Que tal o Dreamlinux?

Iniciado por 0tacon, 06 de Julho de 2008, 01:54

tópico anterior - próximo tópico

0tacon

Eu agradeço a todos pelas respostas. O caso é que mesmo comprando o HD, vou deixar o Dreamlinux em segundo plano. Pretendo fazer várias partições, com Ubuntu (para usar enquanto não aprender mais), Debian (para aprender, mas nunca vou largar o Ubuntu) e para estar sempre testando distros novas e alternativas, e o Dreamlinux vai ser uma delas, e se não for o que eu quero, formato a partição, esqueço o assunto e parto para testar outra distro. Quem sabe o OpenSuSE...
PS: Ainda me falta saber o que quer dizer "modular".

prct

CitarAproveito para fazer a pergunta aqui e não precisar criar mais um tópico: qual marca de HD é melhor, Seagate, Samsung ou Maxtor?

Eu neste caso aconselho MAXTOR (SLIM), as vantagens são ao nivel do som (Muito mais silencioso), peso (Ultra leve), e é sempre uma boa marca. Quanto à qualidade, todas as marcas neste momento estão muito bem situadas, evoluiram muito e os problemas por vezes nem é ao nível físico dos discos, mas sim problemas de bios, chipset(Aconselho INTEL), sistema operativo(Sectores danificados, principalmente com windows).
SAMSUNG evoluio muito, mas são muito barulhentos em geral, a WD sempre tem sido a melhor, mas falta evoluir neste sentido também.

PS: Já tive todas as marcas e a que gostei mais foi a HITACHI, mas esta foi adquirida pela Seagate, por isso agora são iguais.
Asus T3 Intel 2Duo Core Quad 2.4, 2Gb Ram, 2x 160Gb HDD SataII, Asus EAH2600PRO 512Mb Ram

Piras

Citação de: 0tacon online 08 de Julho de 2008, 01:52
Eu agradeço a todos pelas respostas. O caso é que mesmo comprando o HD, vou deixar o Dreamlinux em segundo plano. Pretendo fazer várias partições, com Ubuntu (para usar enquanto não aprender mais), Debian (para aprender, mas nunca vou largar o Ubuntu) e para estar sempre testando distros novas e alternativas, e o Dreamlinux vai ser uma delas, e se não for o que eu quero, formato a partição, esqueço o assunto e parto para testar outra distro. Quem sabe o OpenSuSE...
PS: Ainda me falta saber o que quer dizer "modular".

Posso estar enganado - corrijam-me por favor os mais versados no assunto - mas modularidade é a aptidão que tem um sistema qualquer de ser instalado a partir de módulos distintos, que acrescentam novas funcionalidades ou conjuntos coerentes de bibliotecas e programas. Em outras palavras, é possível construir um sistema ou programa como um bloco coeso e bastante funcional, mas que deixa de funcionar por inteiro se perder alguma de suas partes ou, em se tratando de um sistema modular, construí-lo de modo que, retirando a parte B, não se prejudica o funcionamento das partes A ou C.

Um bom exemplo de modularidade é o YUM, metagerenciador de pacotes do Red Hat e "descendentes". É possível acrescentar várias funcionalidades ao programa-padrão pelo acréscimo de módulos independentes. Retirar tais módulos não prejudica as funcionalidades essenciais ao programa.

Quanto à modularidade da Dreamlinux, ela é produto da distro-mãe, o Morphix. É possível montar um live CD Dreamlinux acrescentando a um módulo-base - onde estão os programas essenciais ao funcionamento de qualquer distribuição Linux, além de outros programas básicos do Debian (Dreamlinux e Morphix são derivatives do Debian) - outros conjuntos de bibliotecas e programas, também agrupados na forma de módulos. Desse modo, ao invés de acrescentar o WindowMaker ou Openbox ao Xfce somente depois de ter o sistema instalado, você poderia construir um módulo com tais gerenciadores de janelas e acrescentá-los ao próprio live CD. É isto o que caracteriza, aliás, as distribuições construídas por intermédio dos scripts linux-live (http://www.linux-live.org/), como o Slax, Goblinx, etc.

asghan

Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

boi

Eu também tive vontade há um tempo de testar o Dreamlinux, mas acabei desistindo ao ver que não tinha nem uma parte do fórum em português. Na verdade a minha vontade em testar o Dreamlinux era apenas por ser uma distro brasileira. Como parece que é brasileira, mas nem tanto, então nem me dei ao trabalho de baixar. Distros desse tipo, apenas uma versão customizada do Debian, existem aos montes por aí, e não acrescentam nada. Nem vale a pena perder tempo com elas.

0tacon

Mas a modularidade causa algum ganho perceptível em desempenho e/ou estabilidade/ Ou é só um conceito?

Bud Spencer

Acho essa distro muito linda!

Pena que nunca tive sucesso instalando ela. Só conseguir usá-la pelo Live CD.

Pelo Live cd roda tudo rápido mas eu queria no HD!

Poxa e pensar que aquela barra estilo MacOSx que fica na parte inferior é tão levinha.

Removido pela Moderação.

Piras

Citação de: 0tacon online 09 de Julho de 2008, 02:06
Mas a modularidade causa algum ganho perceptível em desempenho e/ou estabilidade/ Ou é só um conceito?

O ganho aqui é praticidade e conforto, caro Ota, tanto para o desenvolvedor quanto para o usuário. Em termos de estabilidade e desempenho, a modularidade é indiferente.

d3k

Se você estiver procurando uma nova distro, pode colocar o BigLinux (brasileirissima) ou o openSuse, ambas são excelentes distros.
Blog | deviantART | Twitter | Flickr
"Pra que usar de tanta educação .. Pra destilar terceiras intenções"

Fernando Rodrigues

Citação de: asghan online 08 de Julho de 2008, 23:26
Bom li essa notícias faz dias, acho q tem a ver com o tópico: http://br-linux.org/2008/dreamlinux-volta-se-aos-usuarios-internacionais/

Quando mostrei o DL as meus conhecidos, todos, sem exceção, adoraram a distro.
"Linda demais, como faço para instalar?"
Infelizmente não consegui nem instalar na minha máquina. Tentei de tudo, mas a única coisa que consegui foi perder 5 midias de CDs.

Outra coisa que todo mundo me perguntou: "uhé, você não disse que era um Linux de brasileiros? Porque o site está todo em inglês?"
Quase todos desistiram pelo fato de não terem adotado a lingua mãe no site e forum.

Talvez esse seja um dos motivos do DL não ter emplacado aqui no Brasil. Muito devem ter o sentimento de que o DL é anti-nacionalista.

Lendo a resposta do produtor do DL entendo perfeitamente a sua motivação em ter o site e fórum em inglês, mas não tem como não ter esse ressentimento em não ter o site e fórum oficiais em português!

Tomara que isso mude! Talvez seria a única distro que me fizesse trocar o Ubuntu!

0tacon

5 mídias perdidas  :o  cara, por que não fez isso em CD-RW? Funciona também, sabia?
E a esquisitice da instalação bugada é um obstáculo muito maior que a língua, com certeza.