Seja bem vindo ao fórum!
Se for o modem que eu tô pensando, esse procedimento (que serve de paliativo para o SM56) foi feito para você:
1- em primeiro lugar, devem ser instalados:
linux-headers-generic e
build-essential Esses podem se encontrados em
http://packages.ubuntu.comNão tenho certeza se eles já vêm instalados no Hardy. Eu uso Gutsy, precisei instalar eles para fazer o SM56 funcionar.
2- Instale o Slamr.
http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/Ubuntu/ Ache a versão com o nº do seu kernel. Deve ser o 2.6.24-16 ou o 2.6.24-19. Isso é visível no Grub. Pegue a versão com o mesmo nº que aparece no grub (aquela telinha para escolher entre o windows e o ubuntu). Para instalar, descompacte, vá ao diretório de destino através do terminal e use o comando:
sudo ./setup
2 e meio- instale esses dois aquivos, nessa ordem (eu acho):
http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/slmodem-2.9.11-20080126.tar.gzhttp://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ungrab-winmodem-20080126.tar.gz Para Instalar esses pacotes, o procedimento é compilar. Para quem não sabe, o negócio é descompactar, navegar até a pasta de destino através do terminal e usar os comandos, nessa ordem:
make
sudo make install
Se o procedimento 1 não for correto, o ungrab-winmodem não vai compilar. Fique atento para qualquer mensagem do tipo "Warning" que apareça no texto do terminal quando ele tentar compilar.
3- você precisa carregar os módulos instalados:
sudo modprobe ungrab-winmodem
sudo modprobe slamr
4- Abra o terminal e use o comando:
sudo gedit /etc/modules
e no arquivo de texto que aparecer, coloque nas últimas linhas (nessa ordem):
ungrab-winmodem
slamr
Ou descomente, se elas já estiverem lá, mas eu duvido.
5- Instale o sl-modem-daemon. Também pode ser aqui
http://packages.ubuntu.com Após instalar o sl-modem-daemon, vá em sistema->administração->gerenciador de drivers restritos e habilite-o.
6- Use o comando para iniciar o sl-modem-daemon:
sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start
7- instale um discador. Pode ser o GnomePPP ou o KPPP. Eu, pessoalmente, uso o KPPP, mesmo estando no Gnome. Acho mais fácil, principalmente para colocar uma string.
Por favor, usuários mais experientes, se há algum erro nesse meu procedimento, por favor me corrijam! Mas deve estar certo, foi assim que meu ubuntu ganhou acesso à rede.
Pronto, agora você deve ter um modem em /dev/ttySL0. Isso significa que na hora de configurar o GnomePPP ou o KPPP, você deve selecionar (ou escrever, se ele não sugerir) exatamente /dev/ttySL0 como sendo o Dispositivo de Modem ("modem device"). No caso do KPPP, use o botão "query modem" para testar se o sistema tomou conhecimento do modem.
Configure o discador PPP com o login (seunome@provedor.com.br), senha, e pronto!
Informação complementar: é interessante tentar uma string, se você acha que a internet podia estar mais rápida. Eu gosto dessa (valeu, hqxriven!):
ATZ s10=200 s36=7 s15=128
Eu postei isso em outro tópico. Como ninguém respondeu se funcionou ou não (comigo funciona) você pode ser minha "cobaia" XD