Autor Tópico: Salvar um arquivo na pasta init.d [RESOLVIDO]  (Lida 6577 vezes)

Offline cris.tom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Linux, uma questão de filosofia!
    • Ver perfil
    • Impressões Sem Pressões
Salvar um arquivo na pasta init.d [RESOLVIDO]
« Online: 22 de Julho de 2008, 21:36 »
 ??? Olá pessoal! consegui compartilhar a internet com um servidor (Ubuntu) e um cliente (Vista), só que toda vez que reinicio o cpu tenho que digita todo o script novamente no Terminal...já vi em vários tutoriais como fazer para que naum precise ficar toda hora digitando estes comandos...até porque minha esposa naum vai querer saber disso, ela vai querer ligar o cpu e conectar direto...hahaha...quando tento salvar o script que fiz no editor de texto na pasta init.d aparece uma mensagem de erro dizendo que "Não foi possível salvar o arquivo" /etc/init.d/compartilhar (nome do meu script)". Vc naum tem as permissões necessárias, etc, etc...Já fui também em Sistema/Administração/Janela de início de sessão e tentei liberar por lá, mas naum deu certo...pelo terminal naum sei como poderia salvar o tal arquivo de inicialização na pasta init.d...como vcs puderam ver já fui em vários tópicos e sites, mas ainda estou tendo que digitar todos os comandos para compartilhar a net...se alguém puder me ajudar será muito bom...Valeu pessoal. :'(
« Última modificação: 23 de Julho de 2008, 12:45 por cris.tom »
Linux, uma questão de filosofia!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Salvar um arquivo na pasta init.d
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2008, 21:47 »
Edite o arquivo usando o sudo (para o terminal) ou gksudo para o ambiente gráfico.

No Aplicações > Acessórios > Terminal (ou Consola) digite:

Código: [Selecionar]
sudo  gedit  /etc/init.d/compartilhar
ou

Código: [Selecionar]
sudo  nano  /etc/init.d/compartilhar
Usando o ambiente gráfico digite Alt + F2 e na caixa que se abre digite "gksudo  gedit  /etc/init.d/compartilhar"

Assim é possível salvar seu arquivo.

A sim, é necessário que seu usuário tenha direitos administrativos (estar no grupo admin), como o usuário criado durante a instalação.
« Última modificação: 23 de Julho de 2008, 10:26 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Salvar um arquivo na pasta init.d
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2008, 07:55 »
Edite o arquivo usando o sudo (para o terminal) ou gksudo para o ambiente gráfico.

...

Usando o ambiente gráfico digite Alt + F2 e na caixa que se abre digite "sudo  gedit  /etc/init.d/compartilhar"


O que o clcampos disse (1o. §), mas errou ao digitar (2o. §), é que com o "Alt + F2" vc deve digitar:

Código: [Selecionar]
gksudo gedit /etc/init.d/compartilhar
E não esqueça de dar permissão de execução ao seu script, o que pode ser feito pelo Nautilus como root:

Código: [Selecionar]
gksudo nautilus
Abra a pasta "/etc/init.d", escolha propriedades do script clicando com o direito do mouse nele e marque (clique no quadradinho) a caixa de execução em "permissões".

Se quiser fazer o mesmo pelo Terminal é mais fácil:

Código: [Selecionar]
sudo chmod +x /etc/init.d/compartilhar
Até.

« Última modificação: 23 de Julho de 2008, 07:57 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline cris.tom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Linux, uma questão de filosofia!
    • Ver perfil
    • Impressões Sem Pressões
Re: Salvar um arquivo na pasta init.d
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2008, 12:41 »
Valeu pessoal! Deu tudo certo por aqui...agora é só aprender mais...muito obrigado pela ajuda... ;D
Linux, uma questão de filosofia!