Autor Tópico: [AJUDA] Finalmente Latex... mas não consigo fazer funcionar de jeito nenhum...  (Lida 10417 vezes)

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Olá.
Estou tentando há vários dias, sem sucesso, tentar aprender Latex. O problema é que não sei mais o que faço para tentar resolver o problema, pois já fui no google, já vi fóruns sobre o assunto, já tentei por conta própria alterar algum path para os programas certos, mas nada dá resultado...

Eu na verdade baixei o TexMaker, mas parece que ele é só uma "IDE", assim precisaria de outros programas... alguém num fórum aqui recomendou baixar dos repositórios os pacotes TexLive (minha net é discada, então já estou baixando logo no caso de ser esse mesmo o pacote salvador, e daqui a alguns dias já devo estar com ele)... só não sei se vão funcionar, e muito menos como configurá-los...

Na verdade, paralelamente estou com o mesmo problema, só que no windows... não vou perguntar aqui que é um fórum do linux... mas no windows eu instalei um programa chamado Miktex, que parece que tem tudo que eu precisava... mas de nada adianta se não se sabe configurar tudo, pois ao meu ver é questão de achar o caminho correto, mas vai muito além disso, com opções e flags que não entendo... a ajuda do texmaker não ajuda muito... já copiei as opções que o pessoal diz que dá certo, mantendo o caminho dos meu diretórios, é claro, e ainda assim não deu em nada...

No windows tenho o adobe, e no linux, acho que o evince dá conta, mas instalei por via das dúvidas o kpdf...
No windows tem o ghostscript, no linux tem o ... ???
No windows tem o yap, no linux tem o ... ???

Mas isso não parece ser tão difícil de resolver... porém o que ocorre é que se eu conseguir resolver o problema, vou poder ficar menos tempo usando o windows, pois dou preferência ao ambiente linux, e ainda vou poder me livrar de 1,5 giga que me custou ter o Miktex e o resto pelo  windows...

e então... alguém poderia me ajudar ?
« Última modificação: 01 de Agosto de 2008, 20:58 por ins3rt c0in »

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [AJUDA] Finalmente Latex... mas não consigo fazer funcionar de jeito nenhum.
« Resposta #1 Online: 21 de Julho de 2008, 01:27 »
Hospedei 2 imagens no 4shared, mas não sei se consegui com sucesso fazer isso (tava meio problemático de acessar aquele site hoje...).

No Texmaker, clicando em Options >> Configure Texmaker , vc tem a opção da aba Commands, e a aba Quick Build.



http://www.4shared.com/dir/1327330/f282d5da/sharing.html

http://www.4shared.com/dir/1327330/f282d5da/sharing.html



Agradeço desde já qualquer ajuda.

Offline Ribeirão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
    • Ver perfil
Ai brother, se voce esta com linux instale o metapacote Abntex. Em seguida instale a IDE kile.
Uso sem problemas.
Para aprender, da uma pesquisado no google: "digite: aprendendo latex em 5 minutos" voce deve encontrar um apostila muito boa sobre o latex.
No mais, boa sorte.

Offline kunigas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • DK
    • Ver perfil
    • Página pessoal, Guilherme Kunigami
Re: [AJUDA] Finalmente Latex... mas não consigo fazer funcionar de jeito nenhum.
« Resposta #3 Online: 21 de Julho de 2008, 21:12 »
Olá,

Acho que aqui nenhum dos links tá mostrando imagem. Qual a versão do seu Ubuntu? Já conseguiu baixar o TexLive?

Hospedei 2 imagens no 4shared, mas não sei se consegui com sucesso fazer isso (tava meio problemático de acessar aquele site hoje...).

No Texmaker, clicando em Options >> Configure Texmaker , vc tem a opção da aba Commands, e a aba Quick Build.



http://www.4shared.com/dir/1327330/f282d5da/sharing.html

http://www.4shared.com/dir/1327330/f282d5da/sharing.html



Agradeço desde já qualquer ajuda.

Darcamo

  • Visitante
O que você precisa realmente é do texlive. O Texmaker é apenas uma IDE mesmo.
Só que o texlive na verdade é composto de vários pacotes texlive-algumacoisa.
Não precisa de todos. A maioria é opcional e contem "pacotes para o latex".

Quanto ao ghostscript, no linux você tem ele também.
Já em relação ao yap (visualizador de dvi), o Evince serve. Na verdade o evince lê diversos tipos de arquivo e você pode ficar só com ele. Ele lê tranquilamente dvi, ps e pdf, que são os tipos de arquivo que interessam quando se trabalha com latex.

Em geral é muito tranquilo se trabalhar com latex no linux. Mais fácil ainda que no windows, na minha opinião.

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [AJUDA] Finalmente Latex... mas não consigo fazer funcionar de jeito nenhum.
« Resposta #5 Online: 23 de Julho de 2008, 00:34 »
obrigado por responder...
realmente, então foi como pensei...

eu ainda estou baixando o texlive (agora já é tarde, estou baixando tudo dele...), vai demorar algum tempo ainda mas fiquei curioso sobre o ghostscript que existe no linux, vou dar uma procurada aqui pois não me lembro de ter visto ele no meu sistema...

ainda assim penso que a dificuldade de setar as variáveis é a pior... depois que eu baixar, se não conseguir, aí eu tento postar de novo os links pras imagens do texmaker...

obrigrado de novo..

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [AJUDA] Finalmente Latex... mas não consigo fazer funcionar de jeito nenhum.
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2008, 00:40 »
Olá. Depois de muito tempo, consegui baixar o texlive...

