Autor Tópico: Internet de Radio Frequência [Resolvido]  (Lida 21977 vezes)

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Internet de Radio Frequência [Resolvido]
« Online: 25 de Junho de 2008, 14:20 »
Olá pessoal,
Estou tentando fazer funcionar a internet de radio frequência aqui em casa no Ubuntu e estou levando uma surra federal, acontece que tenho uma placa RaLink e o Linux a reconhece assim:
Via Tecnologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (Rev 7c) RaLink RT2561/RT61 802.11g PCI.
Como com toda certeza estou me esquecendo de verificar algo, bom acontece que o pessoal da VSP criou uma senha e login nos servidores deles e fiz a mesma coisa aqui, e pronto, uma beleza, pois os comandos utilizados é para a conexão de banda larga mas só funciona no Windows, tentei seguir  o tuto do ceti neste post , http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4731.0.html, mas a surra que levo é doída, pois quando tendo o comando "sudo gedit / etc/network/interfaces" e tento editar e salvar o arquivo ele diz que o linux não possui as dependências para gravar o arquivo editado.
Alguém pode me ajudar a navegar pelo Ubuntu na via radio sem precisar do Windows?

Agradeço antecipadamente pela atenção dispensada.

« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 13:22 por Maurício Mendes »

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2008, 16:46 »
Olá pessoal,
Estou tentando fazer funcionar a internet de radio frequência aqui em casa no Ubuntu e estou levando uma surra federal, acontece que tenho uma placa RaLink e o Linux a reconhece assim:
Via Tecnologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (Rev 7c) RaLink RT2561/RT61 802.11g PCI.
Como com toda certeza estou me esquecendo de verificar algo, bom acontece que o pessoal da VSP criou uma senha e login nos servidores deles e fiz a mesma coisa aqui, e pronto, uma beleza, pois os comandos utilizados é para a conexão de banda larga mas só funciona no Windows, tentei seguir  o tuto do ceti neste post , http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4731.0.html, mas a surra que levo é doída, pois quando tendo o comando "sudo gedit / etc/network/interfaces" e tento editar e salvar o arquivo ele diz que o linux não possui as dependências para gravar o arquivo editado.
Alguém pode me ajudar a navegar pelo Ubuntu na via radio sem precisar do Windows?

Agradeço antecipadamente pela atenção dispensada.



Pelo que vi o tutorial que você se refere do "Ceti" está direcionado para MODEM com fios ligado a uma porta de rede e no seu caso você tem uma placa de rede sem fios da Ralink.  Portanto, se eu não estou enganado, não é o seu caso.

No Linux Ubuntu e em muitas outras distribuições Linux é preciso fazer com que o seu hardware de comunicações sem fio (no seu caso Ralink) seja entendido pelo Linux, no caso o Ubuntu.  Não me parece ser o caso de editar o arquivo de interfaces.

No Windows esses drivers se encontram instalados ou a instalar por meio de algum CD.

Verifique, no Ubuntu, usando uma janela de console de terminal se retorna alguma informação com o comando:

Código: [Selecionar]
sudo iwlist scan

Quando o Hardware de rede sem fio está com os drivers carregados no Linux e existe a identificação de uma estação emissora de rádio frequencia, retorna o identificador  ESSID da estação transmissora e alguns outros parâmetros.

Talvez aqui no Forum existam soluções para esse seu problema.  Achei alguma coisa em Ingles que posso também postar caso você não sinta dificuldade em ler em Ingles.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência [Resolvido]
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2008, 18:56 »
Caro csat,

Não entendo nada de inglês, porem eu posso contornar este impecílio, pode passar-me o site em inglês e se possível os daqui, que vamos à luta!!! Estou no trabalho agora mas chegando em casa, já posto o resultado do comando que me ensinas.
Obrigado.
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 23:10 por Maurício Mendes »

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2008, 21:25 »
Caro csat,

Não entendo nada de inglês, porem eu posso contornar este impecílio, pode passar-me o site em inglês e se possível os daqui, que vamos à luta!!! Estou no trabalho agora mas chegando em casa, já posto o resultado do comando que me ensinas.
Obrigado.


Você pode procurar entender neste =>link<= o que foi feito e fazer uma tentativa semelhante no seu sistema.  Como disse o site está em Ingles.

