Autor Tópico: Nomes dos hardwares no Ubuntu  (Lida 1796 vezes)

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Nomes dos hardwares no Ubuntu
« Online: 17 de Julho de 2008, 18:58 »
Li, li e não entendi. Parece que o Ubuntu sai do padrão das outras distribuições na nomenclatura de hardware.

Em outras distribuições um HD, na IDE1 (ou primário), em master é chamado de hda e seu caminho fica como /dev/hda. As partições neste HD são numeradas em ordem, sendo a primeira partição hda1.

fonte: http://www.debian.org/releases/stable/amd64/apcs04.html.pt (precursor do Ubuntu)

No Ubuntu 8, meu HD IDE ATA é chamado de sda, sendo sda em outras distribuições o nome para um dispositivo SCSI. Ou seja, no Debian e no Kurumin fica como hda e no Ubuntu sda.

Estou com problema para montar um dispositivo USB que é montado automaticamente no Ruin e no Kurumin 7. Mais especificamente, este dispositivo é um Palm T|E com o programa CardReader que faz com que o acesso ao cartão de memória no Palm seja semelhante ao um pendrive, ou seja, sem precisar de sincronizar. O programa simplesmente torna o Palm um pendrive.

Quando pesquiso sobre montagem manual de dispositivo USB, informam comandos como "mount sda", só que sda parece não se referir a USB. O que pior é que no Ubunuto o HD ATA está como sda, ai acabo montando uma partição que já está montada.

log do fstab aqui:

# /etc/fstab: static file system information.
#
#  -- This file has been automaticly generated by ntfs-config --
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc /proc proc defaults 0 0
# Entry for /dev/sda7 :
UUID=94b6d020-1d53-437c-a4b4-3ca691ca7da7 / ext3 relatime,errors=remount-ro 0 1
# Entry for /dev/sda6 :
UUID=12700190-9879-4445-abe0-8f8ca2db6dc9 none swap sw 0 0
/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0 0
/dev/sda1 /media/sda1 ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.UTF-8 0 0
/dev/sda5 /media/hda5 ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.UTF-8 0 0

O "hda5" em negrito é o nome de uma partição que uso para armazenamento. No Kurumin era nomeada internamente pelo sistema como hda5, então renomeei externamente também como hda5. Vejam que internamente no Ubuntu está com sda5, só o nome externo, que eu já havia mudado desde a época do Kurumin, e poderia ter posto qualquer coisa, está com hda5.

Que confusão... Alguém pode explicar?