Autor Tópico: ePSXe funcionando 100%  (Lida 36510 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
ePSXe funcionando 100%
« Online: 16 de Julho de 2008, 05:17 »
 Pessoal, eu finalmente consegui um emulador de playstation funcionando legal no Ubuntu. Eu sempre via gente por aí em vários lugares reclamando que o epsxe nem se quer abria, e realmente, aquele do site oficial não serve para nada. Aí eu resolvi pesquisar mais e achei um pacote de uma versão que realmetne funciona. Retirei dele umas coisas inúteis (ele tinha simplesmente TODAS as bios possíveis do playstation, mas só a SCPH-1001 é realmente necessária) e publiquei num servidor. Eu acabei esquecendo de apagar alguns SaveState de 3 jogos meus  :-[ eles estão lá para serem apagados na pasta sstate, façam isso, por favor. Quem quiser o link é esse http://ifile.it/pz74xfd . Ele está com o plugin de vídeo configurado para a minha GeForce 6200 256MB. Quem tiver um bom PC e uma placa igual ou superior (pode ser a GeForce 5500 também) pode deixar do jeito que está. Não se esqueçam também de configurar a bios para a SCPH-1001, é só confirmar ela no menu. Mais uma coisa: se o epsxe estiver por um acaso fechando sem motivo algum, principalmente se for na hora de configurar o plugin de vídeo, normalmente é por causa da falta de uma dependência, a libstdc++-libc6.2-2.so.3. No Dapper, Edgy, Feisty e Gutsy, esta dependência é resolvida instalando-se o pacote libstdc++2.10-glibc2.2. Para o Hardy, a libstdc aparentemente resolve.
 EDIT 30/09: O link que estava aqui não funciona mais mesmo. Vou trabalhar em breve em um novo pacote, mais atual. Por enquanto, esse link passado pelo hqxriven funciona http://rapidshare.com/files/131821080/epsxe1.6.tar.bz2
« Última modificação: 30 de Setembro de 2008, 01:25 por 0tacon »


Offline Rioru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • UbuntuOwna!
    • Ver perfil
    • Minha Cidade Virtual xD
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2008, 23:04 »
boa amigo!
testado aprovado!!!!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2008, 04:01 »
 Aproveitando essa de emulador e para não criar outro tópico, aqui vai algo sobre o zsnes, só mais um truque que eu aprendi por experiência própria: Em algumas placas de áudio integradas como a AC97, o ALSA costuma dar buffer underrun após uns 20 minutos de jogo no zsnes. para evitar isso, sugiro que abram o arquivo /home/~/.zsnes/zsnesl.cfg e mudem a linha libAoDriver="auto" para oss, ficando assim:
 
Código: [Selecionar]
libAoDriver="oss" Outra alternativa é executar o zsnes pelo comando:
 
Código: [Selecionar]
zsnes -ad oss
 EDIT: isso do oss pode não dar certo. Se for o caso, use o ALSA mesmo, a 44100KHz no "sampling rate".
« Última modificação: 17 de Julho de 2008, 05:16 por 0tacon »


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2008, 21:08 »
Valeu amigo pelo pacote!! Mas gostaria de fazer algumas sugestões:

1 - O Epsxe normalmente não funciona no Kubuntu 7.10 e algumas vezes ele falha na hora de executar Ubuntu então é necessário instalar algumas dependências (sem elas eu não podia jogar).

sudo aptitude install unzip libgtk1.2-common libgtk1.2 libsdl-net1.2-dev libsdl-image1.2-dev libsdl1.2-dev

2 - O seu pacote está com uma config que (acho) que não aproveita tanto a sua geforce (que para o Epsxe já é suficiente para bastante coisa) veja só a minha imagem do Parasite Eve 2 em uma Geforce 6150 (está rodando na mesma velocidade da sua config) se quiser é só falar.



3 - O driver de vídeo do Epsxe foi atualizado para a versão 2.9 vc sabia??! Eu achei que ficou melhor.

Quanto ao zsnes pode ser utilizado zsnes -ad sdl também... ou então usar uma versão mais atual (fiz o último utilizando um repo alternativo e ficou legal)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2008, 01:27 »
Citar
2 - O seu pacote está com uma config que (acho) que não aproveita tanto a sua geforce (que para o Epsxe já é suficiente para bastante coisa) veja só a minha imagem do Parasite Eve 2 em uma Geforce 6150 (está rodando na mesma velocidade da sua config) se quiser é só falar.
É... isso está bonito. Eu tentei praticamente todas as combinações possíveis e não ficava melhor que isso, usando sempre o Gran Turismo 2 como parâmetro para a configuração. Se for possível, me passe esta sua configuração, por favor, eu gostaria de tentar.

