Usando RPM

Iniciado por Merlo, 14 de Junho de 2008, 06:53

tópico anterior - próximo tópico

Merlo

Olá pessoal, gostaria de saber o que eu preciso fazer para usar rpm no ubuntu? Sei que na maioria nada é "compativel", mas eu vou compilar e criar os pacotes rpm...

Obrigado.
Abraços.

flsantos

Quando preciso mesmo de um pacote rpm uso o alien (não sei se dá para o que quer?)
Mas isso já é coisa rara, hoje em dia.

0tacon

Instala pelo terminal: sudo apt-get alien
Para usar, basicamente, é alien <nome do rpm> <nome do deb>

Hailtales

Se você der um aptitude search rpm ou mesmo procurar a palavra rpm pelo synaptic, você encontra´ra a opção de instalar o gerenciador de pacotes RPM. Basta que você o instale para que você comece a utilizar pacotes RPM no sistema.

A questão é, os sistemas que utilizam pacotes RPM como Fedora, Mandriva e etc, possuem algumas leves mudanas na hierarquia de diretórios e nos arquivos de configuração utilizados pelo sistema, isso significa que não necessariamente você conseguirá utilizar todos os rpm que você baixar da internet apenas pelo fato de ter o RPM instalado.

Piras

Já se discutiu mais de uma vez aqui no fórum a conveniência de instalar pacotes RPM no Ubuntu. Quando se têm repositórios tão ricos como os nossos e, além disso, sites como o GetDeb fornecendo pacotes para as versões mais recentes de toda sorte de programas, eu fico aqui matutando o porquê de se instalar pacotes RPM. Pode até dar certo ou não representar tanto perigo quando se trata de programas mais leves como temas e outros deste tipo. Mas nunca é recomendável realmente.

0tacon

Instalar o RPM  >:(  mas que coisa! A maior vantagem de uma distro debian é justamente não ter que suportar aquele inferno de dependências disfarçado de gerenciador... daqui a pouo vai ter gente querendo instalar o URPMI no Ubuntu  :P

pinduvoz

Se vc vai compilar, crie pacotes deb com o checkinstall, pois além de ser muito fácil, permite instalar e desinstalar com o DPKG.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Piras

Citação de: pinduvoz online 21 de Junho de 2008, 02:55
Se vc vai compilar, crie pacotes deb com o checkinstall, pois além de ser muito fácil, permite instalar e desinstalar com o DPKG.
Excelente dica, até pelo fato de que o cheskinstall não estraga o prazer de quem gosta de compilar. A diferença entre uma compilação "pura" e aquela do checkinstall só ocorre no final do processo, quando o comando make install é substituído pelo comando checkinstall e, ao invés de simplesmente instalar o programa, ele cria um pacote DEB.