Autor Tópico: Que tal o Dreamlinux?  (Lida 10063 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Que tal o Dreamlinux?
« Online: 06 de Julho de 2008, 01:54 »
 Pessoal, eu tenho estado interessado em comprar um HD novo para ter mais espaço, e assim, ter mais mais de uma distro para escolher, além do Ubuntu. Além do Debian, estou interessado no Dreamlinux. Parece bonito, e tem o poder da super vaca.
 Alguém aqui usa ou já usou ele? Allguém pode me dar uma descrição da performance dele, se tem bugs (se tiver o mesmo ou menos que o Ubuntu, já está bom), se reconhece bem hardwares mais encrencados, etc. e tal? E diz em vários lugares que ele é modular. O que isso significa?
 Eu achei um aspecto negativo no dreamlinux até agora: É 100% brasileira (ou não?), mas não encontrei o fórum em português (ou não tem mesmo?).
 (edit) Aproveito para fazer a pergunta aqui e não precisar criar mais um tópico: qual marca de HD é melhor, Seagate, Samsung ou Maxtor?
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 02:11 por 0tacon »


Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2008, 09:38 »
Quanto á segunda pergunta, Western Digital é a marca que vc deve comprar, mas se tiver que comprar um desses eu escolhia o samsung

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #2 Online: 06 de Julho de 2008, 09:44 »
recomendo o seagate, tenho um, q ate emprestei a um amigo, o mesmo ja tem uns cinco anos e nunca deu problemas, quanto ao samsung tem a mania de pifar a placa, sem dar badblocks, o western digital, é q fazia/faz o famoso "caviar", badblocks em demasia.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2008, 11:31 »
É o que os colegas já disseram, se der pega um Western Digital, mas um modelo medio ou top pois a linha basica não tem tanta qualidade. Pode pegar tambem qualquer Seagate, produtos de ótima qualidade e bastante silenciosos.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2008, 11:35 »
... quanto ao samsung tem a mania de pifar a placa, sem dar badblocks...

Putz wolwerine...essa é nova, e veja que eu dei uma olhada antes no guiadohardware para comparar qual marca comprar.
Todos tinham prós e contras...mas pelo que eu tinha lido, Samsung e seagate estavam no mesmo nível.

Peguei um sata samsung de 160gb, para fazer par com meu outro 160..só que IDE.
Como eu não estava encontrando um seagate de imediato nas lojas de Campinas (só encomendando), peguei logo um "Sam".


valeu
7355

sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2008, 12:35 »
... quanto ao samsung tem a mania de pifar a placa, sem dar badblocks...

Putz wolwerine...essa é nova, e veja que eu dei uma olhada antes no guiadohardware para comparar qual marca comprar.
Todos tinham prós e contras...mas pelo que eu tinha lido, Samsung e seagate estavam no mesmo nível.

Peguei um sata samsung de 160gb, para fazer par com meu outro 160..só que IDE.
Como eu não estava encontrando um seagate de imediato nas lojas de Campinas (só encomendando), peguei logo um "Sam".


valeu
7355



digo isso por experiencia propria, nao só ja pifou dois sams q eu tinha, como também faço manutençao de micros, e a maioria dos defeitos de hd se davam nos samsungs, a ide nao conseguia reconhecer o mesmo de maneira nenhuma.

Offline d3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
    • d3kfox
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2008, 14:00 »
Voltemos ao assunto Dreamlinux por favor!!!!!! :D
A uns tempos atrás, até comecei a baixar o DL, mas não achei nele um fórum então desisti. Porque o site do DreamLinux embora termine em .com.br é inglês? O DL é mais leve do que o Ubuntu?
___________________________________________________
Sobre os HD's me digam, por que esses produtos "modernos" pifam tão fácil? Tenho um HD da Samsung de 10GB no qual está instalado o Ubuntu, deve ter uns 7 anos, nunca me deu problema.
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

alarcon

  • Visitante
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2008, 14:08 »
Voltemos ao assunto Dreamlinux por favor!!!!!! :D
A uns tempos atrás, até comecei a baixar o DL, mas não achei nele um fórum então desisti. Porque o site do DreamLinux embora termine em .com.br é inglês? O DL é mais leve do que o Ubuntu?
___________________________________________________
Sobre os HD's me digam, por que esses produtos "modernos" pifam tão fácil? Tenho um HD da Samsung de 10GB no qual está instalado o Ubuntu, deve ter uns 7 anos, nunca me deu problema.

Conheci o DL quando ele ainda estava no começo e é uma pena constatar agora pelo que você falou e pelo que verifiquei no momento que seu site é todo em inglês. Uma distribuição nacional que não adota o seu idioma pátrio, para mim é reprovável. Não estou reclamando dele ter o inglês também, mais já que é do Brasil, pelo menos era, devia ter como idioma principal o Português e um link para a versão em inglês.