Funcionou quase que perfeitamente... mas tem algumas coisas que me incomodam...

por exemplo, ao escrever meu texto, por exemplo, a frase "Alô Mundo", tenho que fazer Al\ô Mundo, que é impraticável  ao se redigir um texto... ou posso utilizar o comando \usepackage [brazil]{babel}. Só sei que está impossível de fazer as palavras ficarem com seus respectivos acentos, e quando tento usar outros comandos \usepackage por aí (por exemplo, \usepackage[latin1]{inputenc}, junto com o comando usepackage[T1]{fontenc}) em conjunto com o o comando do babel, aonde deveria estar o "ô" está um símbolo mais ou menos assim -> Ã1⁄2 ... (onde o 1/2 significa algo como um i em itálico e subscrito)... eu não sei aonde ir buscar informação, e também não sei o que e aonde devo verificar para solucionar o problema...

Fora que às vezes o Texmaker age como um compilador maluco, às vezes reclama do meu comentário (que está irregular, ou sei lá... mas sei que está certo)... Na primeira vez que compilei com o "ô", o log mostrou que não eu não tinha definido a hifenação, algo assim, e que não tinha definido o português pro babel...

Entendeu ? Não ? Eu menos ainda... mas tem um monte de pacotes de vários megas pra baixar, e pra mim vai ser difícil conseguir baixar todos só pra verificar o que está faltando (se é que é isso mesmo). Assim, queria saber se alguém aí já passou por isso, e tem alguma idéia do que possa estar acontecendo...  e do que fazer para resolver o problema...

Obrigado de novo , por qualquer ajuda...

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: [AJUDA] Finalmente Latex... mas não consigo fazer funcionar de jeito nenhum.
« Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2008, 00:54 »
Abaixo segue a lista dos que tenho instalado. Você não precisa instalar todos. A lista é só para ter uma idéia.

texlive
texlive-base
texlive-base-bin
texlive-bibtex-extra
texlive-common
texlive-doc-base
texlive-fonts-extra
texlive-fonts-recommended
texlive-generic-extra
texlive-generic-recommended
texlive-humanities
texlive-lang-portuguese
texlive-latex3
texlive-latex-base
texlive-latex-extra
texlive-latex-recommended
texlive-math-extra
texlive-pictures
texlive-publishers
texlive-science


são uns pacotes que alguém disse ter (em algum outro post sobre latex)... mas são vários megas pra baixar, e não vi nada que chamasse muito a atenção na descrição dos mesmos...

será que pra resolver o problema tenho que ir baixando tudo isso ? Ou posso resolver configurando alguma outra coisa por aqui mesmo ?

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
acho que encontrei a solução...

substituí \usepackage[latin1]{inputenc}  por \usepackage[utf-8]{inputenc}

deu certo... mas a mensagem de não-hifenização continuou aparecendo... vou verificar depois se fica tudo bem ao separar as sílabas no final da linha, estou desconfiado que talvez dê problema aí...


Darcamo

  • Visitante
Citar
substituí \usepackage[latin1]{inputenc}  por \usepackage[utf-8]{inputenc}

Sim essa é a solução.

Acontece que quando o latex foi criado ele não tinha suporte a esses "caracteres extras" como cedilha, caracteres acentuados, etc. Ele processava apenas um arquivo contendo caracteres ASCII e quando você queria um desses caracteres "diferentes" você precisava usar um comando de latex para inserí-los.

Aí apareceu o pacote inputenc que "ensina" ao latex como lidar quando ele lê um "ç", um "á" , etc, no arquivo .tex.

Só que esses caracteres são representados de maneira diferente dependendo da codificação de caracteres utilizada para salvar o arquivo .tex (iso-8859-1, iso-8859-15,utf-8,utf-16, etc). Então você tem que informar para o pacote inputenc qual a codificação de caracteres que você usou no seu arquivo .tex.

O ubuntu usa utf8 por padrão enquanto que o windows usa o iso-8859-1 (que é chamado de latin1).
Por isso muitas vezes você acha a "solução para problemas de acentuação no latex" ensinando para usar "\usepackage[latin1]{inputenc}", mas isso é para windows (ou alguma distribuição de linux que use essa codificação de caracteres).

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: [AJUDA] Finalmente Latex... mas não consigo fazer funcionar de jeito nenhum...
« Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2008, 17:19 »
Convém mudares o titulo do tópico, pois está contra as regras:

Citar
8. Não são permitidas mensagens/títulos:
II - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,36484.0.html

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: [AJUDA] Finalmente Latex... mas não consigo fazer funcionar de jeito nenhum...
« Resposta #11 Online: 01 de Agosto de 2008, 20:58 »
Título do tópico irregular. Não houve correção por parte do usuário.

Tópico trancado.

Citar
Da forma de publicação das mensagens

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

I - Em caixa-alta (maiúsculas).
II - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.
III - Que tenham como escopo assuntos como: futebol, religião e política.
IV - Que possuam material publicitário, incluindo links para sistema de comissionamento.
V - Com o único objetivo de manipular a visibilidade do tópico.
VI - Com ofensas diretas ou indiretas.
VII - Contendo material que possa causar danos a usuários e terceiros
VII - Contendo conteúdo ilícito.
IX - Em seção errada.
X - Que contenham imagem maior do que 40 Kb, ou em conjunto com outras, mais de 120 Kb.
XI - Com SPAM ou correntes.
XII- Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem.