Autor Tópico: Novo usuário  (Lida 2233 vezes)

Offline Leonardo1234

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Novo usuário
« Online: 23 de Julho de 2008, 03:09 »
Olá companheiros, há muito tempo atrás, assim que saiu o kurumim, optei por substituir meu windows por um sistema linux.

Naquela época ainda não existiam os inúmeros recursos de pesquisa que hoje a comunidade linux tem proporcionado, principalmente aos novos usuários, fui então obrigado a voltar para o windows, simplesmente porque conseguia fazer tudo que precisava no kurumim, menos colocar o drive de cdrom para funcionar.

Comprei revistas, procurei na internet, tentei ajuda com alguns amigos que também haviam optado pelo kurumim, mas não obtive êxito, por fim estou eu aqui com meu windows xp...

Resolvi agora fazer uma nova tentativa de finalmente fazer parte dessa comunidade, conversei com um amigo que usa o ubuntu e fiquei animado, mas durante duas semanas estou pesquisando na internet sobre ele e estou cultivando algumas dúvidas que gostaria que alguém me ajudasse...

Utilizo um pack de programas no windows e preciso ter certeza que conseguirei realizar o que faço com eles também no linux, então vou relacionar os tipos de softwares aos quais ainda não encontrei alternativa no ubuntu para que algum dos amigos desta comunidade possa gentilmente me ajudar.

1. HJSPLIT, ele funciona no ubuntu ou existe alguma alternativa a ele para juntar downloads?

2. Pacote macromedia dreamweaver 8, preciso muito principalmente do fireworks e do flash, vi que existem vários programas que posso utilizar em alternativa ao dreamweaver mas não a esses dois, li muito também sobre a emulação deles no linux, e as opiniões que pude ver são contraditórias, muitos dizem que trava demais com o wine e não compensa, outros dizem que só é possível emular o macromedia dreamweaver mx, e outros dizem que conseguiram fazer funcionar, pelo amor de Deus me ajudem;

3. Não encontrei alternativas para leitores multiformatos com o Erocket,  o Msreader e o Mobipocket reader, tenho vários e-books no formato que só eles abrem, preciso de saber se vou conseguir abri-los no ubuntu;

4. Também não encontrei um player Flash como o FLV player, por exemplo;

5. Preciso também saber se existem softwares com os quais eu possa visualizar as bases do ARC GIS;

6. Existem softwares como o UltraRMconverter, o VSO ConvertXtoDVD, e o DVDsanta, para que eu possa  converter os formatos dos meus filmes e vídeos quando precisar?

7. Existe algum software como o CCLEANER que apaga os vestígios das ações realizadas no desktop de maneira eficiente?

8. Existe algum software para gerenciar arquivos tipo bin e iso assim como o poweriso?

9. Quanto ao meu navegador, utilizo já o firefox, mas preciso que no linux ele tenha os plugins que utilizo, principalmente o Megauploa3 e o pdf download, consigo que eles funcionem no Ubuntu?

10. Preciso também que o Ubuntu rode todos de meus componentes de HARDWARE, tenho um AMD Athlon 64 3.0 com placa mãe ASUS A8V, 1 GB de RAM, HD Sata Seagate 250 GB, Geforce 5600 256 MB, Monitor  Samsung 19". Os principais aplicativos de hardware instalados no meu pc estão abaixo relacionados.

MARVEL MINIPORT DRIVER;
ASUSPROBE;
ATHLON 64 PROCESSOR DRIVER;
COOL & QUIET;
REALTEK AC97 AÚDIO;
VIRTUAL CABLE TESTER;
DRIVE RAID SATA;
HP PSC & OFFICEJET 5.3.B;
LEXMARK LASER E120;
MY EBOOK ESSENTIAL WESTERN DIGITAL 500GB (HD EXTERNO);
Gravadora DVD-RW SAMSUNG 16X


Pessoal não quero abusar da compreensão e disposição de vocês, sei que me estendi muito neste tópico mas preciso de tirar todas as dúvidas que tenho para poder de uma vez por todas tirar esse xp do meu pc.

Obrigado

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Novo usuário
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2008, 07:35 »
Primeiro de tudo, o suporte ao seu hardware não parece ser um problema.

De seguida, vale afirmar que muitos dos programas que vc citou têm substitutos muito bons no Linux.

Por exemplo, tocar flv e converter vídeos é até mais fácil do que no Windows, sendo que o Linux não precisa de "limpeza" (CCleaner) além da que o próprio Firefox provê na opção "limpar dados pessoais".

As extensões do Firefoz funcionam exatamente como no Windows, sendo que os plugins para áudio e vídeo (flash incluído) funcionam bem na maioria dos sites.

Em suma, aproveitando que vc já tem o XP instalado, pense em instalar o Ubuntu em "dual  boot" (ter WinXP e Ubuntu na máquina ao mesmo tempo, mas usando um de cada vez) numa primeira etapa de migração, aproveitando para testar soluções de emulação para os programas Windows que vc precisa usar.

Tanto aqui como na internet vc encontrará muita informação sobre como obter um "dual boot".

Boa sorte.
« Última modificação: 23 de Julho de 2008, 07:41 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Leonardo1234

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Novo usuário
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2008, 02:14 »
Obrigado Pinduvoz, sobrou apenas a dúvida em relação ao Dreamweaver, mas vou arriscar a performance do emulador.

Se eu puder abusar da sua disposição gostaria de aproveitar para perguntar em relação ao notebook acer aspire 4520 com vista instalado, ele tem uma pancada de driver para funcionar o bluetooth, webcam, ethernet, etc..., será que se eu instalar o ubuntu nele vou conseguir que ele tenha pleno funcionamento de hardware? Porque quanto ao XP para instalá-lo neste notebook precisaria baixar todos os drives de sites chineses e confiar que funcionariam...

Independente da resposta a segunda dúvida te agradeço pela força.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Novo usuário
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2008, 02:55 »
Procure no site do brlinux sobre a compatibilidade do note que vc citou. Tem uma lista enorme de hardware compatível lá, mas já adianto que os Acer que não usam vídeo da SIS costumam funcionar muito bem com Linux.

Tem emuladores pagos que funcionam muito melhor do que os "free". Veja o tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,38076.msg227151.html#msg227151

A codeweavers é a grande responsável pelo progresso, ainda que lento, do Wine.
« Última modificação: 24 de Julho de 2008, 02:59 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::