Autor Tópico: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?  (Lida 22568 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Online: 03 de Julho de 2008, 22:23 »
Senhoras e senhores, eis a pergunta que não quer calar!

Tenho em mãos uma "bananosa" missão, tentar fazer funcionar uma distro Linux (em português) tão bem quanto um Win98 num já cansado K6-II 550 com 256MB de RAM, 6GB de HD e  8MB de Vídeo OnBoard SiS. A placa Mãe é uma PcChips M598LMR com chipset SiS530 e mouse Serial com 3 botões e Rodinha! Monitor CRT de 14 polegadas.

Todo o Hardware deve funcionar bem, ele deve ser capaz de visitar o Orkut, ouvir a Rádio Globo OnLine, se conectar via rede com uma máquina WinXP ( a rede tem modem Roteador por onde ele tem acesso a internet) e ter pré-vizualização das fotos que ele insere via PenDrive pelo Navegador de Arquivos!  Antes essa valente máquina rodava WinXP Pirated Edition com incríveis 128MB de RAM! Eu consegui mais 128MB ainda com a máquina no WinXP. Mas o dono (meu amigo) desistiu de continuar sofrendo com o WinXP, não devido  a lentidão da mesma, mas devido as telas Azuis da morte e ao PC simplesmente desligar do Nada!

De posse da máquina, abri a mesma e já vi logo o motivo do "desligar do nada"! O Pobre Cooler tinha uma montanha de poeira! Baum, o lance é que já falaram para ele que se ele colocar o Win98 tudo vai ficar ótimo! Já fiz o teste e instalei o Win98 SE na mesma (sim ainda consegui um CD original do Win98 SE, parece piada, mas foi), ficou com ótimo desempenho, mas quem disse que ele acha a placa de rede e a bendita placa USB? Foi a falta dos Drivers, parte disso sanado depois de muita pesquisa pelos Drivers.

Fui tentar outras distro para comparar, muitos problemas e nehuma que pudesse suprir todos os requisitos que ele exige quando usava o WinXP!

Estou perdendo as esperanças, to vendo que vou ter que instalar o Win98!

Alguma sugestão?

Esqueçam planos mirabolantes de customizações de FluxBox e Icewm! Tem que ter lixeira e  pré-visualização das fotos pelo navegador de arquivos!

A única distro que consegui que chegasse perto do que ele quer foi o Debian Etch com XFCE após Netinstall.

Lembrem-se, é para usuário acostumado com WinXP! 

As distros que já testei:

Puppy Linux 4.0

Damn Samll Linux 4.3

TinyMe 2008 (versão Light do PCLinux)

Absolute Linux 12.1 (Versão Ultra-Light do Slackware com Icewm)

GoBlinX 2.7 (versão brasileira do Slackware com XFCE em Inglês)

Zenwalk 5.0

Famelix 2.0

Debian Etch Netinstall hora com Gnome hora com XFCE

Ubuntu 7.10 após instalação básica com KDE (sim eu consegui essa proeza! :) )

FluxBuntu

SlaX 6.0.4 (versão Ultra-Light do Slackware com KDE em Live-CD)

Por incrível que possa parecer, o problema não está na placa Mãe, mas sim na bomba do Mouse Serial com Rodinha e no desempenho da parte gráfica! É simplesmente um terror o desempenho da parte gráfica desse PC com Linux. Nem de longe o Debian com XFCE chegou perto do desempenho do Win98 com Driver genérico do vídeo OnBoard SiS530!

Vocês devem estar se perguntando, porquê o Debian Etch com Gnome não funcionou. Não funcionou pois o mardito não acha a rede depois que instalo o Gnome! Tive vontade de quebrar tudo! Não tentei com KDE! O melhor desempenho do PC é com distros baseadas no Slackware, mas não sei como deixar tudo da maneira que ele quer, sem falar na bomba do Mouse Serial com Rodinha! Uso o Mouseconfig do Slackware e mesmo assim ele não funfa!

Desculpem o texto longo. Há sim, tenho até Domingo para decidir o que usar. Segunda-feira tenho que devolver o PC a ele.
« Última modificação: 03 de Julho de 2008, 22:28 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2008, 22:59 »
Galactus, como ando pesquisando uma outra distro p/ colocar junto c/ o Ubuntu, permita-me sugerir:

Resulinux - http://linuxhard.org/?page_id=3
Citar
128 MB de ram é o suficiente para tudo, sem abrir mão dos recursos.
Dei uma testada no liveCd e por aqui ocorreu legal, só o visual é que ñ é tão agradavel, mas nada que uma ajeitada ñ dê jeito.
Inclusive tem um tópico parecido c/ o teu problema - http://www.guiadohardware.net/comunidade/showthread.php?t=866793&highlight=resulinux
E lá há uma menção ao Resulinux.

