Autor Tópico: Acer Aspire 5051 + Ubuntu  (Lida 8949 vezes)

Offline joao_z

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
    • Ver perfil
Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Online: 15 de Junho de 2008, 18:21 »
boas pessoal este é o meu primeiro post no forum sou novato no linux e estou com um problema ao tentar instalar o Ubuntu 8.04 no meu portatil!

O CPU do meu portatil é um amd 64bits saquei a verção do Ubuntu para 64bits ao tentar correr em live cd para depois instalar dá-me sempre uma menssagem do genero BusyBox...... e nao arranca como live cd ja tentei algumas coisas que encontrei no forum mas nada dá resultado!
Experimetei carregar no F6 e editar a linha com all_generic_ide, live generic all_generic_ide=1, noapic e nunca consigo que arranque ou então fica bloqueado alguma ideia?

Com a versão anterior do ubuntu instalava na boa!!!!! ??? :'(
Zananar

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2008, 23:39 »
João

Tenho um 5050 e com o mesmo problema, não arranca com o Live CD, no entanto tenho o 7.10 instalado e funcionando perfeitamente. É algum problema com a Bios. Em outras distros o live CD funciona perfeitamento, só o 8.04 que não está funcionando. Baixei uma versão 8.04.1 que ao que parece tem uma atualização de kernel, vou gravar um cd e fazer um teste para ver se funciona. Caso você queira tentar, abra a aba do planeta ubuntu que lá tem uma dica de onde baixar. Ou vá aqui nesse endereço: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,36646.0.html


Offline joao_z

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
    • Ver perfil
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2008, 01:17 »
Desde já obrigada pela resposta.

Depois de umas horas consegui arrancar em live cd e instalar para isso tive de editar o arranque com

noapic nolapic acpi=off pnpbios=off live generic all_generic_ide=1 assim arrancou em live cd mas depois de instalar encrava e nao entra para o linux!

Reparei que aparece uma messagem de biosbug 49435000 se nao me engano eu no meu acer tenho a ultima versão da bios!
Zananar

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2008, 15:31 »
Testei o live CD da versão 8.04.1, mas não funcionou, apareceu o mesmo problema,  bugbios!
Lendo alguns tópicos, a solução seria talvez voltar, no meu caso, a versão anterior da Bios. Uso a vesão 3110 e parece que teria que usar a versão 3109 da Acer, mas não vou tentar mudar. Vou aguardar a próxima versão do Ubuntu. Tente usar a distro BigLinux, está muito boa e rodando bonito no Acer ou tente a versão 7.10 do Ubuntu.

Offline joao_z

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
    • Ver perfil
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2008, 18:08 »
Eu fiz a actualização da bios para a mais recentes e deixei de conseguir instalar qualquer versao do linux!!!! Nem o mandriva o que costumo usar!
Já consegui instalar e estar no ubuntu mas tive de flashar a bios com a versão 3303 e depois meter no arranque acpi=off pnpbios=off all_generic_ide=1 corre mas nao tenho com nao consigo instalar o wireless se for a consola e escrever sudo aptget update chega ao 62% e para ao fim de quase 12h consegui alguns resultados mas nada em concreto vou tentar instalar outra vez o mandriva com esta versao da bios.
Zananar

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2008, 21:55 »
João

Foi por esses tipos de problemas que resolvi não mexer com a bios. Porque você não volta para a sua Bios original, pelo menos você terá o seu madriva funcionando.

Um abraço e boa sorte.

Offline joao_z

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
    • Ver perfil
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2008, 22:31 »
Eu sou teimoso lol! Mais umas horitas e já tenho o wireless a funcionar agora ja so falta o som e mais umas quantas actualizações agora esta a funcionar bem ate ver vou continuar a testar.
Zananar

Offline ropafiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2008, 13:42 »
tive o mesmo problema com o meu acer 5051 experimenta quando estiver a instalar depois de escolheres a língua clica f4 e escolhe controladores actualizados, quando pedir o cd dos drivers tira o cd do ubuntu e volta a por, comigo funcionou

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2008, 21:34 »
Gostava de saber se já alguêm conseguiu contornar o bug bios.

Tenho comigo um Acer Aspire 5051awxmi + bios 1.3315.
Também com o bios 1.3309 se verifica o mesmo problema.

para arrancar o Ubuntu, estou a usar os parametros sugeridos pelo amigo joao_z
O problema é que com estes parametros tenho o ventilador do CPU quase sempre em funcionamento, o que para um laptop é insurporável. E não tenho as opções de hibernação.

Alguma dica?

Confesso que há uns 4 anos que não tenho uma situação em que é necessário passar parametros para o arranque. Já nem sabia como fazer isso...
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 08:45 por alexcunha »

Offline absolut1983

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2008, 09:32 »
Caros,

   Tenho aqui o 5051 AWXMi e por ele já passaram tanto o 7.10 quanto o 8.04 e hoje rodo o Alpha 5 do 8.10. Continuo com o Hardy (64 bits) instalado na partição principal, mas apenas para ter acesso aos três gigas de RAM que adicionei.

   Não lembro agora se consegui rodar o LiveCD do 7.10, mas estou certo de que tanto o 8.04 quanto o Alpha 1 do 8.10 só instalaram aqui via Alternate Install.

   Nunca me meti a fuçar no modo de hibernação, pois uso o laptop basicamente como um desktop. Já as soluções para o WiFi e o som eu cacei nos fóruns gringos. Infelizmente ainda não encontrei nada de útil sobre o problema do Bluetooth.

   Como resolver o problema do som (Hardy e Intrepid 32 bits):

   - clique com o botão direito do trackpad no ícone do volume no Desktop, escolha Preferências e marque única e exclusivamente a opção "Surround". Clique novamente no ícone do volume com o botão direito, abra o Controle de Volume e tire todos os módulos do mudo

   Como resolver o problema da placa wireless (Hardy 32 bits e possivelmente Intrepid 32 bits):

   - post número sete do tópico "Atheros AR5007 not working on 8.04 Hardy Heron" (thanks to ToM-X)

   Boa sorte, meus caros.
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2008, 15:19 »
Ok, absolut.

Grato por partilhares a forma como resolveste alguns problemas no Aspire 5051awxmi.
Suponho que a mensagem "bug bios" continue a aparecer no arraque.Podes confirmar?

Offline absolut1983

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2008, 05:41 »

   Apenas no Hardy, Alex. Essa mensagem sumiu logo no Alpha 1 do Intrepid.
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits

Offline joao_z

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
    • Ver perfil
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2008, 11:16 »
Boas alexcunha

Os argumentos que usei no arranque também só me funcionaram com o downgrade da bios para uma versão mais antiga isto penso que seja um bug do Ubuntu Hardy pois a versão anteiror funciona lindamente com qualquer versão da bios pelo que testei mas só depois de 12h seguida á porrada com o portatil é que descobrir que usando uma versão mais antiga da bios é que o ubuntu funcionava espera um pouco até chegar o intrepid inbex acho que já esta resolvido este problema

Cumps
Zananar

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Acer Aspire 5051 + Ubuntu
« Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2009, 18:29 »
...
   Como resolver o problema do som (Hardy e Intrepid 32 bits):

   - clique com o botão direito do trackpad no ícone do volume no Desktop, escolha Preferências e marque única e exclusivamente a opção "Surround". Clique novamente no ícone do volume com o botão direito, abra o Controle de Volume e tire todos os módulos do mudo
...

O problema do som continua no 9.04 sendo necessario ativar o "surround" para ter algum som.
Reportei o bug aqui: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+bug/373437

A quem este problema afetar, por favor reportem o vosso hardware ou acrescentem algo que seja util.