Quanto a sua última pergunta ele tem sim um fórum e em português aqui:
http://www.epron.com.br/dreamlinux/


Ficou parecendo que o foco deles é o mercado internacional e não o Brasileiro. Até o seu fórum dito "oficial" é o gringo, como podemos constatar aqui:

http://dreamlinuxforums.org/
« Última modificação: 06 de Julho de 2008, 14:12 por alarcon »

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2008, 15:03 »
Voltemos ao assunto Dreamlinux por favor!!!!!! :D
A uns tempos atrás, até comecei a baixar o DL, mas não achei nele um fórum então desisti. Porque o site do DreamLinux embora termine em .com.br é inglês? O DL é mais leve do que o Ubuntu?
___________________________________________________
Sobre os HD's me digam, por que esses produtos "modernos" pifam tão fácil? Tenho um HD da Samsung de 10GB no qual está instalado o Ubuntu, deve ter uns 7 anos, nunca me deu problema.

Conheci o DL quando ele ainda estava no começo e é uma pena constatar agora pelo que você falou e pelo que verifiquei no momento que seu site é todo em inglês. Uma distribuição nacional que não adota o seu idioma pátrio, para mim é reprovável. Não estou reclamando dele ter o inglês também, mais já que é do Brasil, pelo menos era, devia ter como idioma principal o Português e um link para a versão em inglês.

Quanto a sua última pergunta ele tem sim um fórum e em português aqui:
http://www.epron.com.br/dreamlinux/


Ficou parecendo que o foco deles é o mercado internacional e não o Brasileiro. Até o seu fórum dito "oficial" é o gringo, como podemos constatar aqui:

http://dreamlinuxforums.org/


Depois que o Pindovoz utilizou o DL3.0 pra fazer um desktop lindíssimo, fiquei até com vontade de utilizar.
Baxei o DL, mas infelizmente ele não funcionou no meu computador (o live cd não entrou de jeito algum). Quando fui procurar alguma solução, vi que o fórum, site e informações principais eram todas em inglês.
Tive exatamente a mesma sensação que a sua, Alarcon! Como uma distro não adota a sua língua mãe? Depois dessa decepção, até desisti de instalar essa Distro por aqui! :-\
Nada melhor que ter um fórum bom na nossa lingua mãe. Por isso que é difícil largar o Ubuntu! ;)
Salve nossa língua portuguesa!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2008, 23:01 »
Só para deixar meus 2 centavos.

Como ele fez duas perguntas....

Primeiro o HD. Fuja dos Samsung, eles dão pau do nada, as vezes com menos de 6 meses de uso. Já aconteceu isso comigo. Tive que levar ele para recuperar meus dados numa firma especializada, adivinha qual era a marca mais presente para recuperar dados de HDs pifados? SAMSUNG, disparadamente! Vá de Seagate, tenho um a mais de 4 anos e nunca me deu dor de cabeça. Já tive outros HDs Seagate e Maxtor e nunca deram pau. Aliás a Maxtor só mantém a marca, a Segate comprou ela. É o mesmo produto da Seagate com nome remarcado.


Quanto ao DreamLinux. Eu já testei em máquina virtual e na minha máquina de teste mesmo. Ele é bonito sim, principalmente para quem gosta do visual do Mac. É rápido e leve como o Debian. Mas seu instalador é confuso e Bugado! Esse, para mim, é seu  maior defeito. O particionamento dele é confuso, preste muita atenção nessa etapa. E chega numa hora que parece que ele travou! Mas a instalação continua 40 minutos depois!   Só tentei de novo pois soube disso por ter lido uma análise em Inglês, o colunista passou pelo mesmo problema. O Gxine dava muito pau. Os desenvolvedores preferiram focar tudo no idioma em Inglês, devido ao apoio da comunidade de língua inglesa, já que da nossa só recebiam críticas e ataques descabidos. Por isso é mais fácil achar suporte em Inglês do que em Português! Se o idioma for uma barreira pra você, isso pode ser um problema sério.

Inté!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2008, 23:25 »
...
Primeiro o HD. Fuja dos Samsung, eles dão pau do nada, as vezes com menos de 6 meses de uso. Já aconteceu isso comigo. Tive que levar ele para recuperar meus dados numa firma especializada, adivinha qual era a marca mais presente para recuperar dados de HDs pifados? SAMSUNG, disparadamente! Vá de Seagate, tenho um a mais de 4 anos e nunca me deu dor de cabeça. Já tive outros HDs Seagate e Maxtor e nunca deram pau. Aliás a Maxtor só mantém a marca, a Segate comprou ela. É o mesmo produto da Seagate com nome remarcado.
.....


Grande...estou bem mesmo.

Bem, vou manter o plano original, o 160 IDE será apenas para Storage. O Samsung será para rodar os sistemas operacionais. Se der problemas, meus dados importantes serão mantidos.

