Autor Tópico: Problemas com NFS e NIS  (Lida 2857 vezes)

Offline Paulo Lanza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Problemas com NFS e NIS
« Online: 23 de Julho de 2008, 21:55 »
Olá Pessoal!! É o seguinte,
Estou montando uma rede na empresa onde trabalho, é um projeto de inclusão digital e estamos usando um servidor Ubuntu 8.04 server e as maquinas clientes com Ubuntu 8.04 desktop. Segui este tutorial: http://colab.interlegis.gov.br/wiki/CriandoServidordeArquivosAutenticacao.Tudo da certo, mas quando vou logar na maquina cliente com um usuario criado no servidor ele aprece alguns erros.

No primeiro alerta aparece:

Sua pasta pessoal está definida como "/home/instrutores/paulo" mas parece não existir. Você deseja iniciar uma sessão com o diretório /(Raiz) como sua pasta pessoal? É provável que nada funcione a menos que você utilize uma sessão de segurança.

Tenho a opção de [Sim] ou [Não] se eu escolher não ele fecha a tela e pede pra digitar o login denovo mas se coloco sim ele aparece essa outra janela:

O seu arquivo $HOME/.dmrc está sendo ignorado. Isto impede que a sessão padrão e o idioma sejam salvos. O arquivo precisa ser de prioridade so usuario e ter permissões 644(não ter permissão de escrita por outros usuarios). O diretório $HOME do usuario deve ser de propriedade do usuario e outros usuarios não devem ter permissões de escrita.

Aqui só tenho a opção de [OK]. Então aparece a seguinte mensagem:

Sua sessão durou menos de 10 segundos se você não terminou um sessão, isso pode significar que há algum problema de instalação ou que pode estar sem espaço em disco. Tente iniciar uma sessão de segurança para verificar se você consegue consertar o problema.

Já instalei várias vezes e sempre da este mesmo problema, o Cliente encontra o Servidor e o Servidor também encontra o Cliente mas sempre que tento logar aparece essas mensagens. Sou iniciante em Linux, mas creio que o problema esta na montagem no NFS do Cliente, coloquei da seguinte forma mount -t nfs <IP do meu Servidor>:/home/instrutores/paulo /home....não tenho certeza se esse é o problema...mas se alguém puder ajudar, os ususarios e os grupos também criei de acordo com o tutorial. Desde já agradeço, uma boa semana a todos!
« Última modificação: 23 de Julho de 2008, 22:06 por ins3rt c0in »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Problemas com NFS e NIS
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2008, 22:07 »