Autor Tópico: Sobre as razões das regras do fórum  (Lida 2971 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Sobre as razões das regras do fórum
« Online: 14 de Julho de 2008, 10:00 »
Esta mensagem vai no Café com Ubuntu porque não discuti com os outros da Equipe.

Muito se tem discutido sobre as regras do fórum. O que queria expor neste texto os motivos de algumas limitações em formato de FAQ. Tem se levado para que as regras foram estipulados como capricho ou até ma-fé... bem... as coisas não são assim.

Porque limitação de assuntos?

Motivo 1: O fórum tem passado de provedor de hospedagem para provedor de hospedagem, mais caro e com mais banda para aguentar o tráfego e o peso dele.
Motivo 2: Grande parte dos usuários do fórum utilizam apenas a primeira página de "mensagens recentes". Aumentando o escopo do fórum você afunda as mensagens de suporte dos usuários. Inclusive isto já foi discutido o fato de existirem muitas mensagens sem resposta.
Motivo 3: Textos relacionados a temas controvertidos tendem a ser "quentes", chamarem a atenção e também "empurrar" mensagens de suporte para o esquecimento.

Porque não se pode prestar suporte para outras distros?

Motivo 1: Porque o Ubuntu é hoje a porta de entrada de muitos usuários. Quando ele faz uma busca sobre um problema no fórum do Ubuntu imagina encontrar uma solução para seu sistema. Muitos não sabem os nomes de outras distros. Se usar comandos não compatíveis podem ter como resultado erros ou até problemas mais sérios.
Motivo 2: Porque existem fóruns para outras distros. Não se quer aqui abraçar todo suporte em Linux. É necessário dar crédito a fóruns que existem muitos anos antes do Ubuntu existir.

Porque trancar tópicos em Alcatraz Quarentena?

Motivo 1: Porque se o membro da Equipe errar pode voltar atrás. O conteúdo é preservado.
Motivo 2: Porque não dá tempo, pelos horários de acesso diferentes, de se fazer uma conferência sobre cada tópico.

Porque trancar e não apagar?

Motivo: Nós evitamos ao máximo alterar mensagem do usuários. A razão é simples e fundamentada em fatos históricos: quando se apaga, e o usuário vem reclamar, o fato de não ter a mensagem visível nos deixa sem fundamentos. É sempre um "não tinha nada demais" e "não fiz isso".

Porque simplesmente não advertimos por MP?

Motivo: Porque em 50% dos casos, quem recebe um MP advertindo leva pro lado pessoal. Não é nada compensador ficar com este tipo de sentimento. Poderia expor aqui (sem especificar o remetente) algumas mensagens que recebemos por alertar avatares e assinaturas acima do permitido para se ter uma idéia do clima que se cria.

Se alguém tiver outra dúvida, e quiser discutir num bom nível para a melhoria do fórum, responda abaixo.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2009, 08:18 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson