Antivirus - Qual usar ?

Iniciado por RicardoF, 12 de Julho de 2008, 10:12

tópico anterior - próximo tópico

RicardoF

Senhores, lendo inúmeros tópicos aqui no fórum, não consegui identificar qual o antivírus que se adéqüe as minhas necessidades. Resolvi então colocar essa duvida para ver se consigo mais informações.
Já li sobre o AVG, F-Prot, Avast e outros, no final instalei o AGV e não surtiu o efeito desejado.
Bom... vamos lá ao que necessito.
Meu sistema eh o Ubuntu 8.04, rodando em um notebook HP NX9010 com 1Gb de ram, o uso para acessar diversas redes de clientes (Windows XP, Vista e Server) para fazer meus serviços. Com isso, conecto-me a diversas maquinas e abro diversos arquivos. Minha maior preocupação é acessar um determinado aquivo contaminado na rede do cliente A e sem saber infectar as redes dos clientes B ou C. Ou seja, sem saber, pois o Ubuntu não tem esse problema, disseminar o vírus em diversos clientes.
Gostaria de um antivírus que ficasse residente (de prontidão) no Ubuntu e quando acessasse algum arquivo infectado do Windows, ele logo desinfectasse o mesmo, assim teria certeza que não passaria para outros clientes. Se possível também que ele atuasse nos spywares da vida.
Desde já agradeço as susgestões.
Ats.
Ricardo Ferreira 

Felix

só haverá problemas nesse seu caso se você acessar a rede A e copiar o arquivo infectado e passá-lo para a rede B, caso contrário não haverá problemas.

Eu utilizo o Avast e o ClamAV mas uso-os somente para retirar vírus de hd's de clientes meus. Conecto os hd's em meu micro e faço uma varredura

RicardoF

Felix, isso acontece d +, pois tenho que migrar certos conteúdos de uma para outra.

Valeu ....

Ricardo

Felix

Certo Ricardo... então realmente é preocupante, mas como no meu caso é diferente vou ter que analizar como deixar residente a proteção antivírus. Farei alguns testes (pois agora não dá, estou no trabalho e não tenho/preciso de antivirus aqui), mas chegando em casa eu vejo e te respondo depois (se alguem não o fizer antes)

RicardoF

Ok Felix, agradeço sua ajuda.... valeu mesmo....

Abraços

Ricardo

PS. São essas atitudes de companheirismo e solidariedade que diferenciam a comunidade "Ubuntu" .

alarcon

O Avira, antigo Antivir, fazia isso muito bem até o Ubuntu 7.10 Gutsy ou o Ubuntu 7.04 Feisty (não lembro direito), ou seja, ficava varrendo o disco em tempo real. O Clamav acho que também faz isso.

O grande problema é que para ter esta opção é preciso ter instalado o programa/pacote dazuko e para esta última versão do Ubuntu parece haver um conflito entre o dazuko e o appmor (acho que é esse o nome).

Resumindo, para ser ter a proteção resindente é preciso ter instalado o Dazuko, mas ele anda tendo conflitos com o appmor.

Segue abaixo um link falando como usar o dazuko e o clamav:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=52385

Veja que pode não funcionar devido ao appmor, mas já usei o Avira+dazuko com proteção residente no Ubuntu em versões anteriores do Ubuntu e funcionou bem. O Avira para linux é em java.