Se o disco é novo, e vc quer instalar o xp.
O mais facil a fazer é, com o próprio cd o windows, na hora da instalação, já particionar ali.
Escolher o tamanho desejado para o sistema, e o restante, vc pode particionar pelo próprio windows.
Não precisa formatar, quando for instalar o ubuntu, ai sim formata em ext3.
No windows que vc já deve tar mais acostumado, seria a forma mais facil, já que ele tem que ser instalado primeiro, apenas formata o C: do tamanho que precisa, e depois, o resto dentro dele mesmo, particiona uma partição grande para guardar os dados de ambos, e outra partição para instalar o ubuntu
Não sei, se o 8.04 grava em ntfs, eu tentei com o ubuntu7.10, ele não dava acesso para gravar dados ali.
Poderia ser problema com o meu, mas eu fiz uma partição fat32, onde o ubuntu grava ali, e consigo pegar pelo windows tudo.
O linux, reconhece tranquilo o windows, se vc tiver no ubuntu, e precisar uma foto que tá no windows por exemplo, sem problema, mas ao inverso, nem pensar, por isso da partição fat32
Dá uma pesquisada sobre isso, caso ele grave normal, então só faça uma grande partição para ambos guardarem os arquivos.
Abraço.