Dúvidas em remover programas

Iniciado por diego_maciel, 17 de Junho de 2008, 12:06

tópico anterior - próximo tópico

diego_maciel

Pessoal, uso linux há 1 ano e agora estou usando apenas ele, rompi meus laços com a microsoft, porém tenho algumas dúvidas sobre a estrutura de arquivos, instalações de programas e outras coisas mais.
Instalei uns joguinhos pelo instalador do ubuntu games e quero saber como desintalar.
Eles não aparecem em "adicionar e remover programas". Como faço para saber onde estão instalados?
Jogos devem ser instalados onde?
Pelo que vi existem vários locais onde tem pastas games...
Podem me ajudar?

Legolas

Pra desinstalar,é simples.Logue-se como root.Abra um terminal e manda um apt-get remove (aqui você coloca o nome do programa que você quer desinstalar)Te aconselho a ler isso também:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/tutorial-completo-apt-get/

Boa sorte!! ;D
Perseverar sempre desistir jamais!!
Movido pela curiosidade!!

Kurumin 7.0 kernel 2.6.24.7-omnislash4
[Ubuntu 8.04 kernel2.6.24.7-omnislash4.5] [XPSP2]

Tota

Tentando esclarecer um pouco mais:

O Ubuntu é uma distribuição baseada na distribuição Debian.
O Debian utiliza o formato .deb para compactar e distribuir seus pacotes ( programas ) e para tanto utiliza uma ferramenta ( programa ) denominada dpkg ( debian packages ou coisa parecida )

O dpkg pode ser acessado diretamente via comandos de terminal, ou atravéz de front ends sejam eles em modo texto ou gráfico.

A grosso modo:
Em modo texto temos como exemplo o apt ( advanced package tool ) e também o aptitude dentre outros.
Em modo gráfico temos o synaptic e o gdebi dentre outros.

Os quatro vêm instalados como padrão na distribuição Ubuntu.

O mais "amigável " é sem dúvidas o synaptic que está em => sistema => Administração => gerenciador de pacotes synaptic

Nele pode-se instalar ou desintalar tudo.

Isto  explicado, vamos complicar mais um pouco.

Tal como no Windows, os programas escritos para o Gnu/Linux utilizam bibliotecas acessórias para que os programas possam funcionar a contento.

No Windows estas se chamam comumente com a extensão .dll ( dinamic link library ou bibliotecas de vinculo dinamico ).
Já no Gnu/Linux elas não seguem esta padronização estrita, visto elas serem desenvolvidas por uma comunidade voluntária, e cada um dá a elas o nome que bem entendem.

Isto posto, chamamos estas bibliotecas de dependencias.

Pois bem, alguns front ends lidam melhor ou pior com estas dependencias, checando em maior ou menor profundidade a relação destas bibliotecas com os pacotes instalados.

Porisso a redundância de quatro ( ou cinco com dpkg ) pacotes para fazer a mesma tarefa.

Para iniciantes no sistema Gnu/Linux Ubuntu, a "receita" basica é utilizar o pacote synaptic para instalar ou desinstalar os "programas", e depois disto se checar as dependências via o pacote Apt.

No apt o comando principal é o -get seguido de parametros como por ex. install ( apt-get install xxx.deb ) ou remove ( apt-get remove xxx.deb)

Mas existem outros como o clean, o autoclean mais poderoso e o autoremove.

Todos eles possuem seus respectivos manuais, bem como vasta literatura na rede para consulta e aprendizado.

Como tudo num sistema aberto e com alternativas, existem apaixonados e ferozes defensores deste ou daquele front end ou xiitas que só admitem o "puro" Dpkg.

Caberá a voce estudar e se "apaixonar" por um ou dois ou todos eles.

Se voce tem um sistema onde pouco se insta ou remove pacotes, o synaptic já bastará.
Se voce for maniaco por limpeza e desempnho, etc etc, aptitude ou dpk na outra ponta.
E o meio termo temos o apt, este presente não só nas distros debian like mas nas red hat etc. que utilizam sistea diferente de se gerenciar os pacotes.

Bons estudos

[],s

Piras

Uma pequena retificação: o nome do gestor de pacotes e configurador é dpkg.

diego_maciel