Xp e Ubuntu. Como deixar o xp no 1º boot?

Iniciado por Pauloag, 17 de Julho de 2008, 18:23

tópico anterior - próximo tópico

Pauloag

Olá amigos, estou com outro problema. É o seguinte: Instalei 1º o XP e depois o linux UBUNTU v7.04, no mesmo HG, mas quando ligo ou reinicio o PC o primeiro boot automaticamente é do UBUNTU, apesar que no dual boot eu tenho 10 segundos para mudar o boot para o XP. Resumindo: quero que o 1º BOOT seja do XP e não do UBUNTU. Entrei no terminal do ubuntu e digitei ( sudo gedit /boot/grub/menu.lst ) ai me pede o password, só que não consigo digitar nada, aperto as teclas e não aparece nada. Fui na pasta GRUB e abri o arquivo ( menu.lst ) e mudei o defaut de 0 para 4. Mas quando teclo em SALVAR COMO, [ A opção SALVAR está desabilitada ] aparece uma mensagem dizendo que eu não tenho permissão para isso. Onde no UBUNTU e como me tornar ROOT pra eu poder alterar o que eu quiser no UBUNTU?. Desde já fico muito agradecido se alguém puder me ajudar.

felipeborges

Amigo, a resposta da senha do Terminal é vazia, ou seja, você deve digitar a sua senha e pressionar [ENTER] (ela não aparecerá).

$ sudo su Lhe torna ROOT.

Mais sempre se recomenda que utilize do sudo, pois da privilégios de root temporarios, assim assegurando a integridade do sistema (risco de você comprometer ele com usuário root). Por isso sempre use sudo quando necessitares de comandos como root.

Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

k7br

Salve!
Seja bem vindo! :D
Ou você pode instalar o StartUp-Manager ,que faz isso e um pouquinho mais  :)

Boa sorte!

Angeli

Angeli Informática
http://www.angelinfo.com.br

asghan

Citação de: Angeli online 17 de Julho de 2008, 21:25
como intalo esse Startup-manager?
Cole essa linha de comando no console e digite sua senha
sudo apt-get install startup-manager
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Angeli

Angeli Informática