Menos pior, eu acho..eeh


valeu
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2008, 01:04 »
Citar
Quanto ao DreamLinux. Eu já testei em máquina virtual e na minha máquina de teste mesmo. Ele é bonito sim, principalmente para quem gosta do visual do Mac. É rápido e leve como o Debian. Mas seu instalador é confuso e Bugado! Esse, para mim, é seu  maior defeito. O particionamento dele é confuso, preste muita atenção nessa etapa. E chega numa hora que parece que ele travou! Mas a instalação continua 40 minutos depois!   Só tentei de novo pois soube disso por ter lido uma análise em Inglês, o colunista passou pelo mesmo problema. O Gxine dava muito pau. Os desenvolvedores preferiram focar tudo no idioma em Inglês, devido ao apoio da comunidade de língua inglesa, já que da nossa só recebiam críticas e ataques descabidos. Por isso é mais fácil achar suporte em Inglês do que em Português! Se o idioma for uma barreira pra você, isso pode ser um problema sério.

 Não, o idioma não é um obstáculo. É um insulto, só isso. Mas eu encaro. Quanto ao instalador, eu tinha mesmo lido de um blogueiro que ele tem essa de travar. Não deixa de ser um ponto negativo... Mas se instalado é estavel como o Debian, eu tô nessa!


Piras

  • Visitante
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2008, 02:03 »
O Dreamlinux sempre teve esses problemas de instabilidade. Eu diria até mesmo que eles têm melhorado a cada versão, reduzindo o problema. Por outro lado, parte disso advém do fato de que eles têm se empenhado em desenvolver ferramentas próprias, o que é sempre um mérito.

Quanto ao problema do idioma, até compreendo a revolta dos desenvolvedores com a atitude de certos usuários. É preciso admitir que nossa dificuldade em formar comunidades sólidas não se deve somente a atitude autoritária de certos desenvolvedores: muitos usuários não tem sequer noção do tipo de atitude que se exige do usuário de um produto comunitário. Mas a resposta do pessoal da Dreamlinux, ao meu ver, foi radical demais. Nem ao menos manter uma página em português e deixar o fórum nacional às moscas! Eu nunca li no fórum Dreamlinux uma crítica que merecesse uma resposta como esta. Estúpidos existem em toda parte, mas na minha opinião o que predominava naquele fórum estava longe de ser uma atitude negativa. A maioria era bastante elogiosa em relação à distro. Na minha opinião o que se tenta justificar, imputando aos usuários brasileiros com uma generalização injusta, é uma decisão excessivamente pragmática da parte dos desenvolvedores da Dream, só isso.
« Última modificação: 08 de Julho de 2008, 00:49 por Piras »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2008, 05:08 »
Ninguém aqui disse o principal: o DreamLinux é um Debian "Lenny" com alguns pacotes do "Sid".

Se fosse só "Lenny" teria tendência à estabilidade, mas como mistura o "Sid"... quebrou aqui duas vezes (versões 2 e 3, ambas com XFCE). Mas... gosto da distro e vou dar mais uma chance, instalando a versão 3.1, dessa vez com o Gnome (agora há essa opção).

E quem só gosta do visual "Dream", tem um tópico meu aqui no Fórum que permite que vc deixe seu Ubuntu, Debian ou qualquer outra distro com Gnome com a mesma "cara" dele.

Fui...
« Última modificação: 07 de Julho de 2008, 05:18 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

alarcon

  • Visitante
Re: Que tal o Dreamlinux?
« Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2008, 09:53 »

Quanto ao DreamLinux. Eu já testei em máquina virtual e na minha máquina de teste mesmo. Ele é bonito sim, principalmente para quem gosta do visual do Mac. É rápido e leve como o Debian. Mas seu instalador é confuso e Bugado! Esse, para mim, é seu  maior defeito. O particionamento dele é confuso, preste muita atenção nessa etapa. E chega numa hora que parece que ele travou! Mas a instalação continua 40 minutos depois!   Só tentei de novo pois soube disso por ter lido uma análise em Inglês, o colunista passou pelo mesmo problema. O Gxine dava muito pau. Os desenvolvedores preferiram focar tudo no idioma em Inglês, devido ao apoio da comunidade de língua inglesa, já que da nossa só recebiam críticas e ataques descabidos. Por isso é mais fácil achar suporte em Inglês do que em Português! Se o idioma for uma barreira pra você, isso pode ser um problema sério.

Inté!


Caro galactus, acho que você não entendeu o foco dos questionamentos, pois não se trata aqui em saber ou não saber o idioma inglês por parte dos usuários e sim do fato de que uma distribuição linux nacional não adota o seu próprio idioma e para mim isso é muito triste. Como podemos ser respeitados se nós mesmos não temos respeito por nós?

Acho ainda mais grave se o motivo disso for o relatado pelo colega Piras, pois demostra imaturidade dos seus desenvolvedores.

Se queriam alcançar um número maior de usuários para sua distro isso é extremamente válido e poderiam fazer exatamente com esta distro faz:

http://gobolinux.org/

Veja que na parte superior do site do Gobolinux tem um link para a tradução para vários idiomas (English  | Português  | Deutsch  | Русском  | Magyar  | Français  | Español  | Svenska  | Italiano  | 日本語  | Türkçe). Isso sim é que é profissionalismo e respeito.
« Última modificação: 07 de Julho de 2008, 10:03 por alarcon »