kernel_script,
o lance é o seguinte, aqui em casa não tem nem tanto problema. Posso preferir conectar a internet via ONDA ou via cabo pela rede caseira que tenho aqui. E tanto uma quanto outra conexão a internet (via modem ONDA ou via LAN) funcionam normalmente, porém apenas um de cada vez, as duas formas de conexão ao mesmo tempo faz com que a conexão via cabo sequestre para si a conexão à internet. Ok, tudo bem.
Detalhe: aqui em casa, na rede caseira, se eu conecto primeiro a LAN e depois o ONDA, a internet continua sendo apenas acessada via cabo; o ONDA até conecta, mas o fluxo dos dados para a internet não passa por ele nem a pau.
O desafio é no escritório do cliente que eu atendo diariamente.
Lá, quando chego, normalmente conecto meu notebook à rede dele, plugando o cabo no note e pronto. Uma vez na rede, via cabo, eu preciso definir um proxy nas minhas configurações de rede do Ubuntu para poder acessar a internet. De qualquer forma, uma vez plugado, acesso os diretórios de rede, servidores, o Outlook recebe mensagens, etc. (isso tudo eu faço via máquina virtual Windows pelo VirtualBox, no Ubuntu geralmente eu apenas navego na internet, atrás do proxy que o cliente utiliza). Mesmo que eu não defina o proxy de rede para a internet, eu consigo entrar na rede do cliente e acessar os servidores.
Como nos testes que fiz aqui em casa hoje eu percebi que, depois de conectar o modem ONDA com sucesso, acessando a internet, ao plugar o cabo da rede caseira esta conexão via cabo parece sequestrar a conexão da internet (e o ONDA fica conectado, mas não recebe nem envia mais o tráfego da internet), eu fiquei bolado de na segunda-feira, quando eu chegar no cliente, acontecer a mesma coisa lá. Ou seja, o modem não iria me servir de nada, e eu ainda ficaria preso ao acesso à internet via o proxy do cliente.
A minha intenção no cliente é conectar o ONDA para navegar na internet (o proxy deles é severo e vários sites técnicos que preciso consultar ficam bloqueados) e, ao mesmo tempo, estar conectado na LAN deles (via cabo) para acessar o que não é internet, ou seja, diretórios de rede, servidores, SQL Server, etc. E continuar a fazer isso como sempre fiz lá: acesso a internet via Ubuntu e a rede interna via Windows virtualizado no VirtuaBox.
Como não entendo nada do assunto, é como se eu quisesse que o modem ONDA servisse apenas para conectar a internet, e o cabo plugado a LAN do cliente servisse apenas conectar a todo o resto que não é internet.
Quanto às peguntas que você me fez, infelizmente não sei responder, como por exemplo o detalhe sobre o cabo, se é cross-over ou não. Só sei que plugo no note e tenho acesso a ambos, rede interna e internet via proxy. No cliente não tenho como solicitar mudanças de configuração do servidor deles, ou seja, espero poder resolver este meu problema apenas manejando configurações no meu Ubuntu do note. Essa é a idéia.
Espero ter podido esclarecer um pouco mais da situação, mesmo não tendo tanto conhecimento assim sobre redes e tal.
Obrigado!