Autor Tópico: Gnome 3 vem aí  (Lida 11030 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Gnome 3 vem aí
« Online: 11 de Julho de 2008, 10:03 »
No site do projeto tem uma negação, faz tempo, do não existência da discussão de um Gnome 3.0, porém em blogs começaram algumas considerações a respeito.

http://liquidat.wordpress.com/2008/07/10/plans-for-gtkgnome-30-surfaced/
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=NjU4Mg
http://blogs.gnome.org/lucasr/2008/07/10/gnome-30/

Resumindo: O Gnome 3.0 está programado para o que seria o Gnome 2.30 em 2010. Será uma mudança suave até o GTK 3.0.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2008, 14:36 »
Geralmente não gosto de "mudanças suaves", prefiro as quebras de paradigma... mas depois da bomba que foi (e ainda está sendo) o lançamento do KDE4 eu acho até bom.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline eltonplima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2008, 14:36 »
Acho o Gnome um ambiente muito legal, assim como o kde também. Mas preciso fazer uma observação a respeito do KDE 4(Eu sei que o tópico é sobre o Gnome 3 mas esclarecimentos precisam ser feitos), não vou ser hipócrita de dizer que ele está 100% funcional pois não está, mas é bom lembrar que a versão 4.0 não tem todos os recursos planejados. Mudanças pesadas mesmo serão vistas quando o 4.1 for lançado, e outras com 4.2 e assim sucessivamente, ou seja é uma sucessão de "revoluções". O kde4.1 será lançada no final deste mês, confira no calendário oficial: http://techbase.kde.org/index.php?title=Schedules/KDE4/4.1_Release_Schedule .
Logo, na minha opnião é muito cedo para atacar ou aclamar o KDE4, mas eles estão indo no caminho certo(opnião pessoal). E o principal, está inovando em muitos aspectos. E antes que falem que ele está fazendo um monte de cópias é bom frisar bem que idéias boas devem mesmo ser replicadas(a Microsoft cresce simplesmente copiando/comprando idéias/softwares de outras empresas e principalmente do software livre.), mas a inovação é sempre melhor vista. Ao invés de apenas atacar, vamos entrar em contato com os desenvolvedores e mandar críticas e sugestões (ninguem neste fórum fez isso, mas eu já vi isso em alguns lugares e gosto sempre de frizar está idéia.).

E que o Gnome 3 venha e revolucione, mas sem perder a simplicidade!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #3 Online: 13 de Julho de 2008, 16:48 »
Só um adendo, se o KDE4 foi lançado como produto acabado então é o momento para críticas sim. Se não estava pronto, ou com todas as funcionalidades operantes deveria permanecer como beta.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2008, 17:11 »
Só um adendo, se o KDE4 foi lançado como produto acabado então é o momento para críticas sim. Se não estava pronto, ou com todas as funcionalidades operantes deveria permanecer como beta.

Adendo do adendo. Os desenvolvedores do KDE4 lançaram o sistema mesmo em nível beta para mudar os 'testers'. Quem usa beta geralmente não são os usuários comuns, resolveram então lançar para ver como as mudanças seriam encaradas pelo grande público e descobrir quais são os bugs mais problemáticos e que funcionalidades ainda precisam ser trabalhadas. Eu li isso em algum lugar... e esclarecimentos dizendo que a versão 4.1 seria a primeira versão 'usável' não faltaram!

Voltando ao GNOME...

Na minha opinião uma mudança drástica no GNOME não poderia acontecer sem o GTK 3.0, assim como o KDE4 veio acompanhado do novo QT. Os planos para o GTK 3.0 ainda estão em estado inicial, portanto nada de expectativas grandes...

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2008, 00:21 »
Adendo do aden...ah, deixa pra lá, atitude irresponsável do time do KDE, beta não é para o grande público, é versão de desenvolvimento. Cabe críticas, e muitas, ao KDE4 sim.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline K-23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2008, 15:17 »
Adendo do aden...ah, deixa pra lá, atitude irresponsável do time do KDE, beta não é para o grande público, é versão de desenvolvimento. Cabe críticas, e muitas, ao KDE4 sim.

Peço desculpa mas tenho que discordar. No lançamento do Kde 4.0 foi dito que este lançamento era um convite aos desenvolvedores para que estes portassem as suas aplicações para o Kde 4, e para que os mais curiosos pudessem ver aquilo que será o futuro do Kde. Não sou eu que o digo, fui Nuno pinheiro em entrevista no Webtuga:

"Bruno: A versão 4.0 do KDE é um marco importante neste projecto, já que foram feitas várias alterações de fundo. Por essa internet fora tenho lido vários comentários que dizem que o KDE 4.0 não está pronto para produção. Qual é a tua opinião sobre isso?

Nuno: Não está claramente, dá para usar, mas não é um substituto para o 3.5 por exemplo.
Como disse na resposta anterior, esta release tem como principal objectivo os pilares do kde 4, e esses estão prontos code wise isto é o grosso do trabalho dos pilares esta feito, é a partir destes pilares que tudo o resto se vai construir, e na minha opinião de engenheiro civil são grandes e fantásticos pilares.
Acho incrível o que conseguimos especialmente que dê para usar e funcione minimamente."