Insigne:
http://br-linux.org/linux/tecnico-descreve-sua-surpresa-com-o-insigne-no-pc-popular

http://www.insignesoftware.com/default.php

http://insignelinux.forumvila.com/

PS: ri muito, esse PC parece o de uma prima que vi semana passada, c/ o Win98SE tadinho do carecado.  :)
« Última modificação: 04 de Julho de 2008, 09:41 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2008, 01:18 »
Além do Resulinux, dá pra sugerir o SliTaz... A iso dele tem só 25MB... é muito bom


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2008, 08:45 »
Já instalei o Slackware 10 numa máquina muito, muito pior do que essa (Pentium MMX 233, 128 de RAM) e o desempenho com o KDE (3.1 acho...) ficou bem ruim, mas é aquele negócio, pelo menos funcionava. :)

Para o problema do mouse serial, lembro que conseguir fazer funcionar com esse tutorial aqui: (ainda tenho nos meus favoritos!)

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=1918

Pode ser que ele funcione com outras distros, até mesmo com os "Debian Like" ou então no desespero mesmo, você pode apelar para aquelas placas PCI que instalam fêmeas USB na máquina e colocar um mouse atual no bichinho.

Eu tentaria colocar uma versão mais antiga do Slackware, ou até mesmo do Fedora ou Debian com XFCE ou o KDE bem "pelado" com o navegador Opera mais atual, já que o mesmo não exige tantas dependências como o Firefox 3 por exemplo além de ser menos pesado, e tentaria instalar alguns plugins "no braço", copiando-os manualmente, sem usar nenhum instalador que possa ocasionar algum problema numa distro um pouco mais antiga. Kernel da série 2.4 também talvez funcione melhor nessa máquina.  :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

boi

  • Visitante
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2008, 09:14 »
Pelo que eu entendi, o problema está apenas no mouse e no vídeo. O mouse acredito que funciona, mas você vai precisar mexer no xorg.conf. Por exemplo, como explicado nesta página:

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=1401

A dica é para mouse ps2, mas é mais ou menos a mesma coisa.

Já na parte gráfica, aí já não tem jeito. Acho melhor usar Windows 98 mesmo. Mas com o 98 tem dois problemas, além dos drivers. Um é a segurança, pois é um sistema que já deixou de ser suportado há muito tempo. E outro é que muitos programas mais modernos não funcionam com ele, principalmente os da Microsoft. De qualquer forma, não recomendaria tentar colocar Linux nessa máquina, você vai arrumar dores de cabeça para você e o cara vai ficar com raiva do Linux. O melhor no caso é o XP, não tem como fugir.

UltimateWarrior

  • Visitante
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2008, 12:03 »
Eu tive um problema semelhante ao teu e o debian etch resolveu o problema.
Pena que contigo não funcione... a pessoa em quem instalei o debian está muito contente com o desempenho.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2008, 12:17 »
Obrigado a todos pelas respostas.

Tentei o Resulinux 2.5 e 2.9. O 2.5 não sobe a parte gráfica. E o 2.9 dá erro logo na inicialização do Kernel. Ele avisa que o kernel dele deve ser rodado em uma CPU mais moderna!  :-[

O SliTaz tá engatinhando. Só tem suporte para teclado em Inglês e Francês, além da língua do próprio sistema.

Fui no Site do Satux, já tinha visto ele num PC da CCE, só tinha imagem para baixar em DVD! O PC não tem leitor de DVD!

To baixando o Insigne 5.0.1.2 para testar. Vou ver se acho a versão 4.0 dele por aqui.

Pois é, o Win98 também tá soda! To vendo outra possibilidade, tenho uma plaquinha de vídeo PCI Nvidia com 32MB. Acho que vou tentar usar essa placa, o galho é que tá emprestada!

O XP fica tão lento quanto uma lesma, dá no mesmo que instalar o Ubuntu 7.10! Impraticável!

O Mouse eu vou tentar os tutoriais mais tarde. E a parte gráfica vai ser apelar para a placa PCI da Nvidia.
« Última modificação: 04 de Julho de 2008, 12:19 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2008, 12:29 »
Muito bem pessoal, chegou o grande dia. Vou devolver o PC para o meu amigo! Como ficaram as coisas? Depois de muito serviço, devo acrescentar,  eu acabei deixando o Debian mesmo.

Qual o ambiente gráfico? KDE!

Eu sei, eu sei, vocês devem estar se perguntando como foi que eu dei um elefante para uma formiga carregar. Eu explico. O problema não é o de memória, mas a parte gráfica e o Mouse é que estavam me dando muita dor de cabeça.Além disso precisava de um ambiente gráfico que tivesse as facilidades do XP ao qual ele já estava acostumado.

Depois de alguma pesquisa achei vários tutoriais de como deixar o KDE leve para micros jurássicos, textos do próprio site do KDE, do Tio Morimoto, do Hqxriven e outros em língua inglesa. O resultado é um KDE com todas as facilidades de um usuário acostumado ao Windows XP mas que consome apenas 47MB após o Boot! Tenho montagem automática dos dispositivos inseridos, com a mensagem e tudo do que você quer fazer (incluindo aí o funcionamento da placa PCI/USB), pré-visualização de fotos, vai poder ouvir a Rádio Globo, visitar o Orkut e  usar o aMSN. Essas eram as coisas fundamentais que ele me pediu.

O Mouse Serial com rodinha está totalmente funcional, resolvi mesmo através do dpkg e escolhendo a opção ScrolMouse na porta ttyso. Quanto a parte gráfica foi preciso usar a resolução 800X600 com 16bits de cores. Ficou ótimo, levando em consideração que ele usa um monitor de 14 polegadas e a placa de vídeo Onboard que não ajuda em nada.

Devo confessar que uma das coisas que ajudou sobremaneira o uso do KDE, pasmem, foi o sistema de arquivos escolhido! Nada de EXT3 e muito menos ReiserFS (consumidor assumido de recursos do processador), usei o JFS! É o que usa a menor quantidade de recursos do processador. Fato esse compravado em vários testes publicados pela iternet e muito mais do que provado para mim com esse caso prático. O PC deu um salto em velocidade quando mudei o sistema de arquivos, no primeiro teste havia utilizado EXT3. Tudo dentro do limite de um K6-2 550 né!

O problema da rede é engraçado mesmo, foi preciso instalar o Knetwork Manager para conseguir conexão com a Internet. Pelo menos ficou fácil, tá na ponta de um clique se ele quer ou não se conectar com a Internet.

No momento é só isso, depois de levar o PC pra ele eu tiro umas fotos e digo o que foi que virou essa experiência dele com Linux.

Há sim, o PC ficou mais lento do que se tivesse usado o Win98, mas tá bem mais rápido do que quando ele usava o XP.
 
Algumas fotos de como ficou a área de trabalho:

« Última modificação: 07 de Julho de 2008, 12:49 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

alarcon

  • Visitante
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2008, 13:17 »
Ia indicar uma distribuição linux nacional baseada no slackware que se chama pQui Linux.

Citar
O pQui Linux é um sistema operacional GNU/Linux baseado no Slackware voltado para desktops e usuários leigos que pensam que Linux é difícil, tendo como principal objetivo estimular a migração Windows/Linux em desktops caseiros e empresariais. Ele também pode ser usado por linuxistas cansados de baixar e configurar aplicações, porque o pQui Linux vem com a maioria dos aplicativos utilizados em desktops Linux. Tem como interface padrão o Blanes(com algumas modificações), o qual facilita muito a primeira impressão do usuário que veio daquele outro sistema. Também  possui outras interfaces mais comuns que são para os usuários que estão migrando de sistema, irem se acostumando com o mundo nix. Assim o pQui Linux vem para quebrar o tabu de que Linux é difícil.
fonte: http://site.pquilinux.org/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

Como ela parecer usar como interface gráfica o Blanes, muito parecido com o windows, facilitaria as coisas além de ser leve.

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2008, 13:21 »
Parabéns ! Principalmente pelo sistema de arquivos (JFS) que é o que uso como padrão há muito tempo. ;D
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2008, 13:22 »
É incrível. Eu era tão feliz com o meu COnectiva 4.0 num K62-350, com somente 32 Mb de RAM, e Kde 1 !!!

Quem sabe se não usar uma dessas.. Tudo funcionava lá, inclusive com Star Office 5.1 e tudo !
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2008, 14:27 »
Por que não um DSL ou Fluxbuntu?

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2008, 15:03 »
A algum tempo atrás um colega me recomendou a Dizinha para um computador semelhante, não sei como anda essa distro hoje, mas era leve, feita para computadores antigos....
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2008, 17:38 »
Por que não um DSL ou Fluxbuntu?

O DSL é confuso para instalar, está em Inglês e completamente diferente do que ele estava acostumado com o XP. Meu amigo nunca usou Linux!

Como eu disse antes, tinha que cumprir algumas exigências: Ouvir a Rádio Globo, pré-visualização de Fotos dentro do navegador de arquivos e etc...   Quando o DSL vai me dar pré-visualização de alguma coisa no navegador de arquivos dele?

O Fluxbuntu, baseado no Ubuntu 7.10, ainda está em testes, mas não foi por isso, ele nem subiu a parte gráfica! Nem preciso falar da questão das exigências.
« Última modificação: 08 de Julho de 2008, 17:40 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Existe uma distro equivalente ao Win98 e em Português?
« Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2008, 17:41 »
A algum tempo atrás um colega me recomendou a Dizinha para um computador semelhante, não sei como anda essa distro hoje, mas era leve, feita para computadores antigos....

Também tinha ouvido falar, mas não achei para baixar!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2