliografia utilizada:

Livro "Ferramentas Técnicas", do Carlos E. Morimoto.


Artigo retirado do VOL http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=8128&pagina=1
Esta com duivida não pergunte procure! www.google.com.br

Offline canha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Criar uma instalação apartir de tudo que tenho instalado
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2008, 20:00 »
 Eu utilizei  o Remastersys no Ubuntu  e tambem no Ultimate Edition 8.04 (Ubuntu) , muito facil de usar com dois cliques ,voce ja tem num DVD ou CD uma copia exata de tudo que tem instalado , toda a configuração , só muda a tela do Grub , e tambem formatei para ver se iria funcionar depois o Ultimate Edition  ,resultado perfeito. Alias o programa tem mais ou menos 800Kb e é em modo grafico. Abaixo segue o link com muitos detalhos , eu não segui a proposta de personalização , apenas a instalação e como usar , voce tambem pode copiar a pasta home , só que neste caso se voce quiser instalar por exemplo no computador de um amigo ele tambem terá uma copia , os wallpapers  , plugins , codecs , tudinho será copiado , voce terá um Live CD do Ubuntu personalizada .


http://hamacker.wordpress.com/criando-seu-livecddvd-com-o-remastersys/
« Última modificação: 25 de Julho de 2008, 20:09 por canha »
BIGLINUX 4
SIDUX 2008.03 OUREA
UBUNTU ULTIMATE EDITION 1.8

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Criar uma instalação apartir de tudo que tenho instalado
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2008, 08:11 »
Muito obrigado!
Ajudou muito.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: [RESOLVIDO] Criar uma instalação apartir de tudo que tenho instalado
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2008, 10:03 »
Pois é, e nego ainda consegue complicar o que tem de mais fácil pra se fazer, hehehehe... :D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline gpr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
    • www.gpr.ppg.br
Ubuntu Studio