ONDA MSA501HS RESOLVIDO NO UBUNTU 8.04 (só 32bits - no 64 bits não consegui, pois acho que o usbmodeswitch.bin é incompatível)
olá pessoal,
após infinitas pesquisas nos foruns, aproveitando o que um diz, juntando com o que outro descobriu (essa é uma grande vantagem do mundo livre) resolvi o meu problema com o modem ONDA MSA501HS para utilização da timweb 3G. Inicialmente ele atribuia o DNS mas não abria o firefox... depois descobri que o firefox só entrava no modo off-line, o que era facilmente resolvido clicando no modo on-line. Para melhorar, desinstalei o network manager e segui o conselho de muitos instalando o wicd (claro que para o onda 501hs a influência na conexão foi mínima - exceto pq corrigiu o problema do firefox off-line). Bem, resumindo, fiz um tutorial e um script que deixa tudinho automáitco (fiz não, adaptei de outros) e instalei também o vodafone (que é um software semelhante aos que vem com o modem - atribui o opendns). Resumindo, tá rodando beleza, 100%. Quem desejar envio o script por e-mail, pois não sei como postar um arquivo aqui. (há só testei no ubuntu 8.04 hardy e não sei se vai funcionar em outros). Agora só falta aplicar aquele patch brasileiro que dobra a capacidade do tráfego no modem - que eu não sei como fazer... tem um tutorial, mas o usbserial.ko que disponibilizam via download dá erro quando carregado.