Autor Tópico: Ajuda para escolher um laptop :-)  (Lida 7694 vezes)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Ajuda para escolher um laptop :-)
« Online: 22 de Julho de 2008, 14:12 »
Pessoal, não posto aqui neste fórum faz uma década, mas não hesitei em vir aqui para pedir uma ajudinha básica. :)

Preciso adquirir um laptop. A intenção é usá-lo mais como algo móvel para usar a internet e coisa do tipo, mas não pretendo ficar levando-no comigo o tempo todo. Nâo pretendo rodar muita coisa pesada nele, por exemplo, e não preciso de muitas "frescuras". Por outro lado, minúsculos como o Eee agridem meus olhos. Penso num com tela de 14 ou 15 polegadas. Minha idéia é gastar menos de R$ 2 mil com a compra, mas eu quero fugir dos micos também.

Claro, quero rodar o Ubuntu nele :) mas precisarei de um que venha com Windows. Depois é só particionar e ubuntizá-lo devidamente, suponho.

Eu aceito tanto sugestões positivas ("compre este") quanto negativas ("fuja desta marca"). ;D

Se eu achar algo interessante pela net, eu posto aqui para pedir as opiniões também.

Obrigadão! E espero que este tópico ajude também a outras pessoas que estejam em situação parecida com a minha.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2008, 14:14 »
Após uma fuçada básica, me interessei por este: http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/2540221

A Novadata fabrica produtos confiáveis? Me interessei principalmente por causa do chipset Intel, vendo que a maioria dos notes mais baratos possuem chipset da VIA (que é uma via certa de dor de cabeça).
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2008, 14:16 »
Fuja da HP.
Se fosse comprar um novo notebook eu iria de DELL. Dá até para baixar o ISO do Ubuntu específico e eles dão suporte a Linux.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline piike

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
    • Ver perfil
    • Blog do Piike
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2008, 14:45 »
Não entendi por que fugir da hp?! Tenho um amigo que possui um tablet e tudo é reconhecido inclusive o touch screen. Com certeza não compre notebooks com placa de vídeo Nvidia acima da serie 7 pq ainda tem suporte completo, nem notebook da Sony da serie FE ou FZ pois tenho um e estou com vários problemas, uma pedida legal seria um Mac que tem suporte muito bom no linux. Os da Dell também tem suporte legal e os Acer tirando alguns com webcam de fabricante safado. Nacional recomento os Positivo, AmazonPc e Microboard pois são os que tive contato. Agora uma dica geral fuja dos chipsets de video da SiS e da Via, procure no minimo intel. Outra coisa é bom verificar os fabricante da wireless, do leitor de cartoes, caso tenha (Texas Instruments funcionam normalmente), da webcam, do leitor de digitais ... ou seja se quiser compatibilidade total com o Linux é bom ver todas as especificações dos fabricantes para ver se tem suporte legal.

É isso, espero não ter atrapalhado sua escolha.
hehe
Sony Vaio Fz250AE

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2008, 14:49 »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2008, 15:08 »
Eu iria de Dell, nada contra a HP, ainda acho uma boa marca, mas um Dell com tudo Intel ainda é a melhor escolha para não ter dores de cabeça.

A Acer também está com uns modelos muito bons, meu colega de trabalho comprou um Aspire (2050 ou 5020, não lembro bem...) e tudo foi reconhecido sem problemas, só o Wireless que precisou do ndiswrapper, mas funcionou 100%.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2008, 15:27 »
Isso é muito particular né!

A minha família toda tem Dell, e eu Acer... Não troco meu Acer por nenhum deles.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2008, 15:47 »
Eu tenho usado HP e estou bastante contente.
Mas é um facto que para o suporte ao Ubuntu, talvez a Dell seja melhor.
Talvez esta página te seja de ajuda:
https://wiki.ubuntu.com/LaptopTestingTeam

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2008, 16:02 »
em reais não sei quanto dá, nem sei os preços dos laptops aí mas veja este

1000€

Portátil Toshiba Satellite A300-1CO (PSAJ4E-03R015PT)

SATELLITE A300-1CO - CORE2 DUO T9300 2.5GHZ, CACHE L2 6MB,
TFT 15,4" WXGA também,
2 + 2GB DDR2,
HDD 320GB,
GRÁFICA ATI MOBILITY RADEON, HD 3470 1.024MB,
DRIVE SUPERMULTI DOUBLE LAYER,
WIFI 802.11A/B/G,
4X USB,
WEBCAM,
BT 2.1,
WIN. VISTA PREMIUM PT


Não é um supercomputador mas para o que vc quer dá para muito tempo, pelo menos uns 5 anos.
Reparo que no brasil o que mais se compra são HP, dell e Acer. Será por influencia dos EUA?

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2008, 16:19 »
Kakita pode até ser, mas a Acer é de Taiwan. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline bgssilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2008, 16:29 »
Cara... pega um acer 5920 de preferencia já com Linux... (VISTA não!!!) e seja feliz. Muita gente torce o nariz para os computadores a Acer. Uma coisa eu aprendi, o que vale é custo/benefício, garantia e assistência técnica próxima.

Tenho um Acer 5050 a mais de 2 anos e nunca deu problema, assim que acabou a garantia dele, espetei mais 2Gb no bichinho e ele tá um avião! E olha que é somente um Turion nem X2 é.... vou comprar um acer 5920 daqui a umas 2 semanas... já tive a oportunidade de usá-lo e gostei muito também... pena eu não ter grana pra um 6920! mas vou chegar lá.


« Última modificação: 22 de Julho de 2008, 16:31 por bgssilva »

Offline niitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2008, 16:46 »
Amigo Celso, eu precisava de um note simples também, para usar na faculdade (internet, office, e gravação de cds e dvds). Optei pelo Nova. Comprei já faz 6 meses e até agora não tive problemas com ele. Segue o link:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/2490666

Ele vem com um tal de Fênix Linux, mas instalei XP e Ubuntu nele e roda que é uma maravilha!

Abraços!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2008, 16:49 »
Bom rever vc aqui amigo celsofaf
Sincera/ no que aprendi de Linux nesse tempo de 1 ano e 7 meses de Ubuntu direto, c/ todos vcs aqui do fórum, o dia que for trocar do PC e/ou pegar um notebook, s/ hesitar vou de tudo Intel, mobo, chipset, processador e mais o que tiver.
Pl. de vídeo caso precise, hj em dia tanto ATI como Nvidia já estão emparelhadas em relação ao suporte ao Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2008, 17:26 »
Comprei um Acer Extensa 4620 Z, uma maquininha bacana com Dual Core de 1,73GHz, 2GB de RAM, 160GB de HD e funciona que é uma beleza no Ubuntu 8.04 (não testei nas versões anteriores).
Desde os atalhos no teclado com a tecla Fn, Compiz, até mesmo webcam, tudo o que testei funcionou de primeira.
O preço: R$ 2.300 em uma loja de um shopping de Curitiba.
Muito satisfeito.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Ajuda para escolher um laptop :-)
« Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2008, 19:31 »
Nunca tive muita curiosidade por Acer, mas agora me interessei!

Minha irmã tem um Dell com um placa Wireless Broadcom que é muito chata. LiveCD nele, esquece.

Concordo que de preferência tudo Dell.