Quanto a possibilidade de alguma informação em Portugues basta tentar colocar "RaLink RT2561/RT61" no campo de pesquisa do Forum e ir refinando até achar algo parecido com o seu problema.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência [Resolvido]
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2008, 23:23 »
Caro CSAT

Estou postando abaixo o resultado do comando sudo iwlist scan:

mauricio@mauricio-desktop:~$ sudo iwlist scan
[sudo] password for mauricio: 
lo        Interface doesn't support scanning.
 
eth0      Interface doesn't support scanning.
 
wmaster0  Interface doesn't support scanning.
 
wlan0     Scan completed :
          Cell 01 - Address: 00:02:2D:93:B4:4C
                    ESSID:"VSP-CPR-A 3341-0333"
                    Mode:Master
                    Channel:1
                    Frequency:2.412 GHz (Channel 1)
                    Quality=48/100  Signal level=-68 dBm   
                    Encryption key:off
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                    Extra:tsf=0000034e4fbbd532
          Cell 02 - Address: 00:02:2D:B5:F7:BB
                    ESSID:"VSP-CPR-D 3341-0333"
                    Mode:Master
                    Channel:1
                    Frequency:2.412 GHz (Channel 1)
                    Quality=49/100  Signal level=-62 dBm   
                    Encryption key:off
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                    Extra:tsf=0000034e549a52ab
          Cell 03 - Address: 00:4F:62:19:31:85
                    ESSID:"TERANETMS"
                    Mode:Master
                    Channel:5
                    Frequency:2.432 GHz (Channel 5)
                    Quality=47/100  Signal level=-74 dBm   
                    Encryption key:off
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                    Extra:tsf=000000290d03fc13
          Cell 04 - Address: 00:02:2D:BE:97:9F
                    ESSID:"VSP-CPR-B 3341-0333"
                    Mode:Master
                    Channel:6
                    Frequency:2.437 GHz (Channel 6)
                    Quality=46/100  Signal level=-80 dBm   
                    Encryption key:off
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                    Extra:tsf=0000034e49969143
          Cell 05 - Address: 00:0E:2E:B2:13:99
                    ESSID:"DCD Network 02"
                    Mode:Master
                    Channel:6
                    Frequency:2.437 GHz (Channel 6)
                    Quality=47/100  Signal level=-78 dBm   
                    Encryption key:off
                    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 11 Mb/s
                    Extra:tsf=00000012efc421db
 
mauricio@mauricio-desktop:~$ 

Se puder ajudar-me a entender a engine do sistema agradeço.
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 23:10 por Maurício Mendes »

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2008, 17:50 »
Bem, aí está, sua placa de wireless está funcionando.  Cabe a você identificar qual ESSID é o pertinente ao emissor de sua internet via radio, clicar no ícone de rede do ubuntu, escolher o ESSID que for o pertinente e pronto.  Pelo visto "key off" significa que não tem chave de acesso.

O mais complicado que é fazer o Ubuntu se entender com o hardware de rede sem fio, aparentemente, está funcionando.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência [Resolvido]
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2008, 23:10 »
Salve CSAT,

Fiz o que me indicou, ou seja, coloquei o ESSID que é pertinente à mim ou melhor dizendo,digitei o endereço do meu provedor, e não acontece nada, tentei digitei o endereço do provedor no proxy e não consigo navegar. O que estou fazendo de errado??
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 23:11 por Maurício Mendes »

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2008, 00:53 »
Salve CSAT,

Fiz o que me indicou, ou seja, coloquei o ESSID que é pertinente à mim ou melhor dizendo,digitei o endereço do meu provedor, e não acontece nada, tentei digitei o endereço do provedor no proxy e não consigo navegar. O que estou fazendo de errado??

Creio que não seria bem "digitar" mas escolher.  No gerenciador de rede (fica no topo da tela um icone que parece um terminal), ao clicar com o botão direito ou esquerdo do mouse (não sei bem de cabeça) devem aparecer as conexões que sua placa de rede sem fio consegue identificar.  Ao clicar uma ou duas vezes na que representa o ESSID do seu provedor via radio, uma tela deveria ser mostrada.  No meu caso aparece pois preciso digitar a password que coloquei no meu roteador.  No seu caso, como as conexões mostradas aparecem com "key off" indica que não tem password configurada.

Não dá para saber se você está fazendo errado ou se existe alguma coisa errada pois a grande dificuldade no Ubuntu e outras distribuições é justamente fazer com que o sinal do emissor seja entendido e captado pela placa de rede sem fio.

Considerando que você informou que no Windows não existem problemas acredito que uma boa confirmação é a de que o mesmo ESSID captado no Linux Ubuntu seja o mesmo que no Windows é utilizado.