Citar
3 - O driver de vídeo do Epsxe foi atualizado para a versão 2.9 vc sabia??! Eu achei que ficou melhor.
Pode ser isso também. Você está falando do plugin de vídeo do Pete? Se tem versão nova me passa o link por favor.

Citar
Quanto ao zsnes pode ser utilizado zsnes -ad sdl também...

 Já tentei todas os drivers de áudio, comigo esse e o ARTS não deu certo. Mas se alguém quiser tentar todos os drivers possíveis, é só digitar no terminal zsnes --help e conferir as opções válidas.

Citar
ou então usar uma versão mais atual (fiz o último utilizando um repo alternativo e ficou legal)
Mas o 1.51 não é a última versão?
« Última modificação: 18 de Julho de 2008, 01:29 por 0tacon »


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2008, 05:18 »
Citar
É... isso está bonito. Eu tentei praticamente todas as combinações possíveis e não ficava melhor que isso, usando sempre o Gran Turismo 2 como parâmetro para a configuração. Se for possível, me passe esta sua configuração, por favor, eu gostaria de tentar.

Upei o meu Epsxe que é o seu modificado... está com o plugin do Pete XGL 2.9

http://rapidshare.com/files/130574595/epsxe1.6.tar.bz2

Citar
Já tentei todas os drivers de áudio, comigo esse e o ARTS não deu certo. Mas se alguém quiser tentar todos os drivers possíveis, é só digitar no terminal zsnes --help e conferir as opções válidas.

Com o sdl vc continua usando o alsa sem problemas, depois eu falo disso...

Citar
Mas o 1.51 não é a última versão?

apt-cache policy zsnes
zsnes:
  Instalado: 1.510-3.1
  Candidato: 1.510-3.1
  Tabela de versão:
 *** 1.510-3.1 0
        500 http://rowdy.dfreer.org gutsy/main Packages
        100 /var/lib/dpkg/status
     1.510-1 0
        500 http://br.archive.ubuntu.com gutsy/universe Packages

O meu é bem novo e vários problemas que eu tinha na compilação anterior (1.510-1) sumiram
« Última modificação: 18 de Julho de 2008, 05:35 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2008, 01:48 »
 Hqxriven, valeu pelo pacote, passo a recomendar o seu, que está menor e mais atual. É nisso que dá confiar em site focado em windows, eu não sabia que tinha essa versão mais nova do Pete's XGL. Mas não ví diferença na configuração do vídeo do seu pacote. Também, não tem muitas alternativas ali. Inclusive, vocẽ manteve o meu framerate fixo em 65fps, que eu uso para o Gran Turismo, mas o original, e o que eu uso em todos os outros jogos, é 60fps. Mas quanto a qualidade da imagem, é simplesmente o plugin que melhorou, e realmente ele está "desenhando" com mais suavização. Agora, que é mais fácil deixar um jogo do naipe do Parasite Eve mais bonito, isso é. Eu ainda não estou muito satisfeito com o Gran Turismo 2. Está bonito, bastante jogável, até um pouco melhor que no ePSXe do windows, mas nada que substitua o bom e velho PSOne em matéria de cores. O emulador fica meio "embaçadão". E quanto ao zsnes, eu tento depois.
 Eu queria deixar mais uma dica para o pessoal que for se aventurar no ePSXe: Muitas vezes problemas de framerate são causados por problemas de leitura do CD, e a culpa pode ser do leitor. Então não adianta esquentar muito a cabeça tentando reconfigurar o vídeo. Se ele vai bem na taxa de quadros, mas dá algumas travadinhas meio sem lógica, antes de jogar fora o Pete's XGL, tente usar outro leitor, ou então copiar o CD para uma ISO e rodar o jogo do HD.
 Agora, eu queria perguntar para quem joga algo um tanto estranho que se passa pela minha cabeça quando jogo GT2 no PC: alguém aí já reparou (em qualquer jogo que você tenha jogado bastante no playstation) que as vezes dá a impressão que a Inteligência Artificial fica diferente no emulador? As vezes eu acho que o jogo fica mais difícil, e não é por falta de controle, porque eu uso um controle de playstation no adaptador USB (usava, o meu controle quebrou). Eu chego até em pensar algo absurdo, como "com essa sobra de CPU, devem estar sendo processadas mais variáveis da IA" - é, meio louco isso.


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2008, 02:50 »
Citar
Mas não ví diferença na configuração do vídeo do seu pacote

É nessa opção abaixo que está a diferença que faz os jogos não ficarrem tão serrilhados... Eu usei da mesma forma em outros drivers e sempre fica legal (é claro que depende do jogo... mas grande parte fica legal). É uma config do plugin...



Vc usava a opção 5 lembra?? Mas está melhor que no driver anterior...

