Autor Tópico: Asus G2 compatibilidade com o linux  (Lida 2605 vezes)

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Asus G2 compatibilidade com o linux
« Online: 08 de Julho de 2008, 13:09 »
Boas
Estou pensando adquirir um Asus G2 mas gostaria de saber se algum tem um e se o hardware é reconhecido pelo ubuntu, não quero comprar um portatil para ter que usar apenas windows

Pra quem não sabe aqui ficam os detalhes da maquina:
Asus G2SV-7R004G - 1700€



17" WXGA+ Color Shine, Intel Core 2 Duo T9500 (2.6 GHz), 2048M + 2048M DDRII, 320GB, NV GeForce9650M GS 512MB,

Blue-Ray Read, 802.11a/g/n + Bluetooth, Webcam 1.3 MP, Vista Ultimate - Oferta External e-SATA/USB 160GB HDD, Mochila e Rato óptico Gami



Processador :

- Intel Core 2 Duo T 9500, 2.60 GHz

- Cache : 6 MB L2 Cache

- FSB 800 MHz



- Chipset : Mobile Intel® PM965 Express Chipset +ICH8M

- Memória : 4 GB DDR2 667 MHz

- Display : 17"

- Placa Gráfica : NVIDIA® GeForce® 9650M GT 512MB VRAM GDDR3

- Disco Rígido : SATA 320 GB

- Drive Óptica : BlueRay

- Leitor de Cartões : 4-em-1: SD,MMC,MS,MS-Pro

- Video Camera : 1.3 Mega Pixel web camera



Fax/Modem/LAN/WLAN :

- Integrated Intel® High Definition Audio chip ( Azalia) compliant MDC fax/modem and 10/100/1000 Base T

- Integrated 802.11a/b/g/n

- Built-in Bluetooth V2.0+EDR



Interface :

- 1 x Express card

- 1 x Line-in Jack

- 1 x Microphone-in jack

- 1 x Headphone-out jack (S/PDIF)

- 1 x VGA port/Mini D-sub 15-pin for external monitor

- 1 x TV Out (S-Video composite) 5 x USB 2.0 ports (1 for E-SATA combo port)

- 1 x IEEE 1394 port 1 x RJ11 Modem jack for phone line

- 1 x RJ45 LAN Jack for LAN insert

- 1 x HDMI 1 x WLAN/Bluetooth On/Off Switch



Audio Built-in :

- Azalia compliant audio chip, with 3D effect & full duplex

- Built-in speaker and microphone


Obrigado

Offline gean gustavo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 311
  • Usuário Ubuntu 8.04.1
    • Ver perfil
Re: Asus G2 compatibilidade com o linux
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2008, 15:24 »
só por curiosidade qual o preço?
HardWare: INTEL P4 2.4 | ASUS P4V8X-X | NVIDIA FX 5200 | HD SATA2 SEAGATE 200GB | HD IDE MAXTOR 80GB | 1,5 GB RAM


Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Asus G2 compatibilidade com o linux
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2008, 17:02 »
está no topo 1700 €

o linux já suporta blueray??

Darcamo

  • Visitante
Re: Asus G2 compatibilidade com o linux
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2008, 23:20 »
O drama do notebook novo.
Também estou nessa situação e pensei no AsusG2 ou no Acer Aspire, mas como não uso mais windows então o suporte ao linux tem que ser realmente muito bom.

Dessa forma também estou bastante interessado no assunto.
Meu único ponto negativo para o Asus G2 é que o teclado não é completo. Ao invés disso tem apenas essas luzes laterais sem muita importância.

Offline piike

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
    • Ver perfil
    • Blog do Piike
Re: Asus G2 compatibilidade com o linux
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2008, 05:38 »
Humm, é sempre bom fazer essa pergunta antes de comprar um note novo, no meu caso comprei um vaio fz250 e infelizmente o suporte é uma porcaria. No caso do asus ele possui um módulo nativo no kernel porém não vou ter como te dizer se tudo funciona porquê não conheço ninguém que possua um(ô bixinho caro), mas pelas specs da pra ver que o vídeo nvidia é uma 9650M e isso já motivo para preocupação pois as placas que possuem esse M no final são destinadas aos fabricantes do notebook(no seu caso a Asus) desenvolverem as funções Fn e o controle de energia, eu possuo um 8400M GT e o controle de brilho até hoje ainda não funciona, mas como a Asus tem se mostrado interessada com compatibilidade com o Linux acho que deve funcionar legal, MAS NÃO É GARANTIDO. A webcam da asus me parece que é suportada apenas para x86 e como esse note vem com 4gb não faz sentido sacrificar a memória para usar o ubuntu 32bits, o blue-ray acho que ainda não rola, o leitor de cartões é bom ver se texas instruments que é o único que eu vi funcionar legal, o chip de audio funciona legal mas tem que adicionar modificar o modules.conf, a porta e-sata nunca vi funcionando no linux, a porta HDMI ainda não testei e os atalhos do teclados tem que ver porquê varia muito.
Os notebooks com melhor compatibilidade com linux e desempenho para gamers (pelo que eu conheço) são os da Dell e da HP porém os da Asus têm algum suporte também mas não como os anteriores, os Ferrari da Acer são muito caro e os Vaio nem pense em comprar, até os da AmazonPC tem melhor compatibilidade.

É isso. Espero ter ajudado
Sony Vaio Fz250AE