Não vejo mais nada a não ser isso.

Uma boa sugestão é testar outras distribuições pois o processo é sempre parecido e funcionando em uma irá funcionar em outra.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência [Resolvido]
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2008, 01:03 »
CSAT,

Eu fiz justamente isso, e logo quando instalei o Ubuntu, lá em cima no canto direito, aparece a primeira vez todas as redes disponíveis, e quando escolho a rede o ubuntu se encarrega do resto, porem não acontece nada, ele trava no processo e quando clico no ícone do firefox em primeiro lugar aparece o que já vem em default no linux, depois quando tento navegar para qualquer outro, acusa erro de navegação, comunicando que talvez o firewall esteja dificultando a conexão.
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 23:11 por Maurício Mendes »

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Internet de Radio Frequência
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2008, 01:56 »
Seguem dois link's que podem ajudar ...

http://marcellino.wordpress.com/2008/01/16/wireless-corrigindo-a-instabilidade-do-modulo-rt61pci/
http://christiano.blog.br/2008/06/28/substituindo-o-networkmanager-pelo-wicd/

Não testei o segundo, mas quando eu usava uma placa de rede igual a sua o primeiro link foi de grande ajuda para mim, funcionou perfeitamente.

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2008, 00:16 »
Salve pessoal!!

É o seguinte, ao que me parece consigo visualizar as redes porém o sinal fica em 0%, baixei o driver do fabricante e já está na área de trabalho do Linux e a extensão do arquivo é 2008_0506_RT61_Linux_STA_v1.1.2.1 e eu não sei como proceder à instalação, alguem pode me dizer como proceder? Desculpe pela ignorância mas novato é assim mesmo.
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 23:13 por Maurício Mendes »

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência
« Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2008, 09:34 »
Salve pessoal!!

É o seguinte, ao que me parece consigo visualizar as redes porém o sinal fica em 0%, baixei o driver do fabricante e já está na área de trabalho do Linux e a extensão do arquivo é 2008_0506_RT61_Linux_STA_v1.1.2.1 e eu não sei como proceder à instalação, alguem pode me dizer como proceder? Desculpe pela ignorância mas novato é assim mesmo.

Creio que seria mais eficaz a ajuda se você tivesse fornecido o link de onde você baixou o driver pois mesmo que eu e outros não tenhamos esse tipo de placa de rede sem fio eu e outros poderiam ler as instruções em Ingles e tentar te ajudar.  Normalmente as instruções para o uso do driver estão em dois arquivos:  README e INSTALL.  Se o driver baixado estiver compactado no formato *.tar.gz é necessário descompactá-lo antes em uma pasta que, por segurança e método deveria ser um local diferente do Desktop.

Após a descompactação, caso tenha vindo no formato tar.gz, e de acordo com as instruções pode ser necessário o uso de outros programas como ndiswrapper ou fwcutt.

Pode ser que o driver do fabricante ajude mas, à primeira vista, me parece não ser bem isso pois você consegue visualizar o sinal da rede sem fio por meio do comando sudo iwlist scan.

Bem, vamos lá.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência [Resolvido]
« Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2008, 00:07 »
Caro Csat,

A página de onde extrai os drivers é esta  http://www.ralinktech.com/  e cliquei no canto direito superior em "support" e abri uma lista de drivers e escolhi o da minha placa;e fiz o download e o resto você já sabe, não sei instalar ou desempacotar os arquivos. Como é que se faz isso?
Muito obrigado pela paciência dispensada e eu pensei que quando fosse instalar o 8.04  teria problemas com o som como tive com o 6.06 LTS mas para minha surpresa não o aconteceu.
 
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 23:13 por Maurício Mendes »

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline Maurício Mendes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • :: Liga dos Dinos ::
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência [Resolvido]
« Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2008, 00:20 »
Só para constar que  minha placa de wireless "RaLink RT2561/RT61". Valeu pessoal pela força e paciência!!
« Última modificação: 19 de Julho de 2008, 23:14 por Maurício Mendes »

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Internet de Radio Frequência
« Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2008, 17:41 »
Só para constar que  minha placa de wireless "RaLink RT2561/RT61". Valeu pessoal pela força e paciência!!

Baixei o driver, descompactei, mas não achei nada mais didático.  Apenas uma documentação técnica.  Parece-me que =NESTE= link as explicações estão disponíveis de uma forma bem didática.  Portanto é a questão de ir tentando fazer o passo a passo, mesmo em Ingles.

Boa sorte.



Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086