Citar
Muitas vezes problemas de framerate são causados por problemas de leitura do CD, e a culpa pode ser do leitor. Então não adianta esquentar muito a cabeça tentando reconfigurar o vídeo. Se ele vai bem na taxa de quadros, mas dá algumas travadinhas meio sem lógica, antes de jogar fora o Pete's XGL, tente usar outro leitor, ou então copiar o CD para uma ISO e rodar o jogo do HD.

Lembro que da primeira vez que joguei no emulador me esqueci disso mas depois que usei o programa acetoneiso para criar as imagens ficou perfeito sem precisar mudar o plugin de cd e o melhor não prejudica o leitor!! BOA DICA!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2008, 00:05 »
Hqxriven, como você fez para instalar o Zsnes 1.510-3.1? adicionou repositório extra? qual?
estou enfrentando instabilidade no 1.510-2ubuntu1.

e quanto ao Psxe, peguei a sua configuração, mas os jogos rodam extremamente lento em quanto no Psx rodam normal, mas o Psx fica com o processamento em 100% e os gráficos não é tão bom quanto o Psxe.
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2008, 01:15 »
Citar
e quanto ao Psxe, peguei a sua configuração, mas os jogos rodam extremamente lento em quanto no Psx rodam normal, mas o Psx fica com o processamento em 100% e os gráficos não é tão bom quanto o Psxe.
Acontece que a FX5200 não é mesmo uma grande placa. Ela deve ser fraca aquela configuração. Ainda mais que você está dizendo que os gráficos ficam melhores que no Playstation, você vai ter que dar uma reduzida na qualidade para poder rodar a uma taxa de quadros decente. Se a sua placa fosse uma 5500 (128 bits) 256MB provavelmente rodaria melhor que na minha 6200 (64 bits).


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2008, 07:59 »
Citar
e quanto ao Psxe, peguei a sua configuração, mas os jogos rodam extremamente lento em quanto no Psx rodam normal, mas o Psx fica com o processamento em 100% e os gráficos não é tão bom quanto o Psxe.

Dá uma olhada nesse aqui com uma config um pouco diferente... (refiz pq estava dando alguns problemas quando usava save states no PE na atualização da tela agora melhorou...)

http://rapidshare.com/files/131821080/epsxe1.6.tar.bz2

Pelas imagens abaixo vc pode notar que no PE2 estou a 65 fps então a velocidade está normal.

Tirada pelo ksnapshot sem fullscreen


Outra imagem com qualidade maior com fullscreen tirada pelo epsxe


Citar
Hqxriven, como você fez para instalar o Zsnes 1.510-3.1? adicionou repositório extra? qual?
estou enfrentando instabilidade no 1.510-2ubuntu1.

Para o ubuntu 7.10 é só colocar o seguinte na source list

deb http://rowdy.dfreer.org:8080 gutsy main

para o Hardy eu não sei... seria simplesmente trocar a palavra gutsy por hardy???

Fui...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline danix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2008, 23:42 »
Galera.. baixei o epsxe aqui dos topicos desse forum msm .. confirgurei a bios td certinho.. mais hr que dou o run cdrom o emulador fecha!!! alguem pode me dizer o que pode ser isso.. jah atualizei as lib que os amigos postaram aki e nd .. antes de eu add as lib ele nem iniciava. agora ele inicia mais hr que vo rodar o cd ele fecha sozinho.. alguem tem alguma dica???



Grato


danix

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2008, 01:35 »
 ¬¬ isso parece que pode ser tanta coisa... Você tem uma configuração boa o bastante no seu pc, com uma boa placa de vídeo e processador digno de um emulador? Seu leitor roda filmes e música sem problemas?


Offline danix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #13 Online: 30 de Setembro de 2008, 17:52 »
Olá Otacom...meu pc cara roda emlador sussa.. tenho um processador amd 2.6 1 gb de memoria e 256 de video numa ati 9250pro. e o drive de cd é uma combo da pionner que tenho a tempo e nunca deu pal...
Rodo o compiz-fusion normal, com todos os efeitos....O emulador que baixei foi um jah pré-configurado que o amigo HQXRIVEN postou, pois curto jogos como residente evil, parasite eve, dino crisis, achei que instalaria normal....
Só a nivel de descarte de que o problema seja o pc (que com certeza não é), rodo no winxp normalzinho....coisa linda de se vê..mas gostaria de rodar ele assim tbm no lnx, pq desde qdo comecei com linux meu win tah só pra jogo...
Blz.
Fico grato desde ja....
Obrigado

Offline utherkanjis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: ePSXe funcionando 100%
« Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2008, 19:02 »
Alguem sabe dizer se consigo rodar jogos de playstation usando o epsx em um Asus EeePc ???

Obrigado,
Pedro