Podem ler a entrevista aqui: http://www.webtuga.com/GNU/Linux/out...do-KDE-4.wtuga

Ou seja, o pessoal do Kde avisou que não era para o "grande público" usar, portanto, se o "grande público" não lê, cabe críticas, e muitas, porque difamam um grande projecto como o Kde.
Ajude os desenvolvedores e a comunidade do Ununtu. Teste o Hardy Heron e reporte os bugs.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2008, 17:45 »
Como já disse antes (nossa, como estou me repetindo), versão de desenvolvimento é diferente de versão final. Se o time do KDE quis lançar "um convite aos desenvolvedores para que estes portassem as suas aplicações para o Kde 4, e para que os mais curiosos pudessem ver aquilo que será o futuro do Kde", que lançassem como beta.

"o pessoal do Kde avisou que não era para o "grande público" usar, portanto, se o "grande público" não lê, cabe críticas, e muitas, porque difamam um grande projecto como o Kde"

Lançam como "4.0" e não é versão final? Isso beira a irresponsabilidade, por maior que seja o projeto KDE ele não está isento das críticas, e isto só seria difamação se fossem levianas.

Foram feitas várias promessas que jogaram o "hype" às alturas, como não conseguiram cumprir tudo no prazo estabelecido jogaram essa conversa. Chego a pensar que faltou humildade, se fosse reconhecido que não estava tudo ok e tivessem lançado mais 1 ou 2 betas o lançamento seria muito diferente. Coisas "básicas" como alterar a espessura e tamanho do painel não estavam presentes.

Eu uso o KDE4 em uma das distrôs que tenho instaladas e acompanhei com muito interesse o KDE4, mas sei reconhecer quando pisaram na bola.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline K-23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2008, 18:19 »
Mas se eles não lançassem o Kde 4.0, agora, no lançamento do 4.1, ainda não haveria aplicações portadas para QT4/Kde4.

Mantendo o topic: Apesar de não ser desenvolvedor, pelo que ouço dizer de quem sabe, acho que já estava na hora, pois o gtk estava a abrandar cada vez mais em relação ao qt. E é esta a parte boa de haver escolha: puxa o nível para cima.
Ajude os desenvolvedores e a comunidade do Ununtu. Teste o Hardy Heron e reporte os bugs.

Offline carloss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Java Dev
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2009, 21:27 »
espero que eles também pensem em melhorar a questão velocidade/desenpenho, e não somente a beleza.

O XFCE por exemplo, que usa GTK também, é muito mais rápido que o gnome em si.. e tem basicamente as mesmas funcionalidades..
(acha o xfce feio? olha: http://caarlos0.wordpress.com/2009/05/14/xfce-4-6-unleashing/ )

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2009, 19:19 »
Ele poderia vir mais leve e rápido.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Comunista

  • Visitante
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2009, 08:39 »
Geralmente não gosto de "mudanças suaves", prefiro as quebras de paradigma... mas depois da bomba que foi (e ainda está sendo) o lançamento do KDE4 eu acho até bom.

Acho que neste caso é mais uma questão de gosto. Pois quando o KDE4 foi lançado realmente não consegui usá-lo. Porém fiz a instalação dele recentemente e posso afirmar que não o troco por nenhum GNOME, o KDE 4 está um espetáculo.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2009, 11:32 »
Acho que neste caso é mais uma questão de gosto. Pois quando o KDE4 foi lançado realmente não consegui usá-lo. Porém fiz a instalação dele recentemente e posso afirmar que não o troco por nenhum GNOME, o KDE 4 está um espetáculo.

Quase 1 ano depois o KDE realmente está muito mais utilizável, mas se/quando o Gnome 3 for lançado prefiro que ele esteja utilizável já no lançamento. Software instavel/incompleto deve continuar beta, e não ser lançado e depois ficar recebendo remendos para só na versão "X.n" se tornar o produto anunciado na versão "X.0".
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2009, 23:30 »
Quase 1 ano depois o KDE realmente está muito mais utilizável, mas se/quando o Gnome 3 for lançado prefiro que ele esteja utilizável já no lançamento. Software instavel/incompleto deve continuar beta, e não ser lançado e depois ficar recebendo remendos para só na versão "X.n" se tornar o produto anunciado na versão "X.0".

O GNOME tem um ciclo de desenvolvimento muito conservador. É pouco provável que isso aconteça.

Offline carloss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Java Dev
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Gnome 3 vem aí
« Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2009, 09:36 »
Citar
O GNOME tem um ciclo de desenvolvimento muito conservador. É pouco provável que isso aconteça.

concordo.

até mesmo as versões recém lançadas do gnome são (geralmente) boas e bastante estáveis. isso é bom. Os primeiros kde's4 eram um lixo, travavam pra caramba, e eram ruins de mexer. Tudo isso, na minha humilde opinião, é claro.

[]'s