Autor Tópico: Não consigo instalar nada com ext .tar.gz .emerald .tar.bz2  (Lida 4341 vezes)

Offline Rahal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Não consigo instalar nada com ext .tar.gz .emerald .tar.bz2
« Online: 03 de Julho de 2008, 14:51 »
Saudações,
estou aos poucos me adaptando ao linux, tenho dificuldade ao isntalar temas, ou pacotes nas seguintes "extensões":
.tar.gz /   .tar.bz2   / .emerald   . Ao abrir, ele é descompactado (pelo rar), e tem varios arquivos na pasta, mais nenhum excecutavel.
Como proceder na instalação dos citados acima?  Ou  Há alguma maneira via terminal?
UTILIZO A VERSÃO "UBUNTU 8.04 HARDY"

Obrigado pela atenção.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nada com ext .tar.gz .emerald .tar.bz2
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2008, 16:27 »
Espero que o link abaixo te ajude.

Instalação de Programas no Ubuntu
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nada com ext .tar.gz .emerald .tar.bz2
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2008, 20:14 »
O tema, na maioria dos casos não deve ser descompactado, o tema sempre estará no formato tar.gz.
Se estiver em tar.bz2, descompacte e verá que ele gerou um tar.gz.
Se gerar uma pasta e dentro dela tiver outras uma pasta de nome gtk, clique com o botão direito nela e selecione "Criar pacote" e um tar.gz será gerado, ai, basta ir em no menu sistema / preferencia / aparencia, e instalar o tema.
O tema não tera executavel, raramente (1 em 200) é necessário usar o terminal.

Coloquei a um tempo um passo a passo nesse link:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36427.0.html
Leia-o com atenção e siga-o passo a passo e instalará qualquer tema.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline netto.linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nada com ext .tar.gz .emerald .tar.bz2
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2008, 00:24 »
Mesmo tão claro assim, pra um WinUser com 24 anos de "escravidão" não é fácil entender...
Por exemplo: Não consigo definir a configuração do monitor para 1024, pois não está totalmente instalada a minha placa de vídeo... baixei o driver mas na hora de instalar... não consegui... não consegui nem instalar o Firefox... o meu ainda está em inglês... tentei entrar como root pra ver se faço alguma coisa, nada! Tô apanhando mais que menino teimoso... mas uma hora eu venço essa barreira...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nada com ext .tar.gz .emerald .tar.bz2
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2008, 00:30 »
Mesmo tão claro assim, pra um WinUser com 24 anos de "escravidão" não é fácil entender...
Por exemplo: Não consigo definir a configuração do monitor para 1024, pois não está totalmente instalada a minha placa de vídeo... baixei o driver mas na hora de instalar... não consegui... não consegui nem instalar o Firefox... o meu ainda está em inglês... tentei entrar como root pra ver se faço alguma coisa, nada! Tô apanhando mais que menino teimoso... mas uma hora eu venço essa barreira...

netto o ideal é usar um tópico exatamente sobre seu problema, e também que você trate de um problema por vez, para evitar problemas para você, afinal se algo der errado e estiver mexendo em mais de uma coisa fica até difícil de saber o que deu errado.

Mas a placa de vídeo é até fácil de ser acertada. Mas para ajudá-lo você deve descrever todo seu hardware, principalmente a placa.

Quanto ao idioma já existem vários tópicos sobre o problema, pesquisando você chega nele, mas vamos ao seu problema de hardware, se possível em um tópico sobre isso, mesmo que você crie este tópico.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nada com ext .tar.gz .emerald .tar.bz2
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2008, 12:07 »
Fala Cristiano, depois de um aprendizado longo com o Ubuntu instalado num VMware Player, resolvi,  nesta semana , passar o 8.04.1 para o HD, tive problema com os drivers da ATI, a solução foi desabilitá-los, travava muito, e, também, não consegui instalar um tema lá do gerenciador de temas emerald.Aproveito as dicas desse tópico e aconselho o Netto a ter paciência.Boa sorte! No mais , estou gostando muito do sistema.
Usuário Linux- 449417

Offline netto.linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Como alterar a configuração de resolução de tela para 1024?
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2008, 23:25 »
Bom, parceiros... então vou descrever meus males abaixo.
Minha placa é uma VT8237R PLUS (VIA), minha placa-mãe é um P21G V3.1 (PCCHIPS).
Acontece que tudo parece estar funcionando beleza, mas não consigo aumentar a resolução de tela do meu pc e no 800x600 fica tudo muito grande, deixando meu Linux feio, desproporcional.
Quando eu instalei o Ubuntu eu criei um login como netto e, aparentemente um root, cujas senhas são iguais...
Acontece que quando eu tento alterar o arquivo /etc/X11/xorg.conf aparece uma mensagem:

Não foi possível salvar o arquivo "/etc/X11/xorg.conf"
Você não tem as permissões necessárias para salvar este arquivo. Por favor, verifique se você digitou a localização corretamente e tente de novo.

Já tentei isso de todas as maneiras.

Minhas dúvidas básicas, são:
1) Como atribuir privilégios de root (total) ao usuário netto?
2) Como entrar numa pasta via console, no windows seria: cd nomedapasta e sair cd\ ou cd...

Se eu conseguir isso já teria motivos de sobra pra encarar o linux.

Atualizei o Ubuntu e agora meu Firefox está em português e muita coisa melhorou, mas algumas dúvidas persistem.

Aguardo resposta!

Offline ErickSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 209
    • Ver perfil
Re: Como alterar a configuração de resolução de tela para 1024?
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2008, 00:58 »


Minhas dúvidas básicas, são:
1) Como atribuir privilégios de root (total) ao usuário netto?
2) Como entrar numa pasta via console, no windows seria: cd nomedapasta e sair cd\ ou cd...


1- vc pode ganhar os privilegios de root a qualquer momento, digitando o comando sudo antes do comando q vc for usar... por ex. sudo nautilus abre o navegador de arquivos como root



2- no linux também é cd nomedapasta, mas se tiver espaços vc deve colocar uma barra \ antes do espaço, por ex. cd /home/erick/minhas\ fotos

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nada com ext .tar.gz .emerald .tar.bz2
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2008, 04:20 »
Citar
1- vc pode ganhar os privilegios de root a qualquer momento, digitando o comando sudo antes do comando q vc for usar... por ex. sudo nautilus abre o navegador de arquivos como root

 O certo é gksu ao invés de sudo. Numa página da wiki do ubuntu em português, só não me lembro qual página, diz que sudo nunca deve ser usado em aplicações visuais (não sei porquê).


Offline netto.linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nada com ext .tar.gz .emerald .tar.bz2
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2008, 09:45 »
Otakon e Erick...
Valeu, parceiros, muito obrigado...
Gostei demais do Ubuntu e não quero desanimar agora, por isso dependo de ajuda de pessoas como vocês (do fórum)...
Agradeço mesmo!
Abraços

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nada com ext .tar.gz .emerald .tar.bz2
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2008, 12:18 »
O certo é gksu ao invés de sudo. Numa página da wiki do ubuntu em português, só não me lembro qual página, diz que sudo nunca deve ser usado em aplicações visuais (não sei porquê).

Se for chamado pelo terminal não é problema (ex.: sudo  nautilus).

E quando estou usando o ambiente gráfico uso o gksudo, nunca usei gksu, e nunca tive problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!