Autor Tópico: arquivo ".com" oferece riscos?  (Lida 8432 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
arquivo ".com" oferece riscos?
« Online: 16 de Julho de 2008, 01:35 »
 Pessoal, recebi um e-mail supostamente da credicard-citi sobre uma tal fatura de cartão de crédito. Como eu nem se quer tenho cartão credicard, saquei na hora que é uma "falcatrua". Os links da mensagem linkam para arquivos .com (coisa de windows?). É tipo www.fatura.com/fatura/fatura.com mais ou menos, o que interessa é que termina em .com depois da barra. Portanto, .com é a extensão do arquivo para o qual o lonk é endereçado. Esse arquivo, supondo-se que possa ser uma terrível praga qualquer, oferece que riscos no Ubuntu? Há alguma chance de ele ser executado? E se eu quiser ver o que há em seu script, o como eu faço?


Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: arquivo ".com" oferece riscos?
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2008, 15:01 »
Pessoal, recebi um e-mail supostamente da credicard-citi sobre uma tal fatura de cartão de crédito. Como eu nem se quer tenho cartão credicard, saquei na hora que é uma "falcatrua". Os links da mensagem linkam para arquivos .com (coisa de windows?). É tipo www.fatura.com/fatura/fatura.com mais ou menos, o que interessa é que termina em .com depois da barra. Portanto, .com é a extensão do arquivo para o qual o lonk é endereçado. Esse arquivo, supondo-se que possa ser uma terrível praga qualquer, oferece que riscos no Ubuntu? Há alguma chance de ele ser executado? E se eu quiser ver o que há em seu script, o como eu faço?

Se você desconfia do arquivo para que vai querer abri-lo em seu sistema?  Não é mais fácil apagá-lo e esquecê-lo?  Não acredito que um arquivo que tem características de Windows ou do antigo MS DOS vá executar em uma máquina Linux por uma simples razão.  Os sistemas endereçam na memória de formas diferentes, a menos que você use o Wine (que trabalha com aplicativos da plataforma Windows).

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: arquivo ".com" oferece riscos?
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2008, 15:09 »
Se você usa o Wine ele pode contaminar arquivos. A chance de algo mais grave é menor porque a ação do Windows e do Wine são diferentes (processos em segundo plano, por exemplo).

Arquivo .com são arquivos compilados, logo, você não tem acesso ao fonte.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson