Autor Tópico: Como Criar Rede - Ubuntu  (Lida 22538 vezes)

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Como Criar Rede - Ubuntu
« Online: 14 de Junho de 2008, 22:49 »
Pessoal,

este é o meu 3° topico e estou no meu 4 dia de Ubuntu, e já instalei ele em duas maquinas, amanhã talvez instalarei em mais uma, me identifiquei muito com a Filosofia Linux.

Agora como posso criar uma rede a fio com roteador sem servidor so de usuarios (roteador para internet e para conexão entre usuarios)?

e como posso fazer entre win e ubuntu...

Abraços, Muito obrigado por tudo...

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2008, 04:53 »
Como a resposta é simples, acho que não entendi a questão.

Um roteador com 4 saidas, uma saida para cada maquina, o roteador envia a internet para as quatro e, além disso, também deixaria as quatro se comunicando, ta ai a rede.

Se for um roteador que só tem uma saida, essa saida deve ser ligada em um hub de 4 ou 8 portas. As maquinas ligada a esse hub e pronto, roteador joga a internet no hub, as maquinas ligadas no hub acessam a internet e o hub faz a comunicação entre as maquinas, tá ai novamente a rede.

As maquinas devem ter ips no mesmo ranjo e estar no mesmo grupo de trabalho.

Para o ubuntu enxergar a rede windows e seus computadores e para os computadores windows enxergarem os micros ubuntu, basta que o ubuntu tenha instalado o samba e o smbclient, pode instalar via apt-get, ter o smbfs instalado também é bom.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2008, 00:43 »
Pessoal,

este é o meu 3° topico e estou no meu 4 dia de Ubuntu, e já instalei ele em duas maquinas, amanhã talvez instalarei em mais uma, me identifiquei muito com a Filosofia Linux.

Agora como posso criar uma rede a fio com roteador sem servidor so de usuarios (roteador para internet e para conexão entre usuarios)?

e como posso fazer entre win e ubuntu...

Abraços, Muito obrigado por tudo...
Eu errei, eu tenho um mondem adsl ligado a um hub de 8 portas, mas os computadores não se comunicam, nem reconhecem que tem outro computador na rede, ele so ditribui a internet, eu gostaria de saber como me conectar a outro computador linux, pois com o computador do meu pqi que é windows ele se comunica mas com o linux não, este é o problema pois estou querendo passar o pc do meu pai para ubuntu.

???

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2008, 16:44 »
@clebson

Você deve por cada máquina com ip fixo e então editar o arquivo /etc/hosts de cada máquina, colocando os ips relativos a cada hostname (máquina) diferente da máquina onde faz a edição. Desta forma, as máquinas poderão ser acessadas via nautilus por exemplo ... ;)

Danpos.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2008, 22:25 »
Se o modem é roteador, porque não deixar as máquinas da rede em DHCP?... cada uma recebe um IP ao entrar na rede, e pronto!... é o que fazemos no meu trabalho com a rede wireless.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2008, 22:33 »
Se o modem é roteador, porque não deixar as máquinas da rede em DHCP?... cada uma recebe um IP ao entrar na rede, e pronto!... é o que fazemos no meu trabalho com a rede wireless.

VB5


Neste caso o ip deve ser fixo, de forma a poder acessar cada máquina da rede pelo nome (definido no /etc/hosts); caso contrário, o usuário vai ter que saber sempre qual o ip de cada máquina, quando houver renovação de ip através do servidor dhcp; pode haver conflito de ip ...

Danpos.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2008, 22:40 »
Neste caso o ip deve ser fixo, de forma a poder acessar cada máquina da rede pelo nome (definido no /etc/hosts); caso contrário, o usuário vai ter que saber sempre qual o ip de cada máquina, quando houver renovação de ip através do servidor dhcp; pode haver conflito de ip ...

Danpos.

É curioso, pois em casa tenho um router e três máquinas em rede, todas em DHCP; tenho visto que o IP fornecido pelo router não muda, em mais de um ano... no início, até liberei os nomes das máquinas na minha firewall, temendo exatamente esse problema; porém ele nunca aconteceu.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2008, 01:06 »
@vb5

Isso também é possível e aqui o meu 'wireless server' da Cisco (Linksys WRT54G v8.2, usando o firmware do projeto ddrt, baseado em Linux), eu fixo o IP por 'mac address' no próprio roteador; desta forma, em todas as máquinas de minha rede (5 máquinas), eu uso cliente dhcp pois no final das contas o ip ficará fixo; outra coisa é que o cliente dhcp 'lembra' do último ip fornecido para um determinado adaptador (mac address) e então inicialmente é esse que é tentado, o que caracteriza essa 'fixação' do ip que observa ...

Danpos.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2008, 02:08 »
Amigos,

Obrigado por me ajudarem com as respostas, mas o problema é maior e necessita de uma reposta mais detalhada pois sou Iniciante em Linux (desde os 12 no Windows [tenho 20] e agora mudei de vez, não quero nem ver a cara do Ruindows. Me identifiquei muito com a Filosofia Linux) e sou leigo em Rede de todos os tipos. Sei o que é IP, Host e Server, só sei isso. Por isso to precisando de algo mais detalhado, de como se fazer.

MUITO OBRIGADO POR TUDO QUE TEM FEITO POR MIN, afinal vcs estão me ajudando a fazer a limpeza cerebral (acho que vou precisar de psicólogos por usar tanto tempo o Ruindows.)

Abraços.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #9 Online: 18 de Junho de 2008, 23:23 »
danpos,
meu router é um DLink DL-604 cabeado, mas mantém essa característica desde que foi instalado.

clebson,
 esqueça os psicólogos...  :D mergulhe logo no SL, esqueça a M$, pesquise e pergunte tudo o que precisar. Todos nós passamos por isso, ao abandonar o vício em Windows   ;D.

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2008, 00:30 »
danpos,
meu router é um DLink DL-604 cabeado, mas mantém essa característica desde que foi instalado.

clebson,
 esqueça os psicólogos...  :D mergulhe logo no SL, esqueça a M$, pesquise e pergunte tudo o que precisar. Todos nós passamos por isso, ao abandonar o vício em Windows   ;D.

( ),

VB5

[/quote

o que é SL, Graças a Deus não estou tendo crise de abstinência, agora eu so uso o Linux e tbm estou incentivando a varias pessoas a usar....

Mas como posso resolver o problema de minha rede?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2008, 23:58 »
Citar
o que é SL, Graças a Deus não estou tendo crise de abstinência, agora eu so uso o Linux e tbm estou incentivando a varias pessoas a usar....

Mas como posso resolver o problema de minha rede?

1) SL = Software Livre

2) Por sorte largar o W$ não dá crise, só alívio...   :D

3)Não sei se ajuda, mas vou te descrever minha rede doméstica: o provedor é Virtua (cabo), com um modem Motorola com uma saída só. Esta saída alimenta um router DL_604 que distribui para três máquinas. O DHCP está ativado e todas as máquinas configuradas para receber um IP automaticamente, tanto em Ubuntu quanto em W$. O router deu um IP pra cada uma, todas se enxergam, acessam Internet e trocam arquivos sem problema. É só isso...

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2008, 00:07 »
"O router deu um IP pra cada uma, todas se enxergam, e trocam arquivos sem problema. É só isso..."


eSTE É o problema, isso não esta acontecendo...l


Offline brauliobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:36 »
Clebson,


Desculpa perguntar, é uma pergunta um tanto ingenua :


Você já configurou o seu roteador via web-browser seguindo algum manual para compartilhar a internet e net ?

Qual é o nome e modelo do seu modem-roteador ?


Pesquise no Google assim :

"configurar roteador X" ou frases do tipo.

Possívelmente vai enocntrar respostas e até mesmo arquivos em PDF.


Se nos passar o nome do roteador vai ficar mais fácil, blz ?



Intel !
« Última modificação: 27 de Setembro de 2008, 23:39 por brauliobh »
================
Use Linux e seja Feliz !
Namastê !

Offline brauliobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Como Criar Rede - Ubuntu
« Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:40 »
Clebson,


Desculpa perguntar, é uma pergunta um tanto ingênua :


- Você já configurou o seu roteador via web-browser seguindo algum manual para compartilhar a internet e net ?

- Qual é o nome e modelo do seu modem-roteador ?


- Pesquise no Google assim :

"configurar modem X rotear" ou frases do tipo.

Possívelmente vai enocntrar respostas e até mesmo arquivos em PDF.


-Se nos passar o nome e modelo do modem-roteador vai ficar mais fácil, blz ?


- Também a outro caminho para pesquisa :

Ou acesse o site http://www.abusar.org
Ou clique neste link e a onde aparecer XXX na caixa de pesquisa, substitua pelo modelo de seu modem :

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=http%3A%2F%2Fwww.abusar.org+Rotear+Modem+XXX&btnG=Pesquisar&meta=




Intel !
« Última modificação: 09 de Novembro de 2008, 23:36 por brauliobh »
================
Use Linux e seja Feliz !